Recommended Posts

Publicado (editado)

Um dos meus Discus apresenta todos os sintomas relacionados com este parasita.

Estou a fazer o tratamento com eSHa Hexamita. 25 gotas no primeiro dia e 12 no segundo e terceiro.

A questão é: Devo tomar mais algum procedimento?

A brochura do medicamento diz que a doença é tida como incurável para alguns.

Qual é a vossa opinião?

Obrigado!

Editado por jonasguindaste
Publicado:

Força Jonas e paciencia, vais ver senão desistires que consegues superar isso com umas marcas, mazelas que quase sempre ficam, tal como dizem os grandes mestres deste forum que têm mais experiencia, a Hexamita, buraco na cabeça tem cura.

Publicado:

Bom dia!

Ora sintomas...

Quase que podia ler o folheto do eSHa Hexamita...

Afastamento do grupo, apatia, olhos baços, pele escura, rejeição da alimentação e pequenos furos na cabeça, como se fossem feitos com a ponta de uma agulha.

Hoje é o terceiro dia do tratamento. Se não resultar faço como com o Flagyl? 3 dias de descanso e novo tratamento?

Antes do eSHa fiz Flagyl devido à introdução do novo elemento.

Obrigado.

Publicado:
Bom dia!

Ora sintomas...

Quase que podia ler o folheto do eSHa Hexamita...

Afastamento do grupo, apatia, olhos baços, pele escura, rejeição da alimentação e pequenos furos na cabeça, como se fossem feitos com a ponta de uma agulha.

Hoje é o terceiro dia do tratamento. Se não resultar faço como com o Flagyl? 3 dias de descanso e novo tratamento?

Antes do eSHa fiz Flagyl devido à introdução do novo elemento.

Obrigado.

Olá.

Ao ler o teu tópico, fiquei com a suspeita que tenho um dos novos com o mesmo problema.

Escurito, come mal, sempre metido a um canto, com os tais pontos parecidos com uma picada de agulha junto às narinas.

Como está no aqua faz apenas 8 dias, atribuí a coisa a adaptação.

Não dei importância às tais picadas.

O que veio com ele está bonito, come bem e integrou-se perfeitamente com os outros.

Estava convencido que a doença fazia feridas grandes.

Mas na verdade elas têm de começar de algum modo.

Fizeste o tratamento no aqua principal? E o filtro? Ressentiu-se?

Vamos ver o que diz o Duarte.

Boa sorte para o teu.

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Publicado:

Fiz no aquario principal, porque não tenho hospital...

(tenho que arranjar um)

De qualquer maneira faço tratamento preventivo.

Na brochura do medicamento diz que não há problema com o filtro a não ser que tenhas carvão activado ou resinas.

Isto dos Discus é uma aventura.

Por isso mesmo é que o pessoal fica viciado.

Publicado:

Vou voltar a postar a mesma foto do sucedido ao meu :wink:

Podem reparar nos pequenos furos que têm pela cabeça toda e claro os maiores.

Pic_9763_3.jpg

Faz só o examita e repete passado 7 dias e não te preocupes. Passa desde que não esteja no ponto de ter pús a ferida.

Normalmente é parasitas que têm dentro mas que por stress o peixe baixa as defesas e aparece na cabeça. Só acontece a Sub-adultos e/ou adultos.

Quando ele recuperar totalmente apliquem o Trezamol, claro se tiverem algum dinheiro disponível, estes rapazes levam as economias todas!! :wacko::blush:

Tratamentos em aquário Hospital, não stressem muito o peixe na sua captura e colocação.

Publicado:

Pois...de certeza que foi do stress.

Ele estava sozinho com um turquesa e o gajo implicou com ele.

Ainda hoje implica...

Obrigado!

Publicado: (editado)

Bem...Continua a batalha.

Três dias de tratamento e melhoras poucas ou nenhumas.

Perdeu um pouco da coloração escura, mas recusa-se a comer.

Hoje, e para o tentar forçar desfiz comida congelada caseira e poluí todo o aquário.

Amanhã de manhã antes de ir trabalhar, muda de água.

Fiz um dia de descanso e ataquei agora com eSHa 2000.

Está magro que até dá pena olhar para ele.

Impressionante a força do bicho, quase há 5 dias a comer quase nada.

Aconselham mais alguma atitude?

Publicado:

Devias repetir a examita passado 7 dias. Não devias misturar tratamentos.

Magro = Ténias

Aguarda o fim da examita e passado mais 7 dias aplica tremazol.

