Recommended Posts

Publicado:
Boas!

Ora:

- ph=7; 7.5 (Teste da nitrafin)

- Nitritos= 0

- Nitratos = 50mg/l

- Amónia = 0

- Temperatura = 29 ºC

Será dos nitratos?

Ah...água das TPAs:

Tudo igual a zero e ph de 7.5

Altos como o caraças!

O tipo pode ter parasitas, mas, para mim, é isso que o está a chatear.

Trata lá de baixar isso, que vais ver que o gajo melhora.

Abraço.

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Publicado:

Mas não consigo perceber o q me está a provocar isto...

Será da comida congelada? Estarei a dar em excesso?

Aumento o volume das TPAs?

É melhor passar para os 20 litros diários em vez de dia sim dia não?

Publicado: (editado)
Mas não consigo perceber o q me está a provocar isto...

Será da comida congelada? Estarei a dar em excesso?

Aumento o volume das TPAs?

É melhor passar para os 20 litros diários em vez de dia sim dia não?

Isso já é outro problema.

Quantos cubos dás por dia?

Tens plantas que mamem essa porcaria?

(para remediar, mete umas resinas

Editado por Windrider

Publicado:

Dou uma vez por dia um bocadinho com cerca de 1,5 de lado.

Tenho algumas plantas, mas não o considero plantado...

Resinas e UV??

Dou uma vez por dia um bocadinho com cerca de 1,5 de lado.

Tenho algumas plantas, mas não o considero plantado...

Resinas e UV??

Desculpa, mas ia a sair a correr do escritório e escrevi aquilo assim meio no ar:

Vamos lá a ver se a gente se entente:

1. O teu aqua tem 140l, certo? É pequeno e qualquer coisa é logo uma tragédia. Sei bem como é com o meu 180l.

2. Quando falas de comida congelada é artémia ou papa? Se for artémia, não deve ser daí, mas deves andar a exagerar nos flocos ou no granulado. Da papa, não sei, não uso e não faço ideia das dosagens. O certo é que lhe tens dado nas TPA e ainda tens 50 mg/l. É muito e têm de vir de algum lado. Não nascem sózinhos.

3. Tens a certeza que não é mais de 50? É que quando dá o valor máximo, tem de se fazer outro, creio que com metade da água de teste. Não tenho aqui para confirmar.

4. Usas agua da companhia ou do poço? Há água de poço que tem valores altos de nitratos.

5. O que eu queria saber é se tens plantas de crescimento rápido (que, verdadeiramente, mamam nitratos)? São eficazes. Muito.

6. As resinas não implicam em nada com a UV. São umas massas que se colocam no filtro e fixam uma série de tangas (há para nitritos e nitratos, há para fosfatos e há para amónia, que eu conheça). Não são solução para nada, porque a causa do problema não é resolvida, mas são muito eficazes como medida de emergência. Já me ajudaram muito.

7. Continua com as TPA diárias de 20 ou 30%.

Aposto contigo um principe como o gajo vai ficar bem quando nomalizares o NO3.

Até logo

P.

(só me lembrei agora: quando fizeste a última limpeza do filtro? Já vi escrito que a falta de manutenção regular em filtros externos, transforma-os em fábricas de nitratos. Não percebi a razão, mas parece que é mesmo assim.)

Editado por Windrider

Faço a limpeza do filtro de 15 em 15 dias usando a água da TPA (que sai do aquário).

Hoje o procedimento foi o seguinte:

TPA às 8:00 horas de 20 litros

TPA às 19:00 horas de 10 Litros

TPA às 00 horas de 15 litros

Às 19:00 tinhas nitratos a 50 mg/l e às 0:00horas tinha 25 mg/l.

Cortei a comida congelada hoje. A comida é uma papa caseira. Uma das receitas que correm por aí no fórum, com coração de boi.

Dei apenas um pouco de artémia a ver se ele queria (prato preferido), mas não quis.

O aquário é de 120 litros.

Não era mais de 50. Só se estivesse acima de manhã, antes da TPA.

Uso água da torneira.

Plantas: Echinodorus schlueteri 'Leopard', Eleocharis acicularis, Hygrophila polysperma 'Rosanervig', Echinodorus angustifolius,

Amanhã, não vai ser fácil levantar tão cedo, mas vou tentar fazer mais uma TPA por volta das 8. Amanhã...lol Daqui a bocado!

EDIT:

TPA hoje de manhã de 20 litros. Nitratos a 25

O gajo continua a resistir sem comer. Vai vender cara a derrota.

Editado por jonasguindaste
Publicado:

Põe na mesma....

