Novo Sistema De Co2 De Garrafa


Recommended Posts

Boas tarde people..

 

Acabei de receber o kit de Co2 da Aquaristic, e a minha questão é como se controla a quantidade de Co2.

O kit traz o reactor, mas não tem um contador de bolhas.

 

O meu aqua é de 50litros e tem muitas plantas

 

 

Cumps

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º fechas a valvula de agulha

2º abres a valvula primaria do redutor.

3ºSem o reator ligado, metes a mangueira dentro do aqua, ou um copo de agua, por exemplo, e controlas as bolhas, abrindo gradualmente a valvula de agulha.

4º Ligas o reactor e voilá.

 

Dois conselhos.

 

Compra ou faz um contador de bolhas: é de uma utilidade enormissima e custa 1/2 duzia de tostoes.

 

Aconselho vivamente o uso de valvulas magneticas na linha do co2:são caras, mas compensam. Eu tenho uma botija de co2 de 2 quilos, a bombar há mais de uma ano (fez dia 4 de Abril um ano) numa cadência de cerca de 1 bolha/segundo. A valvula electromagnetica está ligada aos temporizadores da calha, pelo que quando esta está desligada, também há corte ao co2.

A controlar a abertura e corte da valvula manualmente, garanto que o rendimento é inferior, mesmo sem contar com possiveis 'acidentes' de manuseio.

 

cumps

Fausto

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º fechas a valvula de agulha

2º abres a valvula primaria do redutor.

3ºSem o reator ligado, metes a mangueira dentro do aqua, ou um copo de agua, por exemplo, e controlas as bolhas, abrindo gradualmente a valvula de agulha.

4º Ligas o reactor e voilá.

 

Dois conselhos.

 

Compra ou faz um contador de bolhas: é de uma utilidade enormissima e custa 1/2 duzia de tostoes.

 

Aconselho vivamente o uso de valvulas magneticas na linha do co2:são caras, mas compensam. Eu tenho uma botija de co2 de 2 quilos, a bombar há mais de uma ano (fez dia 4 de Abril um ano) numa cadência de cerca de 1 bolha/segundo. A valvula electromagnetica está ligada aos temporizadores da calha, pelo que quando esta está desligada, também há corte ao co2.

A controlar a abertura e corte da valvula manualmente, garanto que o rendimento é inferior, mesmo sem contar com possiveis 'acidentes' de manuseio.

 

cumps

Fausto

 

Olá Fausto!

 

Primeiro tenho que pedir desculpa ao Dopamind por ter aproveitado o seu tópico para te fazer a seguinte questão, mas penso que está no contexto: "... uma gota por segundo.." . Esta regra aplica-se tanto a um aquário pequeno como a um grande? Penso que não, mas agradecia a tua opinião. O meu aquário tem 300 litros (NET) e a superfície de evaporação é de 120cm X 50cm. Qual o número de gotas/segundo que aconselhavas?

O kit da Aquaristic de 2Kg com válvula solenóide é de boa qualidade? Claro que só podes responder se tiveres, ou se já comentaste com alguém do fórum. Tenho um difusor da Eheim (não está a funcionar porque não funciona com CO2 caseiro)e já está dentro do aquário. O que achas da sua qualidade?

 

Obrigado

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fausto!

 

Primeiro tenho que pedir desculpa ao Dopamind por ter aproveitado o seu tópico para te fazer a seguinte questão, mas penso que está no contexto: "... uma gota por segundo.." . Esta regra aplica-se tanto a um aquário pequeno como a um grande? Penso que não, mas agradecia a tua opinião. O meu aquário tem 300 litros (NET) e a superfície de evaporação é de 120cm X 50cm. Qual o número de gotas/segundo que aconselhavas?

O kit da Aquaristic de 2Kg com válvula solenóide é de boa qualidade? Claro que só podes responder se tiveres, ou se já comentaste com alguém do fórum. Tenho um difusor da Eheim (não está a funcionar porque não funciona com CO2 caseiro)e já está dentro do aquário. O que achas da sua qualidade?

 

Obrigado

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

O pessoal q tem os CO2 da aquaristic nao se têm queixado... eu ainda estou a espera do meu cabecadura

 

Em relação ao difusor da eheim... nao vai ser suficiente, pois tens 1 aqua com uma litragem elevada... axo q devias optar por 1 reactor externo de CO2... procura na secção DIY q está lá trabalhos mt bons... e o preço final fica mt em conta

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu nao comprei na aquaristic, mas noutra loja alemã, a Lunapet. Na altura em que o comprei, havia uma boa diferença de preços, com vantagem para a Luna. Agora a aquaristic baixou muito os preços e é muito mais vantajoso os deles. Contudo, quer-me parecer que se não é o mesmo sistema/marca, é muito parecido, sendo que estamos a falar das linhas brancas de cada loja on-line. Quanto á cadência, é normal que sendo a litragem mais elevada, à partida necessitarás de um maior 'caudal', chamemos assim, de co2. Más é só à partida, pois na realidade o co2 depende directamente, não só da litragem (que vai definir a sua concentração), mas das plantas que tens, da luz que disponibilizas e dos nutrientes que se encontram na agua do aquario.

Dito de outra maneira: co2, luz e nutrientes são 3 factores que devem estar em equilibrio e de acordo com a flora presente em determinada quantidade de agua - de falta umdeles ous outros não irão ser devidamente aproveitados.

 

Isto tudo para dizer que não hà uma cadencia estabelecida para aqui ou ali: aconselho-te a que, a partir da bitola de uma bolha/segundo, vás observando o desenvolvimento das plantas, e depois testas, aumentando ou diminuindo conforme veres que está a desnvolver melhor ou pior...

 

Quanto à qualidade, pois ñada tenho a apontar, não sei o que os sistemas de marca têm mais do que estes para custarem o triplo...

 

Por último, quanto ao difusor.

Em aquas de grande litragem, aconselho o reactor externo, por parece-me a mim ser mais eficaz, dissolvendo e espalhando melhor o co2 em grandes areas..

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

No meu caso, parece que consegui finalmente equilibrar o ph nos 6,8 com 75 bolhas/minuto para 600l, com reactor.

É certo que para mim o essencial não são as necessidades das plantas (se não se derem melhor, dão-se pior), mas sim a estabilidade do ph.

Aliás, faz tempo que ando a ver se arranjo um controlador a bom preço, para ficar sossegado relativamente a eventuais decréscimos significativos de ph provocados pelo CO2.

Tenho, como o Fausto, uma solenóide ligada ao temporizador da iluminação e queria ligar também o controlador, de maneira a, adicionalmente à temporização, desligar o CO2 abaixo de 6,8 e ligá-lo acima de 7,0.

Abraços

PBL

 

(já agora alguém boas experiências com controladores de ph? Recomendam que marca e modelo?)

(eu tenho andado a olhar para o Tunze, mas é caro, caro, caro...)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.