Recommended Posts

Publicado

Bem vindo ao meu novo tópico.

Quero aqui muito resumidamente dizer-vos o que se passa e apreciar as vossas sugestões, dizendo o que faríam com 100€!

Tenho um aquário (100(comp.)*40(alt)*30(larg) = 120 litros, montado a 12 dias com o seguinte layout (xisto e tronco):

http://img443.imageshack.us/img443/4466/1905072012rs6.jpg[/img][/url]

Tem um termostato eheim de 150W a funcionar bem que coloca actualmente a água a 28º, um filtro exterior que circula a água a 450 l/h (com resina, turfa, ceramica e esponja) e uma calha com 2 lampadas (30w+30w=60w) já velhas, de flora é o que está na fotografia e de fauna tem 2 coridoras e 2 ampulárias, de areão primeiro levou uma camada de substrato/adubo para plantas e seguidamente dois tipos de areão para fazer o "tal" efeito.

Há vários dias que faço TPA´s nos 4 primeiros de 20% e nestes 2 últimos dias de 50% e actualmente estou com:

temperatura:28º

pH=7,

amónia=0,

fosfatos= 0.2,

nitritos=0.6

nitratos=15

O objectivo é colocar: 4 discus, 12 tetras cardinais, 4 coris e as 2 ampulárias, pralém da flora.

Agora queria saber a vossa opinião no que apostar para já:

- iluminação: power glo? flora glo? live glo? ...

- filtro exterior: tenho a bomba eheim profissional II (1050 l/h) mas percisa do encaixe das mangueiras e das mangueiras = 58€

- flora: qual?

- fauna: qual?

- materiais filtrantes: quais?

- testes?

Estes podem ser umas das vossas escolhas, agora peço sugestões :|

Cumprimentos,

Filipe Ferreira

Filipe Ferreira

Publicado:

Boas, se queres mesmo discus, eu penso que no maximo teriam que ser 2. ja que tens dinheiro disponivel, vendes esse aquario e compras um maior. entao aposta num bom filtro. os discus precisam de boas aguas e espaço.

nao ajudei muito mas tentei. abraço

Publicado:

Para discus é um bocado pequeno. Porque não te viras para os ciclideos anões?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Olá. Sou da mesma opinião,esse aqua é muito pequeno para Discus.

Vendes esse aqua e com mais 100€ (se calhar nem tanto) compras um bem maior, depois é procurar no fórum por material em 2ª mão. Encontras muita coisa boa, em bom estado e muito mais barato.

É a minha opinião.....

Abraço!

Publicado:
Bem vindo ao meu novo tópico.

Quero aqui muito resumidamente dizer-vos o que se passa e apreciar as vossas sugestões, dizendo o que faríam com 100€!

Tenho um aquário (100(comp.)*40(alt)*30(larg) = 120 litros, montado a 12 dias com o seguinte layout (xisto e tronco):

http://img443.imageshack.us/img443/4466/1905072012rs6.jpg[/img][/url]

Tem um termostato eheim de 150W a funcionar bem que coloca actualmente a água a 28º, um filtro exterior que circula a água a 450 l/h (com resina, turfa, ceramica e esponja) e uma calha com 2 lampadas (30w+30w=60w) já velhas, de flora é o que está na fotografia e de fauna tem 2 coridoras e 2 ampulárias, de areão primeiro levou uma camada de substrato/adubo para plantas e seguidamente dois tipos de areão para fazer o "tal" efeito.

Há vários dias que faço TPA´s nos 4 primeiros de 20% e nestes 2 últimos dias de 50% e actualmente estou com:

temperatura:28º

pH=7,

amónia=0,

fosfatos= 0.2,

nitritos=0.6

nitratos=15

O objectivo é colocar: 4 discus, 12 tetras cardinais, 4 coris e as 2 ampulárias, pralém da flora.

Agora queria saber a vossa opinião no que apostar para já:

- iluminação: power glo? flora glo? live glo? ...

- filtro exterior: tenho a bomba eheim profissional II (1050 l/h) mas percisa do encaixe das mangueiras e das mangueiras = 58€

- testes?

