Alexandre Carvalho Publicado Maio 19, 2007 Publicado Maio 19, 2007 Tenho tido algumas dificuldades em equilibrar o meu aqua a nível de nutrientes, o que me tem levado a efectuar algumas pesquisas sobre o assunto. Recentemente encontrei um tópico muito interessante num forum estrangeiro que explica com algum detalhe um guia de fertilização, o PPS-Pro: http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...de-pps-pro.html Conheciam? O que vos parece? Eu estou sériamente tentado a colocá-lo em prática no meu aqua o problema é onde comprar isto: K2SO4 KNO3 KH2PO4 MgSO4 CSM+B Alguns dos quimicos podem ser encontrados no horizonte-aquático mas os outros não faço ideia. Alguêm me consegue ajudar? ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
Jatbas Publicado: Maio 19, 2007 Publicado: Maio 19, 2007 (editado) K2SO4 - Podes substituir por KCl, embora o autor do PPS diga que não se ira ter grandes resultados devido aos cloretos, mas a meu ver que sempre usei KCl não considero o argumento válido, porque a experiência mostra-me o contrário. Arranjas na HA KNO3 - Arranjas na HA KH2PO4 - Arranjas na HA MgSO4 - Arranjas na HA CSM+B - Podes substituir por um fertilizante comercial de micros Quanto ao resultar, a lógica está lá, por isso e se seguir mais ou menos o indicado acredito que se consiga ter bons resultados. Editado Maio 19, 2007 por nos AquaWizard
DEVA Publicado: Junho 21, 2007 Publicado: Junho 21, 2007 comprei tudo isso na farmácia... e bastante barato... so preparar dosear e tá feito... Cumps Hélder Santos http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=65432 veja o meu topico.
Alexandre Carvalho Publicado: Junho 21, 2007 Autor Publicado: Junho 21, 2007 comprei tudo isso na farmácia... e bastante barato... so preparar dosear e tá feito...Cumps Hélder Santos Obrigado Helder, mas já procurei 2 ou 3 farmácias aqui em Lisboa e nenhuma tem ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
Luís Fortunato Publicado: Junho 21, 2007 Publicado: Junho 21, 2007 Olá Alexandre. Não leves a mal, mas quem me conhece sabe que sou contra o uso de fertilizantes macro todos misturados. Ninguém te garante que necessites sempre de fertilizar com essa razão de nutrientes Imagina que a certa altura tens tipo, 40 ppm de NO3 que te estão a causar algas, e os PO4 a 0 ppm? O que fazes? Uma TPA de 100% (ou perto disso) e fertilizas como se todos os nutrientes fossem nulos? Se calhar tiravas melhor proveito se fizesses uma TPA de cerca de 75% e fertilizasses somente com PO4, K e Micros... Mas pronto, isto é a minha opinião. Não digo que não funcione, bem pelo contrário... Só acho é que deve haver formas melhores de resolver um problema. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Alexandre Carvalho Publicado: Junho 28, 2007 Autor Publicado: Junho 28, 2007 Olá Luís, compreendo o que dizes, mas o PPS surgiu exactamente com a abordagem que tu sugeres, cada aquário é um aquário único em cada instante no tempo. Esse foi o pressuposto para o início do PPS-Classic, que se baseia nos parâmetros actuais do aquário para indicar as quantidades certas de cada macro a adicionar. Foi com base na aplicação desse sistema que nasceu o PPS-Pro, esse sim utilizando uma quantidade fixa de macros, tendo por base apenas o tamanho do aquário e alguns pressupostos relativamente á população do aquário e ao consumo diário de nutrientes pelas plantas. Penso que a questão não será a existência de uma forma que é melhor que a outra para resolver um problema, mas sim várias formas diferentes de atacar um mesmo problema, não significando necessariamente que uma seja mais eficiente que outra. ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
Luís Fortunato Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 Olá. Penso que a questão não será a existência de uma forma que é melhor que a outra para resolver um problema, mas sim várias formas diferentes de atacar um mesmo problema, não significando necessariamente que uma seja mais eficiente que outra. Formas diferentes de resolver o mesmo problema... sim. Umas mais eficientes que as outras, isso é critério de cada um. Vamos a ver, o que custa mais, em termos de fertilizante e de tempo: Fertilizar somente com K, PO4 e Micros e fazer uma TPA de 75% (+/-), ou fertilizar com tudo (incluindo NO3) e fazer uma TPA de perto dos 100% (a que te garante que removes practicamente todo o NO3 em excesso)? Se incluires na eficiência, os custos e quantidades de fertilizante de cada método, então permite-me dizer que o método proposto por mim é mais eficiente. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Alexandre Carvalho Publicado: Junho 28, 2007 Autor Publicado: Junho 28, 2007 Antes de mais deixa-me dizer que sou um mero principiante, o que sei é o que vou lendo já que a minha experiência está muito perto do zero. Posto isto, permite-me discordar. Se reparares os valores de macros propostos pelo plano pps-pro são mínimos e num aquário que reuna algumas condições (por exemplo não ser sobrepovoado) é até dispensada a troca de água (pelo menos por um intervalo de tempo de 2 ou 3 semanas). Os estudos que levaram às dosagens e proporções dos químicos que compõe este plan,o procuraram precisamente apontar para o mínimo diário necessário para consumo do aquário, ou seja, há muito pouca margem para acumulações. Cumprimentos, Alexandre Carvalho ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
Luís Fortunato Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 Olá. Sim... mas e depois para pessoal chato tipo eu, que gosta de ter os plantados com muita luz? Eu nunca disse que o PPS-Pro não funciona, bem pelo contrário. Só disse é que nem sempre funciona... arranja-se sempre um exemplo em que ele possa falhar, ou não funcionar tão bem. Além do mais, a gente está cá é para discutir ideias. Já falei com pessoas na net que preferem manter PO4 a 0,25 ppm e outras coisas que tais. É possível, não digo que não... mas da maneira que eu tenho a luz nos meus aquários, isso não faz sentido nenhum. E é para isso mesmo que eu alerto. O Knott também consegue fazer aquários com rácios de luz de 0,25 W/L... e fá-los. Eu pelo menos, nunca enveredei por esses caminhos. Gosto de coisas com upkeeps altos. Ou seja, plantados "high-tech". Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Alexandre Carvalho Publicado: Junho 28, 2007 Autor Publicado: Junho 28, 2007 Pois, o meu tb são 110Watts para 80 litros de água. Vamos ver como resulta. Cumprimentos, Alexandre Carvalho ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
LOGISBURG Publicado: Junho 29, 2007 Publicado: Junho 29, 2007 Bom dia, Experimenta ver se arranjas os fertilizantes na Vaz Pereira (cerca de 2 KM do Leroy Merlin (ic19 sintra)). Foi lá que arranjei os meus, comprei em embalagens de 1 Kg, e praticamente só gastei o KCL. Os restantes, estão relativamente bem. NH3 a 5 PO4 a 0,1 Logisburg
Alexandre Carvalho Publicado: Junho 29, 2007 Autor Publicado: Junho 29, 2007 Bom dia, Experimenta ver se arranjas os fertilizantes na Vaz Pereira (cerca de 2 KM do Leroy Merlin (ic19 sintra)). Foi lá que arranjei os meus, comprei em embalagens de 1 Kg, e praticamente só gastei o KCL. Os restantes, estão relativamente bem. NH3 a 5 PO4 a 0,1 Logisburg Olá Logisburg, Tambem estás a seguir o plano PPS-Pro? Já agora, uma vez que não conheço muito bem a zona, poderias detalhar um pouco mais as direcções, e já agora quanto te custaram os quimicos lá? ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
LOGISBURG Publicado: Julho 3, 2007 Publicado: Julho 3, 2007 Olá Logisburg, Tambem estás a seguir o plano PPS-Pro? Já agora, uma vez que não conheço muito bem a zona, poderias detalhar um pouco mais as direcções, e já agora quanto te custaram os quimicos lá? Ando com dificuldades em manter o nivel de Fosfatos, mas eu penso que é por excesso de materiais filtrantes no meu filtro, mas não estou com vontade de lhe mexer, está assim a cerca de quatro meses, quando o abrir daqui a um mês ou dois retiro 2 Kg de Zeolith o filtro tem 4Kg. Ficou-me em 17,70€ tudo (1KG de KCL, 1 de Dihidrogenofosfato de Potassio, 1 de Nitrato de Potassio) o nitrato é cerca de 3€ Kg os outros andam a volta dos 6€, é melhor encomendares primeiro, caso contrario tens que ficar a espera que te façam as embalagens e pode ser demorado. Vaz Pereira, Rua das Maçarocas, Nº18 Abrunheira Tel 219 250 244 (Fica numa perpendicular a direita depois das bombas da Repsol, para quem vem do IC19) Já lá fui há cerca de um ano, é ali na zona. Logisburg
Recommended Posts