Black Dragon Publicado Maio 22, 2007 Publicado Maio 22, 2007 Boas, Gostaria de saber se um extintor pode ser usado como CO2 para o aquario? se der, gostaria de saber o que tenho que fazer... Cumps, Black Dragon
João Nuno Cruz Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Boas, A resposta é simples... Não! Os extintores são maioritariamente cheios com CO2 com dois objectivos, para agir como agente propulsor e porque o CO2 ao ser pulverizado para as chamas "abafa-as" por falta de Oxigénio. Repara que meti agente propulsor em primeiro lugar, porque de facto, ele por se encontar sob pressão, vai fazer com que vários os agentes químicos extintores existentes existentes dentro da garrafa sejam também pulverizados para as chamas. Normalmente esses agentes extintores são o Bicarbonato de Potássio, o Bicarbonato de Sódio e Espumas Químicas. Assim, não tens nunca CO2 puro na garrafa. Mesmo nos extintores Classe A, o CO2 serve como agente propulsor de "água extintora", ou seja, água enriquecida com agentes químicos extintores. Abraço, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Alexandre Rodrigues Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Boas, A resposta é simples... Não! Os extintores são maioritariamente cheios com CO2 com dois objectivos, para agir como agente propulsor e porque o CO2 ao ser pulverizado para as chamas "abafa-as" por falta de Oxigénio. Repara que meti agente propulsor em primeiro lugar, porque de facto, ele por se encontar sob pressão, vai fazer com que vários os agentes químicos extintores existentes existentes dentro da garrafa sejam também pulverizados para as chamas. Normalmente esses agentes extintores são o Bicarbonato de Potássio, o Bicarbonato de Sódio e Espumas Químicas. Assim, não tens nunca CO2 puro na garrafa. Mesmo nos extintores Classe A, o CO2 serve como agente propulsor de "água extintora", ou seja, água enriquecida com agentes químicos extintores. Abraço, João Nuno Cruz Permite-me discordar plenamente, extintores que dizem CO2, têm CO2, nunca o utilizei porque não tive a necessidade, mas posso garantir que já muita gente usou e usa tanto em àgua doce como nos salgados. Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Djizaz Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Boas, Existem varios tipos de extintores, de várias classes, e os extintores CO2 apenas contêm CO2. Pelo que já li por aqui várias pessoas ja os utilizaram com relativo sucesso. Cumps. J.A.
Francisco Mendes Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 Eu tenho uma botija de CO2 que usava no paintball, sei que é de 20 OZ. Que preciso de comprar para a adaptar para o aqua? Um regulador? "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
krushandkill Publicado: Maio 23, 2007 Publicado: Maio 23, 2007 (editado) Boas, A resposta é simples... Não! Os extintores são maioritariamente cheios com CO2 com dois objectivos, para agir como agente propulsor e porque o CO2 ao ser pulverizado para as chamas "abafa-as" por falta de Oxigénio. Repara que meti agente propulsor em primeiro lugar, porque de facto, ele por se encontar sob pressão, vai fazer com que vários os agentes químicos extintores existentes existentes dentro da garrafa sejam também pulverizados para as chamas. Normalmente esses agentes extintores são o Bicarbonato de Potássio, o Bicarbonato de Sódio e Espumas Químicas. Assim, não tens nunca CO2 puro na garrafa. Mesmo nos extintores Classe A, o CO2 serve como agente propulsor de "água extintora", ou seja, água enriquecida com agentes químicos extintores. Abraço, João Nuno Cruz Nunca afirmes tanto com tanta certeza, podes induzir outras pessoas em erro... Um Extintor de CO2, tem CO2 lá dentro, apenas e somente. O agente propulsor de que falas, e bem, é o próprio CO2, que está lá dentro a alta pressão (normalmente, 50bars). Serve como agente propulsor e como material extintor de fogos. Também serve como meio de homicídio ou desentupidor de canos, mas isso já são aplicações extra. Eu tenho 1 de 4kg, à vários meses. De notar que um Extintor de CO2 é diferente de um extintor de pó químico, água ou espuma... Editado Maio 23, 2007 por krushandkill Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
João Nuno Cruz Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Boas, Contra factos não há argumentos... depois de ver as imagens tenho que me render às evidências! Contudo, alerto que os extintores de CO2 (para fogos das classes B C) não são compostos por CO2 puro, mas contém também agentes extintores que se misturam com o CO2 quando são descarregados (a grande diferença de pressão gerada trata da mistura dos agentes com o CO2, normalmente bicarbonato de potássio e de sódio). Se a sua concentração é ou não suficiente para criar problemas no aquário? Não sei! Provavelmente não será (até porque nos reactores caseiros de CO2 també se usa, pelo menos, o bicarbonato de sódio)!Eu não arriscaria. E por isso disse que não. Peço desculpa a todos pela forma como o disse e por isso me retrato desde já! Abraços a todos, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Recommended Posts