Recommended Posts

Publicado

Boas minha gente

Tou com uma duvida

o q s passa e o seguinte, tenho um casal de escalares que fez uma postura bem sucedida. mas agora tenho de preparar a artemia para os alimentar, e o problema e este, preparei uma garrafa com agua e sal marinho e pus os ovos ventilados com a respectiva bomba de ar, mas nao vejo qualquer movimento dentro da garrafa assim que desligo a bomba por uns segundos. É suposto eu ver alguma coisa a mexer? como e q eu sei que realmente eclodiram?

Fico a espera da resposta doas entendidos

Publicado:

Há quanto tempo "molhaste" os ovos? Se foi há mais de 3 dias e ainda não vez nada, é porque ou os ovos estão estragados ou colocaste poucos ovos e a artémia eclodiu mas como são poucos mal os vês :blush:

Experimenta colocar uma luz forte ao pé da garrafa.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado: (editado)
Boas minha gente

Tou com uma duvida

o q s passa e o seguinte, tenho um casal de escalares que fez uma postura bem sucedida. mas agora tenho de preparar a artemia para os alimentar, e o problema e este, preparei uma garrafa com agua e sal marinho e pus os ovos ventilados com a respectiva bomba de ar, mas nao vejo qualquer movimento dentro da garrafa assim que desligo a bomba por uns segundos. É suposto eu ver alguma coisa a mexer? como e q eu sei que realmente eclodiram?

Fico a espera da resposta doas entendidos

Sal de cozinha do mais barato que arranjares serve lindamente , se fores ali as salinas na linha até vila franca de xira é o ideal , (uma brincadeirinha) , mas , falando sério o sal de cozinha serve perfeitamente , as quantidades são as que leio em vários sitios. eu faço com artemia já preparada com MIX , compro cada embalagem 5 € com 200g , da Hobby Artemix , é deste site eu que mando vir http://www.seame.com/int/... demoram 3 semanas a entregar os pedidos . Se quiseres usar sal de cozinha , 2 colheres e meia por litro de água , é o que tenho visto dito por aí , nunca tentei , mas em breve vou tentar que tive de comprar 20ml de ovos da hobby sem sal urgente. Eu monetei um esquema de 2 garrafas ou garrafões , de 5 litros , no minimo as garrafas de 2 litros , com uma lãmpada de baixo consumo de 20w de luz branca no meio , uma caixa rectangular , com duas garrafas invertidas lá adaptadas , uma pedra em cada tampa coladas com celicone e ligação á bomba de ar, um espaço de cerca de 5 cm ás garrafas a lampada no meio , isto dá-me pra ter o suficiente pra de 2 em 2 dias se quiser mudar a garrafa e ter sempre artemia a nascer. A recolha , podes fazer de duas maneiras , com torneira e uma rede própria para apanhar a artemia e deixar seguir os ovos , a torneira pode ser uma de plástico normal que usas nas tubagens de aquário e fazes um furo , logo a seguir ao fim da inclinação vertical do gargalo da garrafa , e colocas com cola de celicone , quando necessitas de retirar artemia em quantidade , pra congelar por exemplo ... desligas o ar a luz , esperas 10 min , abres a torneira e com uma rede própria ( a hobby vende isso e com várias medidas pra vários tamanhos de crescimento de artemia , eles até vendem algas verdes se não souberes faz-las nascer para criares e alimentares a artemia e ficar grande) esvazias a garrafa e tens todas a que nasceram até 36 horas , água sempre entre os 26/28 , nunca ultrapassar os 30 , e PH acima de 8.0 , claro que o sal ajuda nisso , a iluminação constante faz nascer mais rápido as artemias , por isso em 24 horas terás algumas a nascer. Se tiveres a necessitar de alimentar urgente , pegas numa pipeta , ou num conta gotas grandinho , metes uma lãmpada por cima do topo da garrafa/garrafão de água , tipo candeeiro de secretária serve bem, desligas a ventilação , desligas a lãmpada de aquecimento de 20w e esperas 10 minutos, os ovos vazios , parte fica nas laterais da garrafa especialmente na parte diagonal até ao gargalo e muitas a boiar no topo , algumas se for uma tentativa recente até podem ser ovos que ainda não encharcaram , verás a artemia com uma cor em grupo avermelhada junto ao ponto de luz mais forte na garrafa , usas o conta gotas e pegas o que necessitas para alimentação, espero que te ajude isto , seja como for aqui não tenho foto disponivel mas posso tirar e postar o DIY de criar artemia que fiz. Acrescento esta frase de um link ( http://faq.thekrib.com/pt/live-food.html#baby-brine ) que diz as quantidades recomendadas por alguém que sabe ... de sal etc . O livro de Ed Warner sujere 3.5 colheres de sopa de sal sem iodo para cada 3.8 litros de água. Ele recomenda usar-se o sal mais barato possível. SF Bay Brand indica que se deve aumentar a dureza da água para melhorar as hipóteses de sobrevivência da artémia, portanto juntar uma pitada de bicarbonato de sódio pode ser boa ideia.

José Palma

Editado por netmaniac