pedrocasca Publicado Maio 22, 2007 Publicado Maio 22, 2007 Boas a todos Em primeiro lugar quero felicitar-vos e agradecer a ajuda que todos dão neste mararavilhoso mundo da aquariofilia. Obrigado Tenho um aqua de 120l, com um filtro externo fluval com siporax, esponja e bio balls, ph 6,5, tpa's de 20% de 3 em 3 dias, 29º, kh e gh baixos, a flora é constituida por valisnérias e anúbias, três troncos e a fauna por 2 ancistrus, 2 corydoras, 5 tetra nariz de bebado, 5 neons , 10 cardinais e 2 Discus 1 Pigeon e 1 leopardo mais ou menos da mesma idade e estão comigo há três meses estando mais ou menos com 10/12 cm. Acontece que eles, estão quase sempre escondidos por trás dos troncos ou das plantas, basicamente só se mostrando para comer. Para isso não pode estar ninguém perto do aqua e mesmo assim aparecem sempre com medo muito assustados comendo aos poucos e escondendo-se, algumas vezes nadam muito rapidamente chegando a bater nos vidros. Muitas vezes dou com eles meios deitados quando estão escondidos, mas semtre assustados com tudo e com todos. Quando eles aparecem para comer estão sempre com as barbatanas bem abertas com a sua cor normal, enfim não aparentam qualquer tipo de doença. Faço-lhe desparasitação periódicamente com flagil que junto na comida congelada (artemia e Krill). Começo a ficar desesperado pois não sei mais o que fazer para ver os meus discus a "passearem" no meu aqua a mostrarem toda a sua beleza, sem ter de os ver assim sempre tão escondidos e assustados. Por Favor se alguém me pudesse ajudar agradecia muito pois gosto muito dos "bichos" e custa-me vê-los assim... Muito obrigado
nunomart Publicado: Maio 22, 2007 Publicado: Maio 22, 2007 tens de começar a interagir com os teus animais , fica uns minutos ao pe do aquario sentado , na altura que lhes das comida , e vais ver que começa a dar resultados ,posso te dizer que de momento tenho uns 200 com 4 meses a virem-me comer a mao a mao , e so uma questao de ters paciencia. um abraço MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
rodrigogpmm Publicado: Maio 22, 2007 Publicado: Maio 22, 2007 Boas Em primeiro tens de verificar os níveis de amónia e nitritos que devem estar a zero. Nitratos quase a zero. Depois vê lá se a filtragem é a ideal. Faz no minimo uma mudança parcial de 20% de água com aspiração de fundo. Mais, repara nas fezes dos teus discos, se forem esbranquiçadas e viscosas, estás com parasitas internos. Ataca com Hexamita durante 3 dias, depois tpa no dia de descanso e atacas outras vez masi três dias. Depois começas a misturar flagil na comida. Espero que sirva de ajuda Abraço
joao costa Publicado: Maio 22, 2007 Publicado: Maio 22, 2007 é isso mesmo, dás-lhes de comer e abancas mesmo em frente ao aqua , a uma curta distancia, que se eles tiverem fome eles teram de sair da toca , e assim habituam-se á tua presença e aos movimentos habituais que fazemos na hora da alimentaçao e manutençao Obrigado Joao Costa
pedrocasca Publicado: Maio 29, 2007 Autor Publicado: Maio 29, 2007 Os meus discus continuam de igual modo será que ninguém me pode ajudar? Estou a ficar desesperado, passam o dia inteiro escondidos debaixo das plantas só saem para comer, e continuam saudáveis sem doenças aparentes apenas quando escondidos, um pouco encolhidos com as barbatanas baixas. Por favor se alguem tem alguma experiência com casos semelhantes ou sugestões, agradeço todo o tipo de ajuda que me poderem dar Muito obrigado
joao costa Publicado: Maio 29, 2007 Publicado: Maio 29, 2007 se não têm sinais de doença e se comem, deixa-os estar , experimenta desligar as luzes e deixá-los com luz natural..... Vitaminas na água e comida tb ajuda Obrigado Joao Costa
netmaniac Publicado: Maio 29, 2007 Publicado: Maio 29, 2007 (editado) Bem , posso dizer-te que os meus Discus , e um deles já tinha tido outro dono , já começam a reconhecer-me ao fim de alguns dias , o mais antigo como já confia em mim come da minha mão , weeeeeee , os outros assim que me vêem a olha-los , ai estão eles a querer comida e lá vai a timidez embora , porque são novitos e ainda não estão á vontade , até porque estavam com os pais mesmo na loja onde os comprei , (hehehe mariquinhas da mãmã) lol , e ontem adquiri mais dois , mais novitos ainda , já comem , mas a timidez é um trauma ainda , estavam com cerca de 50 irmãos , eheheh logo , logo se habituam , mas isto para te dizer observa e conhece um a um , eu estou a fazer isso , o meu Discu oferecido já tem o nome "Chico" e como mais velho já põe ordem na casa , quem come 1º etc,etc , mas tudo normal no mundo dos Discus ... P.S. Tens sempre a opção , retira o esconderijo e faz-te sentir mais vezes presente um aparte observa como eles te observam tanta falar peixês ... brincadeira , ainda ficas como o alentejano que foi visitar o aquario Vasco da Gama (é uma anedota e quem não sabe ) , e não tenho nada contra alentejanos, sou filho de um (isto par evitar apartes sobre alentejanos, lol) Um abraço, José Palma Editado Maio 29, 2007 por netmaniac
Windrider Publicado: Maio 29, 2007 Publicado: Maio 29, 2007 (editado) Olá. A seguir, o pessoal vai-me linchar e servir o meu escalpe aos peixes com alho. Mas, mesmo assim, eu vou arriscar: prega-lhes um cagaço. Saca-os do aqua, elimina tudo o que lhes possa servir de esconderijo e reformula o layout de maneira a que eles não tenham onde se enfiar. Sacrifica o aspecto estético, sacrifica as plantas, sacrifica tudo. Se tiver que ser, deixa uns tempos o vidro, a água e o substracto. Mas não deixes sítio para os mafarricos se esconderem. É remédio santo. Passam outra vez a andar em cardume, diminui a porrada e deixam de ser mariquinhas. Comigo, deu resultado. Depois, quando lhes deres de comer, não saias da frente do aqua. Vais que a a fome acaba por mandar mais do que a timidez. Abraço PBL (tens é poucos discus. faziam-te falta mais dois ou três peixes e um bocado mais de espaço) Editado Maio 29, 2007 por Windrider http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
fjmr123 Publicado: Maio 29, 2007 Publicado: Maio 29, 2007 Senão apresentam sintomas de doença, não te procupes. Eles são timidos por natureza, tenta desligar a iluminação e ficar ao pé do aquário, eles gostam de pouca luz enquanto não se ambientam. Faz também o que o pessoal diz, quando dás de comer, esperas sentado ao pé do aquário. Tens os peixes à 3 meses é relativamente pouco tempo e já sabes como é peixes mais pequenos ambientam-se quase de imediato, quanto maiores mais demoram. Mas segue a receita vais ver que dá certo. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
pedrocasca Publicado: Maio 30, 2007 Autor Publicado: Maio 30, 2007 Boas Mais uma vez obrigado por tudo Vou tentar fazer o que voçês aconselharam, ontem já retirei algumas plantas que lhe serviam de esconderijo, mas eles ainda se escondem, agora atrás de um tronco....vou ver o que posso fazer para evitar que eles vão para lá.... quanto a tirar tudo ´do aqua, tenho medo que ao tirar a maior parte das plantas, os nitritos depois disparem.... tal como outros parâmetros da água. Se tirar tudo, quanto tempo é que demorará, para que eu possa pôr lá tudo outra vez??? E quando voltar a pôr, não vou intimidá-los mais uma vez fazendo com que eles voltem a esconder-se??? Ainda tenho muitas dúvidas, por isso mais uma vez, quem me puder ajudar, agradeço..... desculpem estar a ser persistente e xato com este tema mas, eu gosto muito dos meus bichos e vê-los assim está a dar cabo de mim..... Abraço