Agora não comer sem stress eles aguentam meses a petiscar, se tiver muito magro, sinto muito mas vai ser difícil. :sleeping:

Publicado:

eu estou baralhado porque fiz desparazitação na semana passada...

flagyl 3 dias. 1 comprimido para cada 50 litros de água.

Publicado:

Vamos todos parar um pouco e reflectir.

Tens a certeza que têm o buraco na cabeça?

É que isso 99% das vezes só se dá em sub-adultos para cima e pelo que soube ele é um infantil de 6 cm é isso?

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=63074

Se fôr pequinito são só parasitas do intestino e devias reforçar com flágil, ou se quiseres ser mais agressivo tremazol.

Se tiver + de 1 ano e mesmo o buraco, a ver-se carne clara tudo que está para trás, está correcto.

Vamos todos parar um pouco e reflectir.

Ó Nuno, aqui está um bom conselho.

O gajo não estará com leucemia galopante para lhe começares a dar tudo ao mesmo tempo.

Fizeste o Flagyl, agora o Hexamita e, bem ou mal, está feito.

Aguenta os cavalos, faz-lhe TPA diárias com aguinha da boa, dá-lhe no Vigantol e vê como o gajo reaje.

Vê se metes CA no filtro umas 48h, para limpar esses químicos todos que para aí estão.

Se tiveres UV liga, para exterminares os bicharocos que te possam andar a passear na água.

Mas não vai ser de um dia para o outro que ele vai ficar bem.

Tens de dar tempo ao tempo.

Se houve coisa que já aprendi, é que, com estes mafarricos do raio, é preciso ter muita calma e paciência.

E, como diz o Duarte, falta saber se o diagnóstico está certo.

Isto é uma sorte.

Ora se acerta, ora se falha.

Mas os gajos até são resistentes.

E o teu vai-se aguentar.

Calma.

Vamos lá pensar todos outra vez do princípio para ver se se descobre o que tem esse porquito.

Faz um esquisso o mais detalhado possível da vida do gajo (sim, com o nome das amantes, vícios, taras, contas bancárias, cartões de crédito e tudo mais. Tipo relatório da Pide)

E como é que estão os parâmetros do aqua? Não haverá para aí alguma coisa fora de conta?

Pensa também em factores externos que possam ter provocado isso. Mesmo os mais improváveis.

(põe lá um retrato do tipo, para a gente ver se essa anorexia é do peixe ou dos nervos do dono)

Editado por Windrider

Publicado:

Bom dia!

Peço desculpa só responder hoje, mas ontem fiquei sem saldo na net...

Ora bem, os sintomas que detecto são:

- Olhos baços

- Rejeição da comida

- Afastamento do grupo

- Pele escura

- Tem mais que dois buracos na cabeça...pequenos, do tamanho de picadas de alfinete.

Fiz Flagyl nos dias 14, 15 e 16. 1 comprimido por cada 50 litros de água, pois tinha introduzido um Discu novo.

Nesta altura ele já se alimentava mal, mas pelo que podia observar apenas devido ao facto de o turquesa não lhe dar descanso na hora do tacho.

Artémia, flocos, granulado, comia tudo o que tivesse tempo de apanhar sem ser chateado. Só não gosta de comida congelada caseira.

Desde mais ou menos quinta-feira entrou nesta fase mais complicada.

Tenho a UV desligada, pois no folheto do eSHa Hexamita aconselha a fazê-lo durante o tratamento.

Os parâmetros estão todos normais, mas hoje à noite volto a fazer medição e coloco os valores correctos. O ph está a 7 e a temperatura a 30º.

Faço TPAs dia sim dia não com sifonagem de aproximadamente 20 litros.

O aquário tem 120 litros.

Não faço fertilização e tenho o CO2 caseiro desligado desde o tratamento com flagyl.

Ele tem entre 6 a 7cm. Não sei quanto tempo tem ao certo.

Duarte, consegues ver pelos olhos e nessa foto ao longe se ele teve um crescimento normal?

Seguindo os vossos conselhos, parei com o tratamento e hoje de manhã adivinhando o que me disseram já fui fazer uma TPA. Logo faço outra.

Obrigado pela ajuda!

Publicado:

Nuno:

E a vida dele?

Há quanto tempo está no aqua, como se comportou quando chegou, já teve algum outro simtoma de doença?

A respiração está normal?

Os parâmetros normais são NH4, 0, NO2, 0, presumo, mas e os nitratos? É que aqui normal pode variar um bocado.

Não tiveste aumento do ph, quando desligaste o CO2?

Vê os parâmetros da agua das TPA, e assegura-te que são semelhantes e que não tem cloro?

Insisto que deves ligar a UV e meter CA após os tratamentos.

Volta a por a temp a 28º.

E tira-lhe um retrato actual.

Abraço

Tenho-os desde meados de Março.

Comprei 3 e este comportou-se como se tivesse nascido no meu aquário. dois minutos de pois de entrar na água já estava a comer e insistiu de tal maneira com os outros que nesse mesmo dia comeram todos.

Os parâmetros estavam todos a zero, no fim-de-semana, mas vou voltar a medir hoje à noite não vá o diabo tecêlas...

Nunca mostrou qualquer sintoma de doença.

A respiração sempre foi mais acelerada que o turquesa, mas agora está mais lenta ( presumo que por fraquesa).

Publicado:

Para mim não é buraco.

Está um bocado atrasado no crescimento e terá uns 8 a 9 meses.

Esses 2 buraquinhos não serão as narinas?

para mim continuo a dizer que são parasitas intestinais.

Se fôr pequinito são só parasitas do intestino e devias reforçar com flágil, ou se quiseres ser mais agressivo tremazol.

Se tu dizes eu acredito!

Quantos dias espero até nova desparasitação?

Se ele não aguentar achas por bem desparasitar os outros também?

Achas aconselhável o tratamento com o praziquantel? Se sim, arranjo na farmácia?

Obrigado.

Publicado:

O tremazol da Sera é composto por praziquantel, é muitissimo eficaz , e é proprio para ser aplicado em aquarios

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Mas visto que os outros não apresentam sintomas devo fazer o tratamento no aquário principal?

Não tenho Aquário hospital...só um 16 litros minúsculo!

Publicado:
Mas visto que os outros não apresentam sintomas devo fazer o tratamento no aquário principal?

Não tenho Aquário hospital...só um 16 litros minúsculo!

Ó Nuno, desculpa ser chato, mas continuo a insistir de tens de excluir todas as hipóteses de causas exteriores ao peixe e verificar tudo no aqua, do princípio ao fim, de forma metódica.

Ninguém me tira que há aí qualquer coisa externa ao peixe que deixou o bicho assim.

Variação de ph, excesso de nitritos ou nitratos, cloro, metais pesados, sei lá...

O gajo tem mais sintomas de stress do que outra coisa qualquer.

E, obviamente sem querer contrariar a recomendação do Duarte, que faz todo o sentido, é preciso levar em consideração que metradinazol a mais dá cabo do fígado dos gajos.

Eles não produzem insulina.

Eu, no Flagyl, sigo a receita do Fausto Vicente, mas apenas com duas tomas por dia. Diz ele, algures por aí:

"Na água:

250 mg (1 comp) por cada 40/50 lts de agua, precedidos de tpa. A diferença é que meto o despertador e faço 3 tomas por dia, durante 4/5 dias.

Reservo 5 dias.

Faço mais 3/4 dias de tratamento.

Reservo 2.

Tratamento com esha 2000.

A variação dos dias depende do grau de parasitas que eu veja nos discus."

Vai daí, compara com o que fizeste e encontra o ponto de equilíbrio...

Abraço

(se quiseres um 120l emprestado por alguns dias, passa por aqui. Não te posso oferecê-lo, porque está prometido a um moço aqui do fórum para depois de amanhã, mas creio que se se falar com ele, não vai dizer que não a esperar mais uns dias. Se disser, tens de ter paciência...)

Publicado:

Olá Pedro.

Logo à noite vou fazer verificação de todos os parâmetros novamente. Da água das TPAs e da do aquário.

Depois disto passa-se ao passo seguinte, se for necessário.

É difícil ter paciência. A Aquáriofilia é um bom treino.

Hoje de manhã aquando da TPA ele reagiu à minha presença e aproximou-se.

Dei-lhe flocos. Não ligou, mas também a luz estava apagada...Ficaram na zona dele.

Há um pormenor que não sei se será importante...

Ele mantém-se sempre junto ao aquecedor.

(se quiseres um 120l emprestado por alguns dias, passa por aqui. Não te posso oferecê-lo, porque está prometido a um moço aqui do fórum para depois de amanhã, mas creio que se se falar com ele, não vai dizer que não a esperar mais uns dias. Se disser, tens de ter paciência...)

Considero isto uma oferta de amigo, apesar de não nos conhecermos. ;)

Vamos ver como está ele logo.

Obrigado!

Boas!

Ora:

- ph=7; 7.5 (Teste da nitrafin)

- Nitritos= 0

- Nitratos = 50mg/l

- Amónia = 0

- Temperatura = 29 ºC

Será dos nitratos?

Ah...água das TPAs: