Potencial Redox


Recommended Posts

Olá.

Tinha por assente que o valor adequado para a capacidade de oxidação era +300mV.

Tenho o meu a +111mV, que, manifestamente não é bom, o que tenho atribuído ao facto de o aqua ainda ser muito recente (apenas 22 dias) e não estar, por isso, estabilizado.

Estou a experimentar neste aqua os produtos da Plocher, a ver qual o resultado, e estou particularmente interessado em analisar a sua influência no ORP.

Todavia, ao estudar o assunto, encontrei nesta página, http://www.americanaquariumproducts.com/Redox_Potential.html, a defesa dos -300mV.

Fiquei baralhado.

O que vos parece?

Mais ou Menos?

Abraço

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Tinha por assente que o valor adequado para a capacidade de oxidação era +300mV.

Tenho o meu a +111mV, que, manifestamente não é bom, o que tenho atribuído ao facto de o aqua ainda ser muito recente (apenas 22 dias) e não estar, por isso, estabilizado.

Estou a experimentar neste aqua os produtos da Plocher, a ver qual o resultado, e estou particularmente interessado em analisar a sua influência no ORP.

Todavia, ao estudar o assunto, encontrei nesta página, http://www.americanaquariumproducts.com/Redox_Potential.html, a defesa dos -300mV.

Fiquei baralhado.

O que vos parece?

Mais ou Menos?

Abraço

PBL

 

 

Olá Windrider!

 

O que significa ORP ? Desculpa a pergunta, o teu tópico é para obteres opiniões e soluções.

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que significa ORP ? Desculpa a pergunta...

Homessa!

Estás à vontade.

Confesso-te que só me interessei por isto porque comprei um aqua usado e, no pacote, vinha um controlador de ORP.

Vai daí, comecei a ler umas coisas e apercebi-me da importância deste parâmetro para aferir do equilíbrio e saúde de um aqua.

ORP é a sigla de Oxidantion Redox Potencial.

É esta a definição da Wikipédia: Potencial eletroquímico , potencial de redução, potencial redox, potencial de oxidação/redução, potencial de eletrodo ou ORP ( Oxidation Reduction Potential) é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquir elétrons e, desse modo, ser reduzido. Cada espécie tem seu potencial intrinsico de redução.

Deixando de lado as tangas técnicas (que só os químicos compreendem :D), a verdade é que aquilo mede a capacidade do aqua de se auto-purificar e permite avaliar o equilíbrio entre O2, electrolítos (magnésio, sódio, calcio e tal) e matéria orgânica, ou seja, tanto quanto percebi, a capacidade de oxidação dos elementos indesejáveis.

Com uma boa redução, tens uma boa oxidação e um aqua equilibrado.

Com uma má redução, tens uma má oxidação e um aqua desiquilibrado.

Quer dizer, isto foi o que eu consegui compreender até agora.

Porque o tal artigo de que falo acima trocou-me um bocado as voltas.

Aquilo que para mim era um bom potencial de redução (+300mV) parece que afinal é mau, já que se sustenta alí o valor precisamente oposto (-300mV).

Não me parece que faça muito sentido, já que, por exemplo, a água oxigenada, que é um poderoso desinfectante, tem um ORP de +700mV.

Enfim, vim aqui perguntar, a ver se alguma alma caridosa era capaz de me explicar isto como se eu fosse muito burro.

Olha, no meu aqua, aquilo continua paulatinamente a subir, à medida que os dias sobre a montagem vão passando.

Começou nos -40mV, hoje já ia nos +184mV, apesar de, curiosamente, ter descido uns 30mV, após uma TPA de 15%.

Esclareci-te?

Não, pois não?

Deixa lá, eu também não estou nada esclarecido...

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Windrider, tens uma maneira muito esquisita de falar... (passe a publicidade..)

 

ORP? 'Que-é-lá-isso'?

A malta aqui dos doces não fuma dessas cenas, pergunta nos salgados que lá é que andam agarrados a essa coisada dos Redoxes... :D

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Homessa!

Estás à vontade.

Confesso-te que só me interessei por isto porque comprei um aqua usado e, no pacote, vinha um controlador de ORP.

Vai daí, comecei a ler umas coisas e apercebi-me da importância deste parâmetro para aferir do equilíbrio e saúde de um aqua.

ORP é a sigla de Oxidantion Redox Potencial.

É esta a definição da Wikipédia: Potencial eletroquímico , potencial de redução, potencial redox, potencial de oxidação/redução, potencial de eletrodo ou ORP ( Oxidation Reduction Potential) é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquir elétrons e, desse modo, ser reduzido. Cada espécie tem seu potencial intrinsico de redução.

Deixando de lado as tangas técnicas (que só os químicos compreendem cabecadura), a verdade é que aquilo mede a capacidade do aqua de se auto-purificar e permite avaliar o equilíbrio entre O2, electrolítos (magnésio, sódio, calcio e tal) e matéria orgânica, ou seja, tanto quanto percebi, a capacidade de oxidação dos elementos indesejáveis.

Com uma boa redução, tens uma boa oxidação e um aqua equilibrado.

