Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho 2 aquarios à cerca de 2 semanas com agua, pedras e troncos, sabado passado meti as plantas e na segunda meti num deles 2 casais de guppies e no outro 1 casal de trichogasters, hoje de manha estava 1 guppie morta e fui logo fazer testes a agua, no aquario dos guppies que leva 40L os parametros da agua eram:

PH- 7.4

Nitritos- 0

Amonia- 0

GH- 6

KH- 6

Achei estranho não ter amonia nem nitritos porque até nem tem muitas plantas, apenas uns pes de elodia, bem sei que levou uns 10 litros dum aquario ja ciclado, entao penso que a guppie morrei porque ja veio doente da loja (a loja nao e la muito de confiança mas adorei a guppie e resolvi arriscar, era femea e tinha uns tons de azulado e a cauda vermelha)

O aquario de 100L os parametros são:

PH- 7

Amonia- 0

Nitritos- 1.6 (muito alto eu sei, vai levar nitrivec)

GH- 6

Kh- 4

Neste aquario os trichogaster estão tripando, passam o tempo todo escondidos e mal sentem alguem começam a nadar a alta velocidade pelo aquario a fora e dao altos batentes no vidro que até me faz impressao.

Tou começando a ficar assustada com eles, até acho que ficam zonzos durante algum tempo depois de baterem contra o vidro.

Que devo fazer????

PS: Desculpem o tamanho do post

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Só falta dizeres a que temperatura estão os aquarios,

mas realmente com esses valores e se a temperatura estiver ok parece estranho...

:oops::?:?:?

PEACE !!!

barras.gif

Publicado:

Boas.

A saga continua, ontem apercebi-me de pequenas coisas no meu aquario de 100L que nao gostei nada...

Se bem que neste aquario acrescentei 1 casal de platys (a ver se a companhia fazia bem aos trichogasters) e ate agora estao bem, comeme bem, os trichogaster é que continuam psicos.

Aqui vai as fotos

tronco.jpg

Tem um aspecto gelatinoso, este tronco levou altas esfregadelas, mas isto nao saiu.

mangueira.jpg

Toda a mangueira do filtro tem estes pontinhos, outra coisa que nao percebo.

pontinhos.jpg

Não pensem que isto e sujeira da parte de fora do aquario, é dentro e são umas coisinhas brancas que estao pregadas no vidro do aquario que ate mexam com a corrente da agua.

anubia.jpg

E a minha anubia parece que tem po em cima e ta a ficar com a folha corroida.

Bem com isto tudo penso que o meu aquario foi invadido por extra terrestres... :):evil::evil:

Preciso de ajuda urgente!!!!!!!! Que ei de fazer com este aquario???????

Publicado:

oi Gatinha,

Olha como te tenho dito a morte dos guppies é uma coisa natural, são peixes que na minha opinião têm que ter aquarios pequenos, populados exclusivamente por guppies(podem ter umas molinésias ou umas espadas), agua com umas valentes colheradas de sal etc... Quanto às coisas esquisitas que te andam a aparecer dá-me a sensação q é excesso de luz... qto tempo tens as luzes ligadas?

Cumps

André

Publicado:

Boas.

Excesso de luz nao há de ser, tenho 60W ligados 10h por dia.

Eu acho que sao ET's :)

Mas a serio tou a ficar preocupada.

Publicado:
Olha como te tenho dito a morte dos guppies é uma coisa natural, são peixes que na minha opinião têm que ter aquarios pequenos, populados exclusivamente por guppies(podem ter umas molinésias ou umas espadas), agua com umas valentes colheradas de sal etc...

Discordo totalmente. Qualquer espécie de peixe vê beneficiadas as suas condições de vida quanto maior for o aquário onde vive. Não compreendo porque considera os guppies melhor aptos a sobreviver em aquários pequenos. Esta noção é tão errada para guppies como, por exemplo, para os pobres bettas confinados a viver em copos...

Por outro lado é de realçar que os guppies são verdadeiros peixes comunitários, não deve existir espécie que se sinta ameaçada ao lado destes simpáticos peixes. Muito pelo contrário, os guppies são vítimas frequentes, nunca o contrário. Se era nesta perspectiva que sugeria o "isolamento" dos guppies, então estou de acordo.

É verdade que os guppies são peixes de água salobra, mas verifico que a sua resistência sai reforçada geração após geração no caso de guppies criados em água doce. Um guppie de boa saúde criado em água doce suporta os dois ambientes sem problemas, sendo inclusivamente mais tolerante a erros do aquariófilo. Um guppie criado em água salobra, parece ficar mais vulnerável quando colocado em água doce. Colocar sal nos aquários começa a ser um capricho, uma espécie de "remédio milagroso". Quanto a mim é apenas tapar o sol com uma peneira.

Mas voltando ao tema do tópico, caso evidente de "tapar o sol com uma peneira" é o descrito pela user "GatinhaK|da" . Se os Nitritos estão a 1.6, porquê recorrer a Nitrivec? A atitude correcta será efectuar as devidas trocas de água e um controle apertado da qualidade desta durante os próximos dias com o fim de encontrar a fonte dos problemas. Tratar com Nitrivec só vai remediar o problema no imediato, não o vai resolver. Deverá verificar cuidadosamente o filtro (será o mais adequado? estará a ter a manutenção devida?), as plantas (há folhas mortas? o substracto será o mais adequado?), a iluminação (as lâmpadas têm mais de 6 meses? terão a potência adequada às espécies de plantas que tem?), os peixes (há peixes mortos? há peixes a mais para a capacidade do aquário?), etc. Dá um pouco de trabalho mas... a aquariofilia é um hobbie que requer dedicação e paciência.

:lol:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Olá Gatinha!

Essa anubia está a precisar de um Oto. Affinis e o resto do aquário de algumas corydoras. Por acaso tens estes peixes?

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas.

Acho que ninguem percebeu que o aquario esta a ciclar?????

Eu nao vou encher o aquario se ele ainda ta ciclando, e como ainda nao esta ciclado, acho que e normal os nitritos estarem um pouco alto, por isso utilizar nitrivec para acelerar o ciclo.

Quando o aquario estiver ciclado é obvio que vou meter ottocinclos e corydoras.

O filtro é suficiente, é 1 eheim 2213 e as luzes nao têm sequer 1 mes.

O aquario agora esta com 1 casal de trichogasters e 1 casal de platys.

A anubia nao necessita apenas de um ottocinclo, pois a folha esta a ficar "rota"

O substrato é o sera floredeport.

Publicado:

Olá Gatinha!

Ahhh ok

Mas olha que as anubias gostam de um ph até 7.0.....Pode ser o teu ph de 7.4 estar a estragar tudo...

Vai dando noticias...

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas.

O PH onde estao as anubias ja vai em 7, deve ser devido aos troncos.

O aquario de 40L é que tem ph de 7.4.

E quanto ao resto ninguem me pode dar nenhuma ajuda????

Publicado:

Olá Gatinha, no meu entender , essa camada de pontos brancos no vidro pode resultar de duas coisas, ou são bactérias com falta de sitios onde se fixar , dai que se estejam a depositar nos vidros, ou então são algum tipo de algas que se estão a formar devido a um excesso de matéria orgânica na agua, ou excesso de luz directa.. tenta averiguar possiveis causas.. penso que este seja também o problema dessas "coisas maradas" que tu tens na mangueira etc, pode ser algum tipo de algas que estejam a colonizar o aquario, experimenta mais umas plantas de crescimento rapido e reduzir o numero de horas diarias de luz, e comida? não andarás a abusar? ficando assim muitos restos?o acontece frequentemente em aquarios recentes, como é o caso do teu em que ainda não se atingiu um ponto de equilibrio, quanto á anubias isso pode ser um problema de aclimatização ás novas condições que lhe são oferecidas, por vezes é normal, perder uma ou duas folhas não será problema, se isso se mantiver se calhar era melhor mudá-la de sitio ou algo assim... Dá tempo.. num aquario a ciclar acontecem sempre episodios esquisitos , mas mais cedo ou mais tarde tudo fica normal

João

Publicado:

Boas.

Acho que vou numa maré de azar...

Hoje dei com os meus 2 otto mortos, 1 deles debaixo dum buzio que tenho pa kuhlie se esconder e outro debaixo da pedra, penso que morreram esmagados, nao percebo como é que foram la parar...

Ando a ficar muito triste e desiludida com isto :lol::lol:

Publicado:

Vamos falar português :lol: (Axo que apanhas-te esta :lol: )

Isso que tens no vidro são algas que com tempo ficam castanhas.

Se o aquario é novo é normal que tenha isso mas com o tempo desaparece.

Ja tive o mm no meu e agora ta a desaparecer.

O resto na sei o que é mas posso garantir que se tiveres calma e fazeres as mudas necessarias com os valores da nossa água vai ficar tudo oki.

A proposito de água... falaram-me que existe uma fonte quem desce para o ribeiro frio que é considerada a melhor para colocar nos aquas.

Tenho um conhecido que levou testes de varias fontes naturais para exame e ele disse que os melhores resultados eram o dessa fonte. Depois dou-te a localização mais exacta do local.

De qualquer modo a nossa água ao contrario do que se diz na comunicação social é mt boa.

