Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal.

Adquiri um aqua de 62x36x31..Ainda nao tenho muitas plantas( apenas 2), mas queria plantar mais umas quantas, mas não muito exigentes.

Ja estou a pensar comprar um sistema de CO2.

Mas pelo que ja li, tambem é muito importante a iluminaçao.

A lampada que veio no aqua é de 16W, obvio muito fraca.

Sei que devo ter pelo menos 42W.o que não sei é que tipo de lampada comprar, se basta ir a hipermercado ou loja de bricolage e comprar uma lampada que diga la 42W.

Existem lampadas melhores que outras?umas mais economicas?

o que comprar? Que seje economico e suficiente para o meu aqua

Cumps

Editado por mulato
Publicado:

Olá,

isso não é assim tão fácil; a calha onde está a tua lâmpada está preparada para esse tipo de lâmpadas, e não vais lá poder pôr nenhuma outra. Para alterar isso, tens que alterar a calha. Procura na secção DIY que há vários projectos.

Agora, se queres plantas pouco exigentes em termos de lux, género fetos e musgo de java, anúbias... não precisas de mais luz!

boas

Nuno

Publicado:

eu nao queria era alterar o sitiu onde esta a lampada..pk é proprio do aqua e encaixa na perfeição. se meter uma lampada mais forte implica ser mais comprida?

Publicado:

ola mulato o que eu costumo fazer é fazer uma tampa para o aqua nova em madeira com um bocado de jeito e paciencia tb consegues e aí dá para pores qualquer tipo de lampada que quiseres as mais faceis serão as E27 as vulgares de casquilho economizadora tenho tido bons resultados com elas desde que sejam de 6400K procura na secção DIY...

Publicado:

sim, podes pôr dessas, toma atenção para usares as que disserem 6400K (ou semelhante), são as mais indicadas para aquários; as soft tone, que dão uma luz amarelada, não são boas.

Mas o casquilho é diferente do que já tens não é?! Alguma alteração à tampa vais ter que fazer. Vê no DIY.

Publicado:
yaya, o casquilho é diferente..sabes me dizer qual as mais economicas?

as parecidas com esse link que puseste. Com T=6400K ou perto disso.

Claro que o ideal era usar lâmpadas que ficam ao comprido (como os tubos ou PLL), em vez dessas fluorescentes compactas que vão concentrar a luz nalguns sítios e deixar outros mais escuros, mas dá mais trabalho, tens que andar com balastros e coisas;

olha, digo pela última vez, na secção de DIY há projectos com ambas as alternativas, vai lá ver, que estas dúvidas ficam todas esclarecidas e ainda por cima apanhas ideias que ajudam imenso.

Publicado:

Agora surgiu-me a mim uma duvida, para usar essas lâmpadas não é preciso balastro? Ou isso é só para as ditas lâmpadas de tubo?

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado:
Agora surgiu-me a mim uma duvida, para usar essas lâmpadas não é preciso balastro? Ou isso é só para as ditas lâmpadas de tubo?

Para lampadas E27, as que temos estado a falar, so precisam de casquilho.

montei agora 2 de 20W, e o aqua ficou completamente diferente. muito mais bonito

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!