Hqi - Será A Altura Assim Tão Importante?


Recommended Posts

Depois de muito procurar pouco ou nada encontrei sobre a altura ideal para colocar as calhas HQI, muito se fala sobre espectros, tipos de lâmpadas, nº de horas, etc, mas de altura ideal...

Tenho uma calha de 2x150w+2 actninicas T5 que irei instalar sobre um aquário de 130x60x60. Acho que devido à profundidade da coluna de àgua não ser muito grande (50cm), não deverá haver muita diferença da luz que chega ao fundo se a calha estiver a 20 ou 30, até mesmo a 40cm, ou estarei enganado? penso achar um compromisso entre altura e cobertura de luz em todo o aquário, por forma a ter uma luz o mais uniforme possivel tentando não deixar zonas muito menos iluminadas que outras. Estou a apontar para cerca de 30 cmde altura.

Opiniões...

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo Alexandre,eu tenho a minha a mais ou menos 30 cm,o suficiente para cobrir o aquario todo.

Para mim, a unica desvantagem de ter o hqi mais perto da superfície do aquario é o aumento da temperatura da água e a evaporação da mesma

 

abraços

 

Tiago

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

penso achar um compromisso entre altura e cobertura de luz em todo o aquário, por forma a ter uma luz o mais uniforme possivel tentando não deixar zonas muito menos iluminadas que outras. Estou a apontar para cerca de 30 cmde altura.

 

Alexandre, no teu caso, de uma coluna de àgua de 50 cm, eu optaría pelos 30 cm. Quanto à cobertura de luz, acho que não tem a ver com a altura, própriamente dita, mas sim, com a configuração do reflector, mais aberto, ou, mais fechado. Quanto mais aberto o reflector, mais espalha a luz, sem comprometer a incidência directa da lâmpada. Estamos a falar de reflexão. Este factor, é também condicionado pela qualidade reflectora da chapa que vais utilizar. Uma questão que considero importante, no caso dos reflectores, é, iluminar uma maior área possível, mas, tendo em conta, não encandear directamente, quem está a olhar, mesmo de perto para o aqua. Logo, ligeiramente direcionada para trás. Falando das actínicas, eu colocaría à frente, ligeiramente abaixo das Hqi e, também, ligeiramente, a reflectir para trás. Amanhã, se tiver tempo, faço um desenho do que aqui disse.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando das actínicas, eu colocaría à frente, ligeiramente abaixo das Hqi e, também, ligeiramente, a reflectir para trás. Amanhã, se tiver tempo, faço um desenho do que aqui disse.

Abraço,

Paulo

Aqui neste ponto em que tocas não tenho hipoetese de mexer, dado que a calha já as tras incoporadas, t5, uma de cada lado do projectores, à frente e atrás.

 

Tens razão quanto à questão dos reflectores, é efectivamente o mais importante na questão de espalhar a luz, mas tens sempre alguma margem de manobra ao levantar a calha por exemplo 10 cm, ganhando um pouco mais de luz nas laterais, para o caso de reflectores que sejam mais fechados.

Cump

Alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais