Botias Versus Discus


aquapego

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Ainda não tenho muitos mas para lá caminha: caracóis!

A questão que quero colocar é se existe incompatibilidade se colocar um Botia Palhaço para resolver a situação, com a colocação de Discus no aquário dentro em breve. O aquário tem um mês, mas só tem equipa de limpeza. O meu medo é o bicho crescer demais e depois ser o terror para os calmos discus.

Agradece-se respostas principalmente por parte de quem é possuidor de discus.

 

Obrigado

Um abraço a todos

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem eu tenho discos (temporariamente) num aquario com guppys, espadas, cardinais, reds e ampularias e não ha qualquer problema, mas não te esqueças que estes peixes sao pacificos e calminhos banana rock . Agora em relação aos botias, por vezes podem ser um pouco agressivos e não sao la muito calmos, ou seja, não te aconcelho a juntar os botias com os discos. Na minha opinião os discos iram ficar mt stressados e isso não é nada bom ;).

 

abraços

 

Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os botias sao um stress para os discus. Falo por experiencia própria.

Ainda por cima sao meio noctivagos. Sao irrequietos, na hora da refeiçao e comida que chega ao chao raramente os discus lá conseguem chegar primeiro.

Para nao falar que à medida que vao crescendo podem ir ficando agressivos. Inclusive, dispoem de uma especie de barbatana rigida perto da boca que usam para golpear os que lhe fazem frente. Lembra-te tambem que é um bicho que atinge 20cm em 4 ou 5 anos.

 

Vantagens: se a agua está má, sao os primeiros a queixarem-se.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Ainda não tenho muitos mas para lá caminha: caracóis!

A questão que quero colocar é se existe incompatibilidade se colocar um Botia Palhaço para resolver a situação, com a colocação de Discus no aquário dentro em breve. O aquário tem um mês, mas só tem equipa de limpeza. O meu medo é o bicho crescer demais e depois ser o terror para os calmos discus.

Agradece-se respostas principalmente por parte de quem é possuidor de discus.

 

Obrigado

Um abraço a todos

 

Carlos Salgueiro.

 

Boas

 

No meu aquario tenho 4 botias, 8 discus, 11 neons, 2 limpa vidros e 3 coridoras. Até agora não houve problemas.

Os discus são grandinhos e os botias não incomodam. Tenho algum cuidado na hora da alimentação, deito a comida em dois lados.

Já os vi a comer juntos, aquelas pastilhas que se colam no vidro.

Espero que continue tudo assim. O tamanho do aquario é importante, o meu tem cerca de 500 litros.

Pelo menos tenho o fundo sempre impecavel.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, no meu aquário sempre tenho tido Bótias palhaço junto com discos ,actualmente tenho 4 bótias junto com 4 discos.Não tem problema,podes juntar há vontade ,mas estou-me a referir concrectamente aos bótias palhaços,os outros não aconselho pois já tive 2 outro tipos de Bótias e tive que me desfazer deles(eram muito irriquietos,faziam buracos no areão etc).

Vai por mim.

Abraços

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião muito sincera, não juntes botias com Discos, vais stressar os Discos, para além dos bótias comerem mais rápidamente a comida do chão, ficando os Discos a olhar e não te esqueças que os bótias chegam aos 20cm quando adultos e nessa altura costumam ser bastante agressivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Na minha opinião se já as tens e até vires que chateiam deixa-as estar.

Se ainda não as tens opta por outros peixes que façam o mesmo "trabalho" e que não chateiam.

Os bótias, peixes sem escamas, são muito sensiveis ao uso de certos desparasitantes que mais tarde ou mais cedo precisarás de usar nos discus.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Na minha opinião se já as tens e até vires que chateiam deixa-as estar.

Se ainda não as tens opta por outros peixes que façam o mesmo "trabalho" e que não chateiam.

Os bótias, peixes sem escamas, são muito sensiveis ao uso de certos desparasitantes que mais tarde ou mais cedo precisarás de usar nos discus.

JPM

 

 

Olá joão!

 

Ainda não comprei nenhum e acho que não vou comprar. Apesar de estar a responder concretamente ao teu post desde já agradeço a opinião de todos os membros que o fizeram.

Estou a responder-te também pelo seguinte: quais são os peixes que comem os ditos cujos caracóis (pequenos)?

Outra questão: tens discus para venda ainda juvenis? Gostava de te comprar talvez 6 para 300 litros, o que achas?

Brevemente falamos por MP OK?

 

Obrigado

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ainda tenho.

Relativamente aos caracois há venenos para o efeito mas não sei até que ponto não matam o resto.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ainda tenho.

Relativamente aos caracois há venenos para o efeito mas não sei até que ponto não matam o resto.

JPM

 

Grande João!.

 

Os medicamentos para matar caracois têm, e os que não têm deviam ter, duas contra-indicações: discus e peixes sem escamas, como os botias... vá-se lá ser padre numa freguesia destas.....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Ainda não tenho muitos mas para lá caminha: caracóis!

A questão que quero colocar é se existe incompatibilidade se colocar um Botia Palhaço para resolver a situação, com a colocação de Discus no aquário dentro em breve. O aquário tem um mês, mas só tem equipa de limpeza. O meu medo é o bicho crescer demais e depois ser o terror para os calmos discus.

Agradece-se respostas principalmente por parte de quem é possuidor de discus.

 

Obrigado

Um abraço a todos

 

Carlos Salgueiro.

 

Boas, para já fica este link

http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en

o produto ideal para não teres praga e não teres que comprar Botias ...

 

Quanto ao facto dos Botias , sim ficam grandes , sim são noctivagos , sim são excelentes comedores de caracóis , mas , têem de ter fome , ou seja , basta alimentares os teus discus (acho que qualquer possuidor de Discus gosta de os alimentar em mão com pequenos mimos) , muito cuidadosamente de dia , com comida mais flutuante do que o normal , os botias devem ter um esconderijo , 2 /3 botias é suficiente , pekenos , 6 cm , um coco serve perfeitamente , não sairão da toca , são peixes timidos , quando sairem é em grupo e porque vêem comida a cair no chão ou porque não vêem outros peixes por perto para os incomodar , isto de dia , se for de noite são muito ativos , não costuma incomodar nenhum dos outros peixes , mas como ativos que se tornam de noite podem incomodar certos peixes , porque o grupo desloca-se á procura de comida vigorosamente , se tiveres um aquário de 300 litros , com o passar do tempo eles crescem talvez o suficiente para incomodar os discus que como ciclideos e territoriais , se tiveres casais , não vão gostar e o Botia não é muito pacifico quando o atacam , é verdade , a boca preparada pra comer pequenos animais de casca (caracóis) exemplo , é rigida o suficiente pra magoar seriamente um discu que o atacar , e claro o grupo defende-se , espero que ajude a tomar uma decisão , o link que passei é sempre uma solução para controlar , não eliminando totalmente os caracóis , não deixa eles serem praga , e assim até vão comendo algas indesejadas :bad-words: , se for um aquário para futuramente desovar , não aconselho que os caracóis fiquem como é óbvio , os discus muito atenciosos , mas ... não vá o diabo tece-las e um dito bichinho desses atacar os ovos ... por isso , ai aconselho um tratamento de fundo , com este produto e a armadilha do link que passei anterior , isso resulta ... http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais