aquapego Publicado Maio 22, 2007 Publicado Maio 22, 2007 (editado) Boas ! Este tapete está agora com cerca de 5cm de altura. Com que altura se deve cortar e com que altura deve ficar após poda? É que estou com receio de cortar demasiado e depois adeus tapete/Riccia. Obrigado Carlos Salgueiro. Editado pela Moderação. Colocação das tags correctas para visulização da foto firectamente no tópico. LF Editado Maio 23, 2007 por Luís Fortunato O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Luís Fortunato Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Olá. Primeiro de tudo, deixa-me perguntar-te que tipo de riccia é: Riccia dwarf ou Riccia fluitans (a normal)? Se fôr Riccia fluitans, apesar de já ser um bocado elevado, podes deixá-la estar assim, mas não a deixes crescer muito mais pois as folhas interiores vão deixar de receber luz, acabando por apodrecer. Se fôr a Riccia dwarf, então já devias ter cortado isso há algum tempo... Eu, pessoalmente gosto da riccia não muito curta, mas devido ao facto anteriormente anunciado, é imperativo podá-la com alguma frequência. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ohxuxa Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 isso tá óptimo, como é que fixaste tanta riccia ao fundo?
aquapego Publicado: Maio 24, 2007 Autor Publicado: Maio 24, 2007 Olá. Primeiro de tudo, deixa-me perguntar-te que tipo de riccia é: Riccia dwarf ou Riccia fluitans (a normal)? Se fôr Riccia fluitans, apesar de já ser um bocado elevado, podes deixá-la estar assim, mas não a deixes crescer muito mais pois as folhas interiores vão deixar de receber luz, acabando por apodrecer. Se fôr a Riccia dwarf, então já devias ter cortado isso há algum tempo... Eu, pessoalmente gosto da riccia não muito curta, mas devido ao facto anteriormente anunciado, é imperativo podá-la com alguma frequência. Cumprimentos Luís Fortunato Olá Luís! A Riccia é a Fluitans, portanto deixo-o com cerca de 5 cm de altura. Ok? Depois é tipo cortar relva à tesoura claro... Obrigado pela tua ajuda Um Abraço Carlos Salgueiro. O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
aquapego Publicado: Maio 24, 2007 Autor Publicado: Maio 24, 2007 (editado) isso tá óptimo, como é que fixaste tanta riccia ao fundo? Boas! Não é difícil, só precisas ter um pouco de paciência. No meu caso foi com placas dos filtros de fundo que se usavam antigamente, às quais juntei o tule (tecido tipo rede fina). Este tecido reveste as placas que têm cerca de 13 X 13 cm e é atado com fio de nylon deixando dois lados não atados para colocar a Riccia. Depois de espalhada a Riccia (não em monte) é tempo de atar os dois restantes lados. Finalmente é enterrar no substracto. Também há quem faça com rede metálica fina, fazendo tipo umas gaiolas com o formato que se deseje. Eu sinceramente fiz com as placas plásticas porque tive receio que houvesse oxidação a médio/longo prazo. As placas que usei também têm o seu inconveniente, que é serem demasiado leves e se o substracto não apertar ligeiramente têm tendência a soltar-se e vir à superfìcie. Mas nada que não se resolva com uns xistos em cima das pontas das placas. Estes xistos são revestidos também com a Riccia dando algum relevo ao tepete. Cumprimentos Carlos Salgueiro. Editado Maio 24, 2007 por aquapego O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
zelapas Publicado: Maio 26, 2007 Publicado: Maio 26, 2007 Boas! Não é difícil, só precisas ter um pouco de paciência. No meu caso foi com placas dos filtros de fundo que se usavam antigamente, às quais juntei o tule (tecido tipo rede fina). Este tecido reveste as placas que têm cerca de 13 X 13 cm e é atado com fio de nylon deixando dois lados não atados para colocar a Riccia. Depois de espalhada a Riccia (não em monte) é tempo de atar os dois restantes lados. Finalmente é enterrar no substracto. Também há quem faça com rede metálica fina, fazendo tipo umas gaiolas com o formato que se deseje. Eu sinceramente fiz com as placas plásticas porque tive receio que houvesse oxidação a médio/longo prazo. As placas que usei também têm o seu inconveniente, que é serem demasiado leves e se o substracto não apertar ligeiramente têm tendência a soltar-se e vir à superfìcie. Mas nada que não se resolva com uns xistos em cima das pontas das placas. Estes xistos são revestidos também com a Riccia dando algum relevo ao tepete. Cumprimentos Carlos Salgueiro. Parabens , tens aì um trabalho de alto nivel .....eu agora ando a tentar "agarrar " anubias Barteri aos meus troncos....cada um comasua cruz. um abraço . Liberdade Soares
aquapego Publicado: Maio 27, 2007 Autor Publicado: Maio 27, 2007 Parabens , tens aì um trabalho de alto nivel .....eu agora ando a tentar "agarrar " anubias Barteri aos meus troncos....cada um comasua cruz. um abraço . Liberdade Soares Boas! Um gajo mete-se em cada uma...! Mas eu tenho também 4 Anubias Barteri var. Nana que coloquei em troncos, mas devia tê-las fixado com fio de nylon em vez de linha castanha. Conclusão: como são plantas de crescimento mais lento, as raízes ainda não se fixaram convenientemente e por sorte não saíram do lugar, mas a linha já foi... Assim que puder coloco fotos, apesar de eu não gostar dos troncos que tenho, mas foi o que se arranjou por estas tristes bandas. Um Abraço Carlos Salgueiro. O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
fjmr123 Publicado: Maio 27, 2007 Publicado: Maio 27, 2007 Está muito bem esse tapete, bom trabalho. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Recommended Posts