Tenta dar-lhe artêmia, ou mesmo larvas de mosquito vermelhas(mesmo sabendo que podem transmitir alguns parasitas) pode ser que ele coma qualquer coisita, e assim adquirir resitencias e apetite..... para comer outras coisas.... Adiciona vitaminas na água e na comida ( sera fishtamin ou Vitazin da waterlife) , aumenta a temperatura para 32 ou 33 para o metabolismo aumentar e o apetite tb

O gajo está a ficar magro????

Ps: tenta arranjar comida viva, se não arranjares , podes tentar com alevins de guppy, aí se ele não comer terás de tentar com tratamentos flagyl

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Artémia é mesmo a única coisa que ele come se for para a frente da boca dele. O resto nem pensar.

Já estava a dar as vitaminas da Sera antes de ele adoecer.

Temperatura.

Os valores que aconselhas cozem-me os palhaços.

Não posso ir além dos 29-30 ºC.

Ele já se andava a alimentar mal por causa do turquesa e agora já não come há uns dias, por isso está bastante magro.

já fizeste o flagyl???? ou esha hexamita???

se sim , volta a fazÊ-lo, se não resultar tenta tremazol da sera pode ser"" outras coisas""

Palhaços??!?!!?!?! Botias??????

tira fora, pode ser problema

Editado por joao costa

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
Boas!

Ora:

- ph=7; 7.5 (Teste da nitrafin)

- Nitritos= 0

- Nitratos = 50mg/l

- Amónia = 0

- Temperatura = 29 ºC

Será dos nitratos?

Ah...água das TPAs:

Tudo igual a zero e ph de 7.5

Experimenta nos intervalos dos tratamentos , visto ele andar a comer mal , activitol da JBL, um complexo vitaminico que podes adicionar na água do Aqua direto , á razão de 2 gotas por cada 10l de água ... pode ser que ele reaja melhor ao após o tratamento , nesse intervalo , uma TPA.eu vou iniciar um tratamento a um só porque já está a emagrecer , eles têm sempre uma quantidade reduzida de parasitas intestinais que na falta de certos minerais na água o peixe fica fraco e eles "trepam", a JBL diz 1º para verificar a falta desses minerais , e claro recomendam aquadur plus para repor esses minerias , aliás um nivelador de kh/gh da JBL , uso e resulta muito bem , espero que adicionando estes pormenores ajude e os artigos JBL apesar de serem caros , resultados até hoje em vários tratamentos = ***** , o preço nestes casos de doenças eu dispenso , o barato sai caro ....

Um abraço,

Jose Palma

Um dos meus Discus apresenta todos os sintomas relacionados com este parasita.

Estou a fazer o tratamento com eSHa Hexamita. 25 gotas no primeiro dia e 12 no segundo e terceiro.

A questão é: Devo tomar mais algum procedimento?

A brochura do medicamento diz que a doença é tida como incurável para alguns.

Qual é a vossa opinião?

Obrigado!

Bom dia!

Ora sintomas...

Quase que podia ler o folheto do eSHa Hexamita...

Afastamento do grupo, apatia, olhos baços, pele escura, rejeição da alimentação e pequenos furos na cabeça, como se fossem feitos com a ponta de uma agulha.

Hoje é o terceiro dia do tratamento. Se não resultar faço como com o Flagyl? 3 dias de descanso e novo tratamento?

Antes do eSHa fiz Flagyl devido à introdução do novo elemento.

já fizeste o flagyl???? ou esha hexamita???

se sim , volta a fazÊ-lo, se não resultar tenta tremazol da sera pode ser"" outras coisas""

Achas que devo voltar a fazer o Flagyl?

Não lhe vai dar cabo do figado? A ele e aos outros?

Sim são dois botias. Os meus para já não têm sido muito activos. Aliás muitas das vezes usam os mesmos esconderijos que os Discus. Ou melhor, os Discus usam os esconderijos deles!

Editado por jonasguindaste
Publicado:

retira os botia para ver se ajuda,, dizem que não são compativeis ...

quantos tratamentos já fizeste com flagyl. geralmente quando a infestaçao é grande repete-se o tratamento 7 dias depois, e depois de 2 em 2 meses ou 3 em 3 para fim de prevençao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

então espera, pois os animais não respondem ao medicamento de um dia para o outro, adiciona sumo de alho na comida e vitaminas na água e comida, deixa o gajo descansar

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

É o que estou a fazer...

A minha pouca experiência por vezes faz com que atropele os tratamentos, mas o pessoal vai dando bons conselhos.

Tenho que esperar pelo fim do tratamento e que ele aguente.

Obrigado!

Publicado:
Estive com o bicho há pouco e ao 13º dia está a dar as últimas.

13 dias. Morreu de pé.

Obrigado a todos pela ajuda.

Lamento muito, Nuno.

Muito mesmo.

Toda a gente sabe o que é perder um dos nossos amigos de guelras.

É duro, mas o caminho é em frente

Um grande abraço solidário.

P.