netmaniac Publicado: Maio 30, 2007 Publicado: Maio 30, 2007 Boas Mais uma vez obrigado por tudo Vou tentar fazer o que voçês aconselharam, ontem já retirei algumas plantas que lhe serviam de esconderijo, mas eles ainda se escondem, agora atrás de um tronco....vou ver o que posso fazer para evitar que eles vão para lá.... quanto a tirar tudo ´do aqua, tenho medo que ao tirar a maior parte das plantas, os nitritos depois disparem.... tal como outros parâmetros da água. Se tirar tudo, quanto tempo é que demorará, para que eu possa pôr lá tudo outra vez??? E quando voltar a pôr, não vou intimidá-los mais uma vez fazendo com que eles voltem a esconder-se??? Ainda tenho muitas dúvidas, por isso mais uma vez, quem me puder ajudar, agradeço..... desculpem estar a ser persistente e xato com este tema mas, eu gosto muito dos meus bichos e vê-los assim está a dar cabo de mim..... Abraço A única coisa que me ocorre , além disso tudo e claro retirar plantas , ajuda a eles se confrontarem com o que os rodeia e assusta , pode dar para os dois lados , ou stressam mais e podem até deixar de comer , etc,etc ,ou não , e se quiseres replantar , acabas por não saber se eles voltam á mesma , portanto , recapitulando ... estão saudáveis , comem bem se é só timidez , aconselho mais tempo a olhar pra eles , e tenta interagir mais , perceber como aqui dizem a personalidade dos Discus , como ciclideos , dá a pica de cada individuo tem um comportamento caracteristico , descobre isso , até pode ser que um é timido e o outro não quer ficar sozinho e vai atrás dele , tenta motivar para a comida (papa) caseira , com os dedos no topo um pouco de comida a desfazer , habitua-os da tua presença , mesmo que se assustem ao inicio , quando virem que tudo fica bem mesmo com a tua presença a pouco e pouco vais ver que assim que te aproximares tens eles a dizer "olá" = comida no vidro da frente ... falo por experiência , tenho 2 red malboro que comprei ao João Machado como ele disse 1º dia já comeram , mas tive de os mudar outra vez felizmente ele cuida bem deles , mas como tavam num tanque nú , este tá plantado e tinham 50 irmãos com eles , nada de especeis que nunca viram , por isso agora andam timidos por trás das minhas valisnerias , e já comem , a timidez eu resolvo assim , muito tempo com o meu nariz colado ao vidro do aqua hehe , agora o que realmente os assusta é , ondas sonoras (música a partir) o som propaga-se na água e eles assustam-se , falo por experiência , qualquer pancada no aqua ou no móvel assusta , eles sentem a vibração na água e muitas vezes dão uns sprints que levam eles a chocar nas coisas em pânico , por isso alguns cuidados são importantes , bater no vidro , etc,etc , nada de grave , mas importantes , acredita se tiveres um barulho constante que eles habituam-se mas saudável não é , se já leste á quem refere os filtros internos (o barulho e vibração na água dos motores) incomoda os Discus , enfim .... o que te digo é passa mais tempo feito parvo a olha-los como eu , lol Um abraço, José Palma
pedrocasca Publicado: Maio 30, 2007 Autor Publicado: Maio 30, 2007 Obrigado pela tua opinião.... Acho que vou tentar por esse caminho, se entretanto mais alguém estiver interessado em ajudar por experiência própria ou conhecimento de causa... a sua opinião é muito bem vinda Obrigado
Windrider Publicado: Maio 30, 2007 Publicado: Maio 30, 2007 Obrigado pela tua opinião....Acho que vou tentar por esse caminho, se entretanto mais alguém estiver interessado em ajudar por experiência própria ou conhecimento de causa... a sua opinião é muito bem vinda Obrigado Obviamente que o conselho do João Palma é a solução mais sensata. Mas digo-te que, comigo, funcionou lindamente o choque abrupto. Mal retirei as plantas e troncos do aqua nem pareciam os mesmos. Abraço PBL http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Recommended Posts