hmsa Publicado Maio 23, 2007 Publicado Maio 23, 2007 boas tenho uma duvida para a qual ja vi e ouvi dois tipos de respostas . o co2 faz subir ou descer o ph da agua ? alguem me pode esclarecer acerca disto ,é que tenho um aqua com plantas montado ha pouco tempo e depois que pus o co2 a funcionar o ph subiu muito . alguem ...? cumps. Citar HENRIQUE ANTONIO
mulato Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 (editado) boas hmsa no meu caso o ph desceu e ate agora so tenho lido pessoal a dizer que o ph desce. É a primeira vez que vejo alguem dizer que subiu. O meu PH andava em 7.5, agora esta em 6.8, 7 Editado Maio 23, 2007 por mulato Citar
AntraX Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Boa noite, O co2 faz sempre o PH baixar! Eu não sou nenhuma expert, mas a subida do Ph não se deve ao CO2. Coloca ai o teu setup para o pessoal te poder ajudar melhor abraços Citar
hmsa Publicado: Maio 23, 2007 Autor Publicado: Maio 23, 2007 oi obrigado pela vossa opiniao tb suspeitava que era assim ,mas entao nao sei o que se passa ,nunca tive este problema. basicamente o aquario e composto por areao de leca .alguns toncos comprados ,e plantas que nao sei o nome especifico. quanto a outros valores da agua nao sei pois so costumo ver o ph ?????? do que sera ? abraço Citar HENRIQUE ANTONIO
Fausto Vicente Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 O cO2 faz descer o pH. Mais propriamente, o gás carbonico que este liberta. O que te poderá ter feito alguma confusão, eventualmente, é que, quando esse gás carbonico se dissolve e/ou se liberta para a atmosfera, os pH volta a ter tendência para subir. Por isso, e nomeadamente em aguas muito carbonatadas, é que se costuma constatar que o pH, medido á saída da torneira é um, e passados uns minutos, essa mesma agua apresenta um pH mais elevado - entretanto, o gas carbonico 'fugiu' para a atmosfera. Cumprimentos Fausto Vicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts