Dopamind Publicado Maio 18, 2007 Publicado Maio 18, 2007 Boas tarde people.. Acabei de receber o kit de Co2 da Aquaristic, e a minha questão é como se controla a quantidade de Co2. O kit traz o reactor, mas não tem um contador de bolhas. O meu aqua é de 50litros e tem muitas plantas Cumps Gonçalo Citar
Fausto Vicente Publicado: Maio 19, 2007 Publicado: Maio 19, 2007 (editado) 1º fechas a valvula de agulha 2º abres a valvula primaria do redutor. 3ºSem o reator ligado, metes a mangueira dentro do aqua, ou um copo de agua, por exemplo, e controlas as bolhas, abrindo gradualmente a valvula de agulha. 4º Ligas o reactor e voilá. Dois conselhos. Compra ou faz um contador de bolhas: é de uma utilidade enormissima e custa 1/2 duzia de tostoes. Aconselho vivamente o uso de valvulas magneticas na linha do co2:são caras, mas compensam. Eu tenho uma botija de co2 de 2 quilos, a bombar há mais de uma ano (fez dia 4 de Abril um ano) numa cadência de cerca de 1 bolha/segundo. A valvula electromagnetica está ligada aos temporizadores da calha, pelo que quando esta está desligada, também há corte ao co2. A controlar a abertura e corte da valvula manualmente, garanto que o rendimento é inferior, mesmo sem contar com possiveis 'acidentes' de manuseio. cumps Fausto Editado Maio 19, 2007 por Fausto Vicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
aquapego Publicado: Maio 20, 2007 Publicado: Maio 20, 2007 1º fechas a valvula de agulha2º abres a valvula primaria do redutor. 3ºSem o reator ligado, metes a mangueira dentro do aqua, ou um copo de agua, por exemplo, e controlas as bolhas, abrindo gradualmente a valvula de agulha. 4º Ligas o reactor e voilá. Dois conselhos. Compra ou faz um contador de bolhas: é de uma utilidade enormissima e custa 1/2 duzia de tostoes. Aconselho vivamente o uso de valvulas magneticas na linha do co2:são caras, mas compensam. Eu tenho uma botija de co2 de 2 quilos, a bombar há mais de uma ano (fez dia 4 de Abril um ano) numa cadência de cerca de 1 bolha/segundo. A valvula electromagnetica está ligada aos temporizadores da calha, pelo que quando esta está desligada, também há corte ao co2. A controlar a abertura e corte da valvula manualmente, garanto que o rendimento é inferior, mesmo sem contar com possiveis 'acidentes' de manuseio. cumps Fausto Olá Fausto! Primeiro tenho que pedir desculpa ao Dopamind por ter aproveitado o seu tópico para te fazer a seguinte questão, mas penso que está no contexto: "... uma gota por segundo.." . Esta regra aplica-se tanto a um aquário pequeno como a um grande? Penso que não, mas agradecia a tua opinião. O meu aquário tem 300 litros (NET) e a superfície de evaporação é de 120cm X 50cm. Qual o número de gotas/segundo que aconselhavas? O kit da Aquaristic de 2Kg com válvula solenóide é de boa qualidade? Claro que só podes responder se tiveres, ou se já comentaste com alguém do fórum. Tenho um difusor da Eheim (não está a funcionar porque não funciona com CO2 caseiro)e já está dentro do aquário. O que achas da sua qualidade? Obrigado Um Abraço Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Godlike Publicado: Maio 20, 2007 Publicado: Maio 20, 2007 Olá Fausto! Primeiro tenho que pedir desculpa ao Dopamind por ter aproveitado o seu tópico para te fazer a seguinte questão, mas penso que está no contexto: "... uma gota por segundo.." . Esta regra aplica-se tanto a um aquário pequeno como a um grande? Penso que não, mas agradecia a tua opinião. O meu aquário tem 300 litros (NET) e a superfície de evaporação é de 120cm X 50cm. Qual o número de gotas/segundo que aconselhavas? O kit da Aquaristic de 2Kg com válvula solenóide é de boa qualidade? Claro que só podes responder se tiveres, ou se já comentaste com alguém do fórum. Tenho um difusor da Eheim (não está a funcionar porque não funciona com CO2 caseiro)e já está dentro do aquário. O que achas da sua qualidade? Obrigado Um Abraço Carlos Salgueiro. O pessoal q tem os CO2 da aquaristic nao se têm queixado... eu ainda estou a espera do meu Em relação ao difusor da eheim... nao vai ser suficiente, pois tens 1 aqua com uma litragem elevada... axo q devias optar por 1 reactor externo de CO2... procura na secção DIY q está lá trabalhos mt bons... e o preço final fica mt em conta Citar Cumps
Fausto Vicente Publicado: Maio 20, 2007 Publicado: Maio 20, 2007 O meu nao comprei na aquaristic, mas noutra loja alemã, a Lunapet. Na altura em que o comprei, havia uma boa diferença de preços, com vantagem para a Luna. Agora a aquaristic baixou muito os preços e é muito mais vantajoso os deles. Contudo, quer-me parecer que se não é o mesmo sistema/marca, é muito parecido, sendo que estamos a falar das linhas brancas de cada loja on-line. Quanto á cadência, é normal que sendo a litragem mais elevada, à partida necessitarás de um maior 'caudal', chamemos assim, de co2. Más é só à partida, pois na realidade o co2 depende directamente, não só da litragem (que vai definir a sua concentração), mas das plantas que tens, da luz que disponibilizas e dos nutrientes que se encontram na agua do aquario. Dito de outra maneira: co2, luz e nutrientes são 3 factores que devem estar em equilibrio e de acordo com a flora presente em determinada quantidade de agua - de falta umdeles ous outros não irão ser devidamente aproveitados. Isto tudo para dizer que não hà uma cadencia estabelecida para aqui ou ali: aconselho-te a que, a partir da bitola de uma bolha/segundo, vás observando o desenvolvimento das plantas, e depois testas, aumentando ou diminuindo conforme veres que está a desnvolver melhor ou pior... Quanto à qualidade, pois ñada tenho a apontar, não sei o que os sistemas de marca têm mais do que estes para custarem o triplo... Por último, quanto ao difusor. Em aquas de grande litragem, aconselho o reactor externo, por parece-me a mim ser mais eficaz, dissolvendo e espalhando melhor o co2 em grandes areas.. Abraço Fausto Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Windrider Publicado: Maio 20, 2007 Publicado: Maio 20, 2007 Olá. No meu caso, parece que consegui finalmente equilibrar o ph nos 6,8 com 75 bolhas/minuto para 600l, com reactor. É certo que para mim o essencial não são as necessidades das plantas (se não se derem melhor, dão-se pior), mas sim a estabilidade do ph. Aliás, faz tempo que ando a ver se arranjo um controlador a bom preço, para ficar sossegado relativamente a eventuais decréscimos significativos de ph provocados pelo CO2. Tenho, como o Fausto, uma solenóide ligada ao temporizador da iluminação e queria ligar também o controlador, de maneira a, adicionalmente à temporização, desligar o CO2 abaixo de 6,8 e ligá-lo acima de 7,0. Abraços PBL (já agora alguém boas experiências com controladores de ph? Recomendam que marca e modelo?) (eu tenho andado a olhar para o Tunze, mas é caro, caro, caro...) Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Recommended Posts