Inte

Rob

Publicado:

Boas Roberto

Espero que tudo se resolva mesmo, os guppies penso que morreram devido ao sitio que foi comprado, que foi na Selva (erro imperdoavel), mas não consegui resistir aos guppies, e para quem nao sabe a selva é 1 loja de animais em que os aquarios estão em mas condiçoes, peixes doentes, etc etc, eu apenas arrisquei porque nao misturei os guppies com nenhum peixe, e o meu namorado comprou 1 betta femea que também morreu, ate apetece mandar pa cabeça dos funcionarios.

Os peixes do aquario de 100L, continuam vivos, os trichogasters já começam a aparecer e ja nao dão coices no vidro e os platy estao de perfeira saude, penso que tudo vai se resolver.

Publicado:
Acho que ninguem percebeu que o aquario esta a ciclar?????

Não quero passar por sabichão mas... se o aquário ainda está a ciclar, se os nitritos ainda estão elevados, porque começou já a colocar peixes no aquário? A minha opinião pessoal é a de que estes devem ser colocados apenas com o ciclo completo. Estão ambos os aquários (40 e 100 litros) a ciclar?

Quando o aquario estiver ciclado é obvio que vou meter ottocinclos e corydoras.

Outra questão que me confunde, no dia 8 indicou que o aquário ainda estava a ciclar (sem otocinclus ou corys), no dia 9 já tinha dois otocinclus no aquário, ambos mortos.

Ou sou eu que estou a fazer confusão ou há aqui uma salsada de informações de dois aquários distintos.

:wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Boas.

Quanto aos 2 aquarios, estão ambos a ciclar, apesar do de 40L ja nao ter amonia nem nitritos, as informaçoes que me deram e que também estive a ler, é que devemos por 2 peixes resistentes para ajudar no ciclo, so os meti apos 15 dias da montagem.

Quanto aos otto mortos, isto já e n meu outro aquario de 50L, este ja esta ciclado e os peixes estao todos muito bem, penso que os ottos morreram porque foram esmagados, é a unica coisa que me ocorre, não sei é como é que foram parar debaixo da rocha e do buzio...

Publicado:

Boas.

Um aquario com ottocinclus nao pode ter pedras?

Os meus 2 morreram debaixo duma pedra e de 1 buzio, e hoje ao chegar a casa do meu namorado fui ver os peixes e nao via o otto dele, fui ver debaixo da pedra e la estava ele morto, queria por ottos no aquario, mas ja tenho algum receio, devo tirar a pedra?

Publicado:

Olá Gatinha!

O meu aquário é carregadinho de pedras do mar, o Oto. Cinclus anda lá todo feliz de um lado para o outro a limpar, limpar, limpar, limpar limpar...

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Entao nao percebo o que lhes aconteceu, olha a sorte, foi logo a mim e ao meu namorado... e todos debaico de pedras...

As pedras que temos e de lava.

Publicado:

Ora viva :wink:

Essas coisas no tronco que dizes parecer gelatinoso... não será desovas

de caracois?

Já tive no meu tronco umas coisas gelatinosas quase transparentes com

umas pintas e como tinha alguns caracois pelo aquario (vieram com as

plantas) disseram-me q seria ovos de caracol.

Arranjei uns botia e desapareceu tudo :wink: ovos... e caracois adultos e

jovens... foi limpeza geral :D

Mas se tens o aquario a ciclar... botias não se darão muito bem ainda.

Tenta manter apenas platys e mollies enquanto todos os parametros da

agua não estabilizarem. Pq Ottos e guppies sao peixes um tanto ou

quanto sensiveis em aquarios instaveis.

Por acaso o PH desse aquario nao bai baixando ao longo do tempo?

Por exemplo entre mudanças parciais de agua? É que a folha da anubia

parece coberta com restos de comida ou excreções dos peixes.

Quantos peixes tens no total nesse aquario a ciclar? e que peixes são?

Quanto as pedras... se desconfiares que elas se deslocaram e por

isso mataram alguns peixes, podes sempre fixa-las com silicone de

aquario. No meu caso até fiz algo diferente... amarrei musgo de java

as pedras e fiz tipo uma montanha com elas... e enquanto ciclava o

aquario o musgo foi crescendo e fixou as pedras :D

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Boas.

No aquario de 100L a ciclar tenho 2 trichogasters, e no de 40L tenho 2 platys.

O otto estava num aquario ja ciclado, e penso que nao morreu de doença, mas sim esmagado.

Publicado:

Boas,

Quando me referia a isolar os guppies num aquário, como é obvio não era por ser um peixe agressivo... Toda a gente vê que não é... Simplesmente é um peixe que se deixa agredir.... e visto gostar de aguas salobras não convém misturar com outros peixes de ph's mais baixos....

Esta é a minha opinião e a de algumas pessoas com alguns anos disto, o que não quer dizer que esteja certo... porque basta o guppie nascer e crescer num aquario mais "ácido" para ser totalmente diferente... Mas olhando para a generalidade..........

cumps

André

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!