Recommended Posts

Publicado

Boas,

Já la vai algum tempo desde que posto numa área de dúvidas.

Queria sugerir uma experiência para combater as cianobactérias (algas azuis). Eu não experimento, poruqe não tenho isso de momento. Essas algas possuem clorofila b como pigmento fotossintético principal. Esse pigmento absorve luz principalmente de cor vermelha e verde, sendo a azul reflectida (daí as algas serem azuis). A minha teoria é a seguinte: ao adicionar azul de metileno (encontra-se nas farmácias e é geralmente usado como fungicida) à água, fazemos com que apenas a luz de cor azul penetre na coluna de água. Desta forma favorece-se a absorção de luz por parte das plantas enquanto que as cianobactérias ficam com um mínimo de absorção de luz. Assim pode-se combater estas algas sem prejudicar gravemente as plantas.

Mas como isto é teoria, goatava que a metessem em prática. Dizem que as cianobac são as alags mais difíceis de erradicar, por isso estou curioso

Cumps

Publicado:
Boas,

Já la vai algum tempo desde que posto numa área de dúvidas.

Queria sugerir uma experiência para combater as cianobactérias (algas azuis). Eu não experimento, poruqe não tenho isso de momento. Essas algas possuem clorofila b como pigmento fotossintético principal. Esse pigmento absorve luz principalmente de cor vermelha e verde, sendo a azul reflectida (daí as algas serem azuis). A minha teoria é a seguinte: ao adicionar azul de metileno (encontra-se nas farmácias e é geralmente usado como fungicida) à água, fazemos com que apenas a luz de cor azul penetre na coluna de água. Desta forma favorece-se a absorção de luz por parte das plantas enquanto que as cianobactérias ficam com um mínimo de absorção de luz. Assim pode-se combater estas algas sem prejudicar gravemente as plantas.

Mas como isto é teoria, goatava que a metessem em prática. Dizem que as cianobac são as alags mais difíceis de erradicar, por isso estou curioso

Cumps

e se...em vez de meter azul de metileno que acaba por tingir tudo.. o areão pelo menos.

porque não meter uma pelicula tipo actetao de cor azul encima do vidro.

Publicado:

Olá a todos!

Tive há 15 dias uma praga enorme de ciano bactérias no meu aquário...

Experimentei fazer várias trocas de água, cifonagem, etc etc... mas nada resultou.

Até que me deram aqui uma dica no fórum,

Apagão de 3 Dias.

Consiste em mudar 40% da água e de seguida apagar as luzes do aquário e tapá-lo por forma a que não entre nenhuma luz dentro dele. A falta de luz não vai fazer mal nenhum às plantas mas vai matar as cianobactérias.

Passados os 3 dias, nova troca de água de 40% e não havia sinal de ciano bactérias!

Quanto ao método referido, de facto tem lógica, mas como toda a informação é bem vinda, achei por bem colocar este também ;)

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

mas se a ideia é somente dar azul--

mas duvido que resulte..

mas experimenta.. as coisas descobrem-se por ha gente que as experimenta.

Publicado:

a clorofila b não é exclusiva para esses comprimentos de onda, é muito mais eficaz, mas não é assim tão esquesita. E basicamente terias as plantas a gastarem energia para se adaptarem ao novo espectro e intensidade luminosa, provavelmente se tiveres criptos, um melt é de esperar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
a clorofila b não é exclusiva para esses comprimentos de onda, é muito mais eficaz, mas não é assim tão esquesita. E basicamente terias as plantas a gastarem energia para se adaptarem ao novo espectro e intensidade luminosa, provavelmente se tiveres criptos, um melt é de esperar.

03.jpg

Se repararmos no espectro podemos verificar que usando um filtro para os 430 nm (azul) reduz-se a absorção da clorofila b em mais de 60% e apenas 30% da clorofila a.

É verdade que as plantas vão sentir uma reduçao da energia luminosa, mas creio que é preferível uma semana assim do que 3 ou 4 dias com um apagão, ou usar H2O2 cuja utilização tem grandes riscos de dar para o torto.

Só sugeri a ideia para saber se funcionava, se ninguém quiser "arriscar" eu expermento quando tiver dessas algas e na altura posto os resultados