Estes podem ser umas das vossas escolhas, agora peço sugestões bigsmile

Cumprimentos,

Filipe Ferreira

Olá Filipe

que faria com 160 Euros? Hummmmmmm deixa lá pensar........ hummmmm Uma jantarada e convidavas-me!

Publicado:
Olá Filipe

que faria com 160 Euros? Hummmmmmm deixa lá pensar........ hummmmm Uma jantarada e convidavas-me!

lol, bem visto....

..:: Carlos Amorim ::..

Publicado:

uma pergunta.. aparttir de que tamanho consideram um aqua adquado para alguns discus?? tipo 3 ou 4..

www.meusoliloquio.blogspot.com

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Publicado:

Ciclideos não gosto o que quero é mesmo discus, aliás já tive 3 e tenciono ter mais 3... E para já é impossível comprar outro aquário, principalmente por causa da mesa e da calha da luz. Se vendesse este, tinha uma bomba eheim profissional II que chega para um aqua de 1,5 metros e um termostato que também chega. O pior é mesmo a mesa que tem 1 metro e a calha das 2 luzes que também tem 1 metro :crazyeyes:

Relativamente aos parametros que coloquei o que acham que comece por fazer com estes 160€:

-iluminação: power glo? flora glo? live glo? ...

- testes?

- osmose ?

Cumprimentos

Filipe

Filipe Ferreira

Publicado:

Nesse caso, mete-os no mealheiro e quando tiveres mais €, compras tudo ao mesmo tempo.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Estou a pensar comprar agora as peças para a bomba EHEIM (50€), 2 lampadas e osmose inversa.

Que lampadas compro?

o que acopncelham?

Cumprimentos

Filipe Ferreira

Publicado:

De certeza que precisas de Osmose Inversa?

Na minha opinião, Osmose Inversa só compensa se quiseres fazer criação e em grande escala, aí sim é necessário estabilizar o PH muito em baixo e em muita quantidade de água.

Caso contrário, se o problema for só baixar o PH tens outras maneiras bem mais económicas como turfa, CO2 (no caso de teres plantas, e com Discus é aconselhável), troncos e podes sempre recorrer a misturar água da torneira com água dos garrafões. Se o teu aqua for de 200L não precisas tantos garrafões como isso...É o que eu vou começar a fazer pois quero ter Discus selvagens em breve.

Corrijam-me se tiver dito algum disparate!

Abraços.

Publicado:

Tenho a temperatura a 28º/29º e provavelmente por isso as plantas (algumas) nao estão a aguentar. Vou optar por comprar 2 lampadas, a bomba e se calhar injecção de CO2. O que acham?

É melhor comprar do que fazer em casa não concordam?

Filipe Ferreira

Publicado:

O que é que me pode estar a subir o pH ?

Eu faço uma troca de água (tpa=50%) passado meia hora o pH está a 6,8 / 7, passado dois dias está a 7,6. O que pode estar a provocar isto?

O areão não tem calcario, só tenho xisto e uma raiz como decoração, pralem das plantas, no filtro tenho ceramica, turfa, resinas e outro tipo de ceranica,acho (esferas).

O que acham ?

Filipe Ferreira

• 1 ano depois...
Publicado:

Bom... €160 já dá para alguma coisa engraçada, mas não faz milagres.

Ciclídeos dizes que não gostas, mas conhecerás bem o género?! Não me parece, até porque os Discus também são cilcídeos... seja como for 4 discus adultos em 120 litros da 30 litros por individuo e ainda queres por mais carga biológica. Um aquário como o que dealizaste não cabe nessas medidas, pelo que ou arranjas outro aquário, ou mudas de ideias, ou pode ser que tenhas sorte... tenho dúvidas!

Quanto à utilização de CO2 em aquas de discus não se pode dizer que seja o mais aconselhado pelos maiores peritos, faze-lo também implica ou equipamento que não cabe no teu orçamento, ou muita experiência que também não pareces ter.

Os discus são, efectivamente, peixes muito bonitos e que eu aprecio bastante e que, não mantenho, porque ainda não tenho condições para tal... e acredita que as minhas são bem melhores que as tuas à partida.

A minha sugestão é que não sejas demasiado célere nas tuas opções e que passeies uns dias por este fórum enquanto o aquário acaba de ciclar. biggrin

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

• 4 meses depois...