Com uma má redução, tens uma má oxidação e um aqua desiquilibrado.

Quer dizer, isto foi o que eu consegui compreender até agora.

Porque o tal artigo de que falo acima trocou-me um bocado as voltas.

Aquilo que para mim era um bom potencial de redução (+300mV) parece que afinal é mau, já que se sustenta alí o valor precisamente oposto (-300mV).

Não me parece que faça muito sentido, já que, por exemplo, a água oxigenada, que é um poderoso desinfectante, tem um ORP de +700mV.

Enfim, vim aqui perguntar, a ver se alguma alma caridosa era capaz de me explicar isto como se eu fosse muito burro.

Olha, no meu aqua, aquilo continua paulatinamente a subir, à medida que os dias sobre a montagem vão passando.

Começou nos -40mV, hoje já ia nos +184mV, apesar de, curiosamente, ter descido uns 30mV, após uma TPA de 15%.

Esclareci-te?

Não, pois não?

Deixa lá, eu também não estou nada esclarecido...

Abraço.

PBL

 

 

Boas Windrider!

 

Como o Fausto disse e penso que muito bem o Potencial Redox tem sim senhor muita importância mas é nos salgados. Nos doces penso que ninguém dá importância a esses valores. Mas relativamente ao teu final e apesar de não estar a usá-lo eu tenho um "aparelhómetro" que lhe chamam OXIDATOR (em alemão) e que serve precisamente para aumentar o potencial redox e de que maneira. Já o tenho à cerca de 12 anos, portanto como vês não é nada de novo. É excelente para aquários com níveis de matéria orgânica muito elevados. Os "ingredientes" para ele funcionar são apenas estes: 2 reactores fornecidos com o OXIDATOR + 50% de água destilada ou (bi) + 50% de água oxigenada a 10 volumes. Se houver matéria orgânica no aquário ele vai libertando finíssimas bollhas ( penso que O2) para oxidar essa matéria.

Se disse alguma coisa de errado agradeço que me corrijam, porque também gostaria de saber mais sobre o OXIDATOR, mas alemão apenas estudei 2 anos e já lá vão uns 26.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Fausto disse e penso que muito bem o Potencial Redox tem sim senhor muita importância mas é nos salgados.

Olá, Carlos.

O Fausto estava a dar-me tanga e fez ele muito bem.

Mas do que ele disse não se extraí que o Potencial Redox apenas é importante nos salgados.

O que ele disse foi: ó pá, não me chateies, aqui ninguém quer saber dessa porra para nada, vai mas é chagar o pessoal dos salgados, que eles sabem de certeza.

É um facto que os controladores de ORP são habitualmente usados ali.

Mas, pelo que tenho lido, também deveriam ser aqui.

Se não lhe tem sido dada importância, isso já é outra questão.

A problema é este: existe um instrumento que permite fazer uma ideia do que se passa dentro de um aqua ao nível da sua capacidade de auto-depuração.

Não se liga a isto?

Tem de se ligar, bolas.

Quantos problemas é que se podem antecipar com este equipamento?

Muitos, não é!

É preciso é comprendê-lo.

Por isso, vou continuar a bater no ceguinho.

E o teu Oxidator vai lá de outra maneira. Perante um decréscimo da capacidade de oxidação, trata quimicamente dela. O pessoal dos salgados usa ozonizadores ligados a um controlador de ORP, para potenciar a desinfecção.

Não faço tenção de chegar tão longe.

Para mim, creio que servirá para ter uma ideia de como estão a coisas. Se tiver uma quebra inesperada, é porque alguma coisa está em falta ou em excesso, permitindo-me tentar encontrar a causa do problema, antes que venham as consequências.

Por falar nisso, o ORP do meu aqua está agora em 311.

Espero que pare de subir e fique por aqui.

Ou deveria esperar a descida até aos -311?

cabecadura

Abraço

 

(adivinho que o Fausto vai já dizer: deixa-te disso, ó galego, olha para as solhas com olhos de ver, que elas dizem-te tudo o que precisas de saber!)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(adivinho que o Fausto vai já dizer: deixa-te disso, ó galego, olha para as solhas com olhos de ver, que elas dizem-te tudo o que precisas de saber!)

 

E não é que é mesmo??

Contudo, não deixo de te dar razão, não quis de modo algum afirmar que o petencial redox não seja importante para todo o tipo de agua. Porque o é.

Quanto a opinar sobre ele, pos também o poderia fazer, pois até já me interessei em tempos e li umas coisitas, tendo depois debatido umas ideias..e chegado à conclusão de que não percebia nada daquilo. Por essa razão, em forma de tanga, estava a dar a 'dica' ao Windrider para ir melgar a malta dos salgados, pois há por lá quem perceba daquilo para dar e vender.

 

Quanto à minha opinião sobre o uso ou não de tais controladores, pois uma vez que o possuis por via da compra do conjunto, só tens é de aprender tudo o que há para aprender sobre ele e usá-lo, agora, o investimento, que é grande, para uso em agua doce torna-se redundante face a um outro 'mecanismo' que a natureza nos dotou e que é bem mais barato: o conhecimento do nosso aquario e o poder de observação.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.