andrejnr Publicado Maio 23, 2007 Publicado Maio 23, 2007 A minha dúvida prende-se com o seguinte: Normalmente nos reactores de cálcio pretende-se que a agua tenha um pH tão baixo quanto possível por forma a poder dissolver o carbonato de cálcio, sendo tal pH alcançado com o uso de CO2. Compreendo que o uso de CO2 seja o mais indicado visto este aumantar a reactividade da agua com as medias alcalinas com a aragonite etc e subsquentemente poder ser dissipado com a movimentação da água mediante as trocas gazosas desta com a atmosfera. Ora a agua à saida do reactor será ainda de pH baixo e poderá ser ainda utilizada para dissolver outros elementos minerais (como acontecerá em reactores com segunda câmera de reacção). Sendo que sistemas de CO2 são algo dispendiosos, pelo menos em investimento inicial é possível utilizar uma substãncia ácida soluvel na agua como por exemplo HCL ao invés de CO2 ou então agua natural ( no meu caso tenho usado em aquarios de agua doce de ciclideos americanos agua natural com pH 5 e cerca de 160ppm ou seja 300 micro siemens de condutividade) no dito reactor? Obrigado André Rodrigues
Nuno Mendes Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Teoricamente talvez até se possa acrescentar ácidos para dissolver a matéria calcária do reactor os dois grandes problemas que daí resultariam são: adicionar ao sistema compostos que podem provocar alterações da química da água (no caso do HCl vais adicionar Cl- à água o que pode levar a desequilibrios iónocos com o constituinte principal da água do mar/aquário NaCl) e ainda pior que isso, se é que é possível vais adicionar algo sem qualquer tipo de controlo o que pode matar todos os seres que terns no aquário, ou seja, obviamente que o barato sairia caro... Não é por acaso que se usam reactores de cálcio nos aquários pois são a melhor forma (em conjunto com a adição de Kalkwasser como água de reposição) de controlar os valores não só de pH, CO2, carbonatos e cácio mas é a melhor solução para alcançar o tão desejável equilibrio químico/biológico num aquário. Há alguns aparelhos que adicionamos ao sistema para melhorar a sua performance e neste caso, se vais comprar um reactor de cálcio é melhor não inventar - ou compras tudo como deve ser ou ficas pelo adicionar de Kalkwasser (CaOH). Eu sei que o conjunto de reactor de cálcio/garrafa/controlador de pH é tudo muito caro mas também me parece um investimento que compensa a médio prazo. No meu caso, o meu aquário já tem tantos SPS's que o simples adicionar de kalk não é suficiente e ando já à uns 5 meses sem comprar nada de especial para o aquário para poupar dinheirinho... Mas é um esforço que estou convencido que vale a pena fazer.
andrejnr Publicado: Maio 23, 2007 Autor Publicado: Maio 23, 2007 Obrigado pelo esclarecimento Nuno Mendes, e realemnte acredito que o investimento no sistema completo acabe por compensar a médio ou longo prazo. A título de curiosidade no reactor já alguma vez mediste o pH da agua? Se sim qual o valor?
Diogo Lopes Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Olá, Obrigado pelo esclarecimento Nuno Mendes, e realemnte acredito que o investimento no sistema completo acabe por compensar a médio ou longo prazo. A título de curiosidade no reactor já alguma vez mediste o pH da agua? Se sim qual o valor? Dentro do reactor o ph deverá rondar os 6,5º pH - é um valor com o qual se consegue uma excelente dissolução da media e bons valores de Kh e Ca para o aquário. Abraço, Diogo
Nuno Mendes Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 André eu ainda não comprei o reactor (tá quase mas ainda ando a juntar dinheiro pra comprar logo tudo). Diogo, já agora esclarece-me uma coisa, também medes o pH no interior do reactor? Esse valor de 6,5 também é o que sempre me recomendaram mas este varia consoante o fluxo de CO2 que passa pelo reactor, que depende da maior ou menor necessidade de cálcio de um aquário? Ou o valor deve ser sempre 6,5 independentemente do aquário? É que pelo que percebi o regulador de fluxo de CO2 é ligado/desligado conforme o pH DO AQUÁRIO. Ou estou errado?
andrejnr Publicado: Maio 24, 2007 Autor Publicado: Maio 24, 2007 Então se a agua entra no reactor com pH 6,5 pode-se usar somente agua de osmose por exemplo; ou no meu caso eu como uso agua natural para os ciclideos americanos com ph 5 podereia usar a mesma no reactor de cálcio certo?
Alexandre Rodrigues Publicado: Maio 24, 2007 Publicado: Maio 24, 2007 Então se a agua entra no reactor com pH 6,5 pode-se usar somente agua de osmose por exemplo; ou no meu caso eu como uso agua natural para os ciclideos americanos com ph 5 podereia usar a mesma no reactor de cálcio certo? Se a unica intenção for a dissolução da media essa opção serviria. Só que não te podes esquecer que o reactor está a trabalhar num circuito fechado mais ou menos equilibrado, onde entra água salgada e sai àgua salgada, se introduzires àgua de osmose a salinidade vai descer, dado que continuas com o mesmo numero de minerais para uma quantidade de àgua maior. A àgua de osmose deve ser utilizada sim para fazer as reposições de àgua evaporada. Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
andrejnr Publicado: Maio 25, 2007 Autor Publicado: Maio 25, 2007 Ok já estou a entender... é que pensava que poderia utilizar o reactor em circuito fechado e seguidamente usar a agua deste já com o cálcio dissolvido para fazer reposição de água como de faz com o kalkwasser nos sistemas gota-a-gota.
Recommended Posts