Luis27 Publicado Maio 13, 2007 Publicado Maio 13, 2007 Viva, estou a contruir um plantado e estava a pensar utilizar turfa por baixo e akadama por cima. A minha questão é em relação à qde de turfa a utilizar, que altura devo colocar ? E já agora que tipo de turfa posso utilizar. Agradeço desde já as respostas cump
madvieri Publicado: Maio 13, 2007 Publicado: Maio 13, 2007 Luis27 disse: A minha questão é em relação à qde de turfa a utilizar, que altura devo colocar ? E já agora que tipo de turfa posso utilizar. Boas, Primeiro que tudo deves indicar para que servirá a turfa. Se fores utilizar como substrato/forma de baixar o Ph junto das raízes das plantas, podes utilizar aquelas de vaso mesmo. Já utilizei essas turfas de jardinagem, e desde que depois cubras bem com a akadama que pretendes (aí uns 6cm de akadama), estás à vontade. Aponto aí para um cm ou menos de turfa. Não abuses porque se ela sobe à superfície pode ser perigoso (leia-se pode causar alagas senão for enterrada novamente ou removida). Espero ter ajudado. Abraço, Tiago «removido pela moderação»
Luis27 Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 viva, sim é para usar como substrato a minha duvida prendia-se sobretudo com esse facto, usar turfa especifica para aquario ou se podia ser de jardinagem... cump
madvieri Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Boas, Penso que já ficaste mais ou menos orientado. De qualquer forma aqui fica um resumo. Turfa de jardinagem podes utilizar desde que te certifiques que não tem pesticidas nem outros químicos prejudicais. Existem placas de turfa que se vendem nas lojas de aquariofilia que também podes utilizar. Para além dessas só conheço a turfa em "granulado" que se coloca nos filtros. Penso que também a podes utilizar, se bem que fica mais caro. Na minha opinião, e porque ainda hoje assim uso, coloca turfa de jardinagem, bem moída, perfazendo uma altura de 1cm no máximo. Certifica-te que a cobres bem, com 6-7 cm de akadama. É a solução mais barata e não deixa de ser boa. Abraço, Tiago «removido pela moderação»
Luis27 Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 obrigado pelas respostas duvida esclarecida cump
neon2000 Publicado: Maio 18, 2007 Publicado: Maio 18, 2007 Luis27 disse: Viva, estou a contruir um plantado e estava a pensar utilizar turfa por baixo e akadama por cima. A minha questão é em relação à qde de turfa a utilizar, que altura devo colocar ? E já agora que tipo de turfa posso utilizar. Agradeço desde já as respostas cump Caro amigo. A turfa e exepcional quando se pretende ter plantas trupicais. Como se calhar deve saber as plantas trupicais gostam de ter a agua com ph entre os 5,5 e os 6,5. Isto porque derivado a decomposicao das plantas, e as cheias que arrastam os nutrientes para a agua. Eu para evitar colocar turfa no solo optei por fazer filtragem com turfa, é muito eficaz e nao se corre o risco desta subir a supreficie. Mais digo que a quantidade a colocar no filtro e feito de forma a que a agua apos os 15 dias nao baixe dos 5,5 ph. Eu nao sei que plantas ira colocar, mas se optar por plantas com rizomas é preferivel as colocar sobre pedras ou troncos e nunca as enterrar no ariao. Um bom ariao deve conter uma camada de argila em baixo e ariao no cimo. E importante escolher um tipo de plantas que sejam semelhantes quanto aos valores da agua e nutrientes. Caso contrario corre-se o risco de se prederem. No meu aquario optei por colocar anubias barteri, e barteri nana, sao muito resistentes e muito bonitas dao uma flor semelhante a uma banana e é sazonal. Espero te-lo ajudado. Cumprimentos neon2000 (Luis Santos)
Recommended Posts