Discus


pedrocasca

Recommended Posts

Boas a todos

Em primeiro lugar quero felicitar-vos e agradecer a ajuda que todos dão neste mararavilhoso mundo da aquariofilia. Obrigado

 

Tenho um aqua de 120l, com um filtro externo fluval com siporax, esponja e bio balls, ph 6,5, tpa's de 20% de 3 em 3 dias, 29º, kh e gh baixos, a flora é constituida por valisnérias e anúbias, três troncos e a fauna por 2 ancistrus, 2 corydoras, 5 tetra nariz de bebado, 5 neons , 10 cardinais e 2 Discus 1 Pigeon e 1 leopardo mais ou menos da mesma idade e estão comigo há três meses estando mais ou menos com 10/12 cm.

 

Acontece que eles, estão quase sempre escondidos por trás dos troncos ou das plantas, basicamente só se mostrando para comer. Para isso não pode estar ninguém perto do aqua e mesmo assim aparecem sempre com medo muito assustados comendo aos poucos e escondendo-se, algumas vezes nadam muito rapidamente chegando a bater nos vidros. Muitas vezes dou com eles meios deitados quando estão escondidos, mas semtre assustados com tudo e com todos. Quando eles aparecem para comer estão sempre com as barbatanas bem abertas com a sua cor normal, enfim não aparentam qualquer tipo de doença. Faço-lhe desparasitação periódicamente com flagil que junto na comida congelada (artemia e Krill).

Começo a ficar desesperado pois não sei mais o que fazer para ver os meus discus a "passearem" no meu aqua a mostrarem toda a sua beleza, sem ter de os ver assim sempre tão escondidos e assustados.

 

Por Favor se alguém me pudesse ajudar agradecia muito pois gosto muito dos "bichos" e custa-me vê-los assim...

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de começar a interagir com os teus animais , fica uns minutos ao pe do aquario sentado , na altura que lhes das comida , e vais ver que começa a dar resultados ,posso te dizer que de momento tenho uns 200 com 4 meses a virem-me comer a mao a mao , e so uma questao de ters paciencia.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro tens de verificar os níveis de amónia e nitritos que devem estar a zero. Nitratos quase a zero. Depois vê lá se a filtragem é a ideal. Faz no minimo uma mudança parcial de 20% de água com aspiração de fundo.

Mais, repara nas fezes dos teus discos, se forem esbranquiçadas e viscosas, estás com parasitas internos. Ataca com Hexamita durante 3 dias, depois tpa no dia de descanso e atacas outras vez masi três dias.

 

Depois começas a misturar flagil na comida.

 

Espero que sirva de ajuda

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo, dás-lhes de comer e abancas mesmo em frente ao aqua , a uma curta distancia, que se eles tiverem fome eles teram de sair da toca , e assim habituam-se á tua presença e aos movimentos habituais que fazemos na hora da alimentaçao e manutençao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus discus continuam de igual modo será que ninguém me pode ajudar?

 

Estou a ficar desesperado, passam o dia inteiro escondidos debaixo das plantas só saem para comer, e continuam saudáveis sem doenças aparentes apenas quando escondidos, um pouco encolhidos com as barbatanas baixas.

 

Por favor se alguem tem alguma experiência com casos semelhantes ou sugestões, agradeço todo o tipo de ajuda que me poderem dar

 

Muito obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , posso dizer-te que os meus Discus , e um deles já tinha tido outro dono , já começam a reconhecer-me ao fim de alguns dias , o mais antigo como já confia em mim come da minha mão , weeeeeee ;) , os outros assim que me vêem a olha-los , ai estão eles a querer comida e lá vai a timidez embora , porque são novitos e ainda não estão á vontade , até porque estavam com os pais mesmo na loja onde os comprei , (hehehe mariquinhas da mãmã) lol , e ontem adquiri mais dois , mais novitos ainda , já comem , mas a timidez é um trauma ainda , estavam com cerca de 50 irmãos , eheheh logo , logo se habituam , mas isto para te dizer observa e conhece um a um , eu estou a fazer isso , o meu Discu oferecido já tem o nome "Chico" e como mais velho já põe ordem na casa , quem come 1º etc,etc , mas tudo normal no mundo dos Discus ;) ...

 

P.S. Tens sempre a opção , retira o esconderijo e faz-te sentir mais vezes presente :) um aparte observa como eles te observam :) tanta falar peixês ... brincadeira , ainda ficas como o alentejano que foi visitar o aquario Vasco da Gama (é uma anedota e quem não sabe :) ) , e não tenho nada contra alentejanos, sou filho de um :) (isto par evitar apartes sobre alentejanos, lol)

 

 

Um abraço,

 

José Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

A seguir, o pessoal vai-me linchar e servir o meu escalpe aos peixes com alho.

Mas, mesmo assim, eu vou arriscar: prega-lhes um cagaço.

Saca-os do aqua, elimina tudo o que lhes possa servir de esconderijo e reformula o layout de maneira a que eles não tenham onde se enfiar.

Sacrifica o aspecto estético, sacrifica as plantas, sacrifica tudo.

Se tiver que ser, deixa uns tempos o vidro, a água e o substracto.

Mas não deixes sítio para os mafarricos se esconderem.

É remédio santo.

Passam outra vez a andar em cardume, diminui a porrada e deixam de ser mariquinhas.

Comigo, deu resultado.

Depois, quando lhes deres de comer, não saias da frente do aqua.

Vais que a a fome acaba por mandar mais do que a timidez.

Abraço

PBL

 

(tens é poucos discus. faziam-te falta mais dois ou três peixes e um bocado mais de espaço)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senão apresentam sintomas de doença, não te procupes. Eles são timidos por natureza, tenta desligar a iluminação e ficar ao pé do aquário, eles gostam de pouca luz enquanto não se ambientam. Faz também o que o pessoal diz, quando dás de comer, esperas sentado ao pé do aquário. Tens os peixes à 3 meses é relativamente pouco tempo e já sabes como é peixes mais pequenos ambientam-se quase de imediato, quanto maiores mais demoram. Mas segue a receita vais ver que dá certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma vez obrigado por tudo

 

Vou tentar fazer o que voçês aconselharam, ontem já retirei algumas plantas que lhe serviam de esconderijo, mas eles ainda se escondem, agora atrás de um tronco....vou ver o que posso fazer para evitar que eles vão para lá....

quanto a tirar tudo ´do aqua, tenho medo que ao tirar a maior parte das plantas, os nitritos depois disparem.... tal como outros parâmetros da água. Se tirar tudo, quanto tempo é que demorará, para que eu possa pôr lá tudo outra vez??? E quando voltar a pôr, não vou intimidá-los mais uma vez fazendo com que eles voltem a esconder-se???

Ainda tenho muitas dúvidas, por isso mais uma vez, quem me puder ajudar, agradeço..... desculpem estar a ser persistente e xato com este tema mas, eu gosto muito dos meus bichos e vê-los assim está a dar cabo de mim.....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma vez obrigado por tudo

 

Vou tentar fazer o que voçês aconselharam, ontem já retirei algumas plantas que lhe serviam de esconderijo, mas eles ainda se escondem, agora atrás de um tronco....vou ver o que posso fazer para evitar que eles vão para lá....

quanto a tirar tudo ´do aqua, tenho medo que ao tirar a maior parte das plantas, os nitritos depois disparem.... tal como outros parâmetros da água. Se tirar tudo, quanto tempo é que demorará, para que eu possa pôr lá tudo outra vez??? E quando voltar a pôr, não vou intimidá-los mais uma vez fazendo com que eles voltem a esconder-se???

Ainda tenho muitas dúvidas, por isso mais uma vez, quem me puder ajudar, agradeço..... desculpem estar a ser persistente e xato com este tema mas, eu gosto muito dos meus bichos e vê-los assim está a dar cabo de mim.....

 

Abraço

 

A única coisa que me ocorre , além disso tudo e claro retirar plantas , ajuda a eles se confrontarem com o que os rodeia e assusta , pode dar para os dois lados , ou stressam mais e podem até deixar de comer , etc,etc ,ou não , e se quiseres replantar , acabas por não saber se eles voltam á mesma , portanto , recapitulando ... estão saudáveis , comem bem se é só timidez , aconselho mais tempo a olhar pra eles , e tenta interagir mais , perceber como aqui dizem a personalidade dos Discus , como ciclideos , dá a pica de cada individuo tem um comportamento caracteristico , descobre isso , até pode ser que um é timido e o outro não quer ficar sozinho e vai atrás dele , tenta motivar para a comida (papa) caseira , com os dedos no topo um pouco de comida a desfazer , habitua-os da tua presença , mesmo que se assustem ao inicio , quando virem que tudo fica bem mesmo com a tua presença a pouco e pouco vais ver que assim que te aproximares tens eles a dizer "olá" = comida spammer no vidro da frente ... falo por experiência , tenho 2 red malboro que comprei ao João Machado como ele disse 1º dia já comeram , mas tive de os mudar outra vez nyah felizmente ele cuida bem deles , mas como tavam num tanque nú , este tá plantado e tinham 50 irmãos com eles , nada de especeis que nunca viram , por isso agora andam timidos por trás das minhas valisnerias , e já comem , a timidez eu resolvo assim , muito tempo com o meu nariz colado ao vidro do aqua hehe , agora o que realmente os assusta é , ondas sonoras (música a partir) o som propaga-se na água e eles assustam-se , falo por experiência , qualquer pancada no aqua ou no móvel assusta , eles sentem a vibração na água e muitas vezes dão uns sprints que levam eles a chocar nas coisas em pânico , por isso alguns cuidados são importantes , bater no vidro , etc,etc , nada de grave , mas importantes , acredita se tiveres um barulho constante que eles habituam-se mas saudável não é , se já leste á quem refere os filtros internos (o barulho e vibração na água dos motores) incomoda os Discus , enfim .... o que te digo é passa mais tempo feito parvo a olha-los :) como eu , lol

 

Um abraço,

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua opinião....

Acho que vou tentar por esse caminho, se entretanto mais alguém estiver interessado em ajudar por experiência própria ou conhecimento de causa... a sua opinião é muito bem vinda

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua opinião....

Acho que vou tentar por esse caminho, se entretanto mais alguém estiver interessado em ajudar por experiência própria ou conhecimento de causa... a sua opinião é muito bem vinda

 

Obrigado

Obviamente que o conselho do João Palma é a solução mais sensata.

Mas digo-te que, comigo, funcionou lindamente o choque abrupto.

Mal retirei as plantas e troncos do aqua nem pareciam os mesmos.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais