Fertilização Líquida Da H.a.


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Agradecia a ajuda de todos, principalmente quem fertiliza plantados com produtos da Horizonte Aquático.

 

O aquário tem 1 mês de maturação, as plantas já cresceram bastante e penso que está na altura de fertilizar, por conseguinte agradecia as vossas dicas para não estragar aquilo que para já não me parece estar mal. Vou para já deixar aqui os valores da água para uma melhor análise:

 

pH - 6,8

 

NH3/NH4 - 0

 

NO2 - 0

 

NO3 - 10

 

PO4 - 0,25

 

Cu - 0

 

Fe - 0

 

GH - 6

 

KH - 4

 

Tenho 160W para 300 litros de água

Temperatura: 26ºC

 

Fetilizantes que adquiri: Ferro2+G / NK / K / Mg / Micro+ / PO4.

 

Fotos, gostaria de colocar mas ainda não "atinei" bem com o processo cabecadura ,já me registei no Photobucker e já importei algumas fotos, agora falta enviá-las para o fórum...

 

A questão é: que nutrientes devo já adicionar e em que quantidades?

 

Obrigado a todos.

 

Um ABRAÇO

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

Bem do que eu aprendi em relação ás fertilizações é, guiamo-nos nos primeiros tempos pelos testes de PO4 e No3 pra saber o que temos falta na coluna de água assim conseguimos saber +/- quanto colocar de cada Macro e micro- nutrientes...

 

em relação aos micronutrientes(micros+), eu uso os da Horizonte aquatico com o complemento do ferro2+, em relação a magnesio e calcio, como sou do algarve estou mto bem servido...

 

em relação aos macros, uso DIY que tambem comprei na HA ao peso os compostos: KH2PO4, KCl, KNO3, bom como tu ja compraste os NK, K e PO4 tens de te guiar pelo que eles dizem de cada um desses fertilizantes...

 

resumidamente, os valores Ideais pra um plantado é:

 

 

PO4 entre os 0.5 e 1 ppm

NO3 entre os 5-15 ppm

K entre os 25-30

 

 

Apartir dos testes vais ver quanto as plantas precisam por dia, ou seja, fazes os testes antes das luzes acenderem, e depois começas por adicionar entres esses valores ideais um valor nao mto alto, pra tambem nao começar a partir a loiça toda!!!

Depois no dia seguinte o mesmo, e ves quanto elas consumiram, depois sabes mais ou menos de dia pra dia como ajustar os niveis de cada nutriente...

 

como faço e como aprendi(com um grande mestre :( ) resume-se a:

 

se fertilizar com 1 ppm de PO4

adiciono 10 de K

 

se adicionar 5 ppm de NO3

adiciono 10 de K

 

 

Por outro lado se adicionar 10ppm de NO3 apenas adiciono 20ppm de k(no total) e nao 30ppm de K (20ppm de K do NO3 e 10ppm de K do PO4), porque se tenho la pelo menos 5ppm de No3 talvez tenha algum potassio, pk se adicionasse logo os 30ppm de K podia passar pra valores mto altos de K (Potassio)

 

Depois tudo tem haver tambem com a quantidade de Co2 que injectas e a Luz que tens!!!

muita atençao devemos fertilizar sempre olhando pras plantas, vendo o que necessitam porque cada aquario é um aquario... e consoante as carencias ou excessos ves a quantidade que deves aplicar por dia!!!

 

cumprimentos

Abraços

DL

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

Bem do que eu aprendi em relação ás fertilizações é, guiamo-nos nos primeiros tempos pelos testes de PO4 e No3 pra saber o que temos falta na coluna de água assim conseguimos saber +/- quanto colocar de cada Macro e micro- nutrientes...

 

em relação aos micronutrientes(micros+), eu uso os da Horizonte aquatico com o complemento do ferro2+, em relação a magnesio e calcio, como sou do algarve estou mto bem servido...

 

em relação aos macros, uso DIY que tambem comprei na HA ao peso os compostos: KH2PO4, KCl, KNO3, bom como tu ja compraste os NK, K e PO4 tens de te guiar pelo que eles dizem de cada um desses fertilizantes...

 

resumidamente, os valores Ideais pra um plantado é:

PO4 entre os 0.5 e 1 ppm

NO3 entre os 5-15 ppm

K entre os 25-30

Apartir dos testes vais ver quanto as plantas precisam por dia, ou seja, fazes os testes antes das luzes acenderem, e depois começas por adicionar entres esses valores ideais um valor nao mto alto, pra tambem nao começar a partir a loiça toda!!!

Depois no dia seguinte o mesmo, e ves quanto elas consumiram, depois sabes mais ou menos de dia pra dia como ajustar os niveis de cada nutriente...

 

como faço e como aprendi(com um grande mestre :) ) resume-se a:

 

se fertilizar com 1 ppm de PO4

adiciono 10 de K

 

se adicionar 5 ppm de NO3

adiciono 10 de K

Por outro lado se adicionar 10ppm de NO3 apenas adiciono 20ppm de k(no total) e nao 30ppm de K (20ppm de K do NO3 e 10ppm de K do PO4), porque se tenho la pelo menos 5ppm de No3 talvez tenha algum potassio, pk se adicionasse logo os 30ppm de K podia passar pra valores mto altos de K (Potassio)

 

Depois tudo tem haver tambem com a quantidade de Co2 que injectas e a Luz que tens!!!

muita atençao devemos fertilizar sempre olhando pras plantas, vendo o que necessitam porque cada aquario é um aquario... e consoante as carencias ou excessos ves a quantidade que deves aplicar por dia!!!

 

cumprimentos

Abraços

DL

 

 

Olá Roast!

 

Existe algum método para sabermos os valores de K. Existe algum teste? Penso que não.

Estou a ver que os melhores testes é mesmo nós olharmos para as plantas e sabermos diagnosticar o que é que falta, mas isso só com a experiência.

 

Obrigado

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!

haver teste há, mas so no estrangeiro, pelo menos nunca vi a venda em portugal, e é muito caro..

em relação á melhor maneira axo que é mesmo é conheceres o teu aqua, pk normalmente as plantas costumam consumir sempre ou quase sempre a mesma quantidades de Nutrientes por dia, mas claro a as excepçoes, por exemplo quando fazemos uma poda, ou quando mostram sinais de carencia, é pk algo nao está bem...

 

Cumps

Abraços

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas aquapego!!!

ha muita gente q fertiliza com HA, como o Bernardo gordo, O luis Fortunato etc etc.... eles é q n se acusaram...

ihhihi

mas e qual é a tua duvida???

cumps

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E o que é que queres que eu te diga?

Que fertilizo com Ferro da HA e que nunca tive problemas? Pronto... já está banana rock

 

Eu nem tenho teste de Ferro... o que é que vou contribuir para esta discussão?

 

Que parâmetros de nutrientes devemos manter nos nossos aquários plantados, já existem dezenas de tópicos espalhados pelo Fórum. Que não os tenham lido é outra história.

 

Já foi explicada uma data de vezes como fertilizar com Potássio sem o auxílio de um teste...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais