Recommended Posts

Publicado

Boas, recentemente interessei-me por este passatempo e decidi a montar um ca em casa.

Apos fazer as medicoes fiz este esboço

proaqua1od2.png

Estava a pensar colocar o vidro com 12 mm espessura

Estrutura do movel seria de aco inoxidavel, o revestimento exterior seria de carvalho

Furar a base do aquario em 4/6 pontos para colocar os tubos dos filtros exteriores/iluminacao,etc

Equipamento:

EHEIM professionel 3 2080

EHEIM Thermo filter professionel II 2128

T5 4x54 wats

+-500 litros capacidade

Usando os 2 filtros devo ter quantos furos no fundo do aquario? e com que disposicao?

Acham que é possivel mandar construir um aquario com o fundo furado sem haver derrames? se sim onde?

É necessario mais alguma coisa que me esteja a esquecer?

Que espessura deve ter as barras de aço para suportar o peso?

Antes de fazer asneira , peço aos veteranos que me deem opinioes e o que devo mudar e se o projecto é ou nao viavel tal como o imaginei.

Obrigado

Publicado:

Esse esquema dos buracos para os filtros é que estou a achar estranho... Explica lá isso melhor sff cabecadura

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Esse esquema dos buracos para os filtros é que estou a achar estranho... Explica lá isso melhor sff cabecadura

Pelo q percebi a ideia é passar os tubos directamente de dentro do movel para o aqua... para q os tubos nao contornem o vidro do aqua... n é??

Axo q com esses furos vais tirar ressistencia do vidro... apesar de ser de 12mm como referes..

Sinceramente nao sei se é 1 ideia viavel...

CUMPS

Cumps

Publicado:

De facto tambem tinha essa questao da resistencia do vidro com aqueles furos todos e antes de gastar $$$ é melhor ver bem se a coisa pode ou nao ser feita

Neste novo esquema, tenho 2 vidros na diagonal em cada canto de tras, sendo o vermelho mais baixo que o nivel da agua e o verde mais alto que o nivel da agua, estando o aqua furado atras do vidro assinalado a verde.

Deste modo nao so evito infiltracoes na parte electrica que irá ficar no movel como na zona que separa o vermelho do verde (2 cantos) posso por um aquecedor e o bocal de succao do filtro (eheim 2080) , proporcionando aquecimento mais homogeneo do aqua.

O segmento verde sera de vidro e o vermelho um espelho de modo a ocultar os fios/equipamento e dar um aspecto de profundidade.

aquav2hs2.jpg

Agora surgiu-me uma duvida sobre se o vidro vermelho (espelho) devera ser furado em baixo e protegido por uma rede para o bocal sugar a agua que esta no fundo do aquario(neste caso ambos os vidros vermelho e verde sao da mesma altura) ou se nao faz diferença e pode ser a agua que se encntra a superficie(vidro vermelho mais baixo que o verde tal como o esquema indica)

Obrigado

Publicado:

A tua ideia pode ser uma ideia mt boa... mas repara nestes pontos... teres o filtro a trabalhar dentro um compartimento mais pequeno nao vai ser bom pq vais retirar capacidade ao filtro... e a agua nao vai ser filtrada como deve de ser.. (penso eu) e em relaçao aos espelhos para esconder tubos e o termostato... se gostas de 1 bom layout... os espelhos nao vao ser boa opcçao pois vao baralhar o layout todo com reflexos etc

Cumps

Publicado:

Eheh tamos sempre aprender

Tenho que pensar em alternativas uma vez que é imperativo que no conjunto movel+aqua+iluminacao nao haja fios por fora.

cumps

Publicado:
Eheh tamos sempre aprender

Tenho que pensar em alternativas uma vez que é imperativo que no conjunto movel+aqua+iluminacao nao haja fios por fora.

cumps

Olha 1 cena... se meteres um fundo no aqua... tipo preto ou azul escuro (meus preferidos) consegues esconder os fios todos... em relaçao aos tubos e termostatos... apenas tens de jogar com o layout do aqua para esconder ao maximo o material...

Cumps

Publicado:

Mete uma sump.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Vão porreiro :wacko:

Com a sump escusas de andar a esburacar o aquário todo, poupas em filtros e só ficas com uma coluna seca.

Antes demais que peixes estás a pensar colocar? É que se forem peixes de grande porte a sump vai ser insuficiente. Uma bomba de circulação ou um filtro interno são um bom complemento.

Publicado:

A ideia era colocar peixes de pequeno porte, pacificos.

Como atraccao principal esclheria um grupito de escalares medios (10-12 cm cada)

A sump assusta-me para ser sincero, ja vi fotos daquilo e creio que nao sou capaz de montar uma coisa daquelas em condicoes, e nao sei ate que ponto sera melhor que um filtro externo para os peixes que pretendo.

Tive a pensar melhor aqui nas vossas opinioes e refiz o esquema evitando furar , usando o movel para esconder o equipamento ao maximo.

v5vf6.jpg

Julgo que assim nao terei problemas com a resistencia do vidro, tendo so que conceber um movel adequado.

Assim posso usar um filtro externo ou uma sump dependendo do que tiver mais vantagems para mim.

cumps

Publicado:

Consegues sempre esconder as tubagens dos filtros com plantas, troncos ou pedras.

Publicado:
Boas, eu vou montar um aquario com 200/50/60 entretanto e vou meter com sump, tou a pensar em furar o aquario no fundo tambem. Penso que nao haja problemas. estarei enganado?

Boas, furar o aqua podes sempre mas sabes q os furos tiram resistencia ao vidro dos aquas..

Se vao querer furos... optem por um boa espessura de vidro.. para compensar a perda de resistencia do vidro

CUMPS

Cumps

Publicado:

Yá o Johnny tem razão, a vegetação oculta é mais simples, escolheres bom material para que os ruidos nocturnos e não meter a vibração para o armário, coitados dos peixes ficam com os sensores todos trocados!!! pior que nos com os copos e cores de cabeça com o vizinho a martelar. :D

O mais simples é satisfaz para nao dizer

que técnicas estão mais do-que estudadas e a com mais saída foi a mais simples e económica dai podes por umas quantas tubagens de 4mm que melhoras é o fluxo...

Vais dando notícias como optas-te etc e o desenvolvimento e algumas fotos sempre mais ideias!!!!!!!

Fala comigo sem restrições !!!

Speaks with me without restrictions !!!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!