Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

equanto espero pacientemente pela estabilização do meu aqua coloco-vos estas questões:

- tenho 2 reservatórios que montei para um sistema de rega gota a gota ,que se encontra desactivado, os quais estão cheios de água á mais ou menos um ano, posso usar essa água velha para fazer tpas?

- é normal aparecerem algas durante a fase de ciclagem do aquario e posso combatelas com tpas?

- o facto de fazer tpas com agua de ph mais baixo do da agua que iniciou o aquario pode gradualmente alterar esse mesmo ph ?

- qual é na vossa opinião a melhor planta para se por num tronco ?

- que peixes é que escolhiam para completar o meu aqua ?

O meu Aqua é de 60*30*30 - +- 45 litros reais

Flora :

1 Anubias barteri var. nana

2 Anubias barteri

1 Cryptocoryne wendtii ''brown''

1 Cryptocoryne willisii

Fetos de java

limnophilia sessiliflora

bacopa australis

eleocharis acicularis

hemianthus callitrichoides Cuba

musgo de java

Fauna:

4 red cherrys

4 otos sp

4 falsos neons

Cumps

Publicado:
- tenho 2 reservatórios que montei para um sistema de rega gota a gota ,que se encontra desactivado, os quais estão cheios de água á mais ou menos um ano, posso usar essa água velha para fazer tpas?

Partindo do principio que a água não esteja estagnada por estar à um ano parada, poderás fazer TPa's com ela. Eu não o faria por questões de jogar pelo seguro, mas se for água devidamente oxigenada durante o tempo que esteve nos reservatórios não deverá haver problema.

- é normal aparecerem algas durante a fase de ciclagem do aquario e posso combatelas com tpas?

Sim é normal e sim podes combater com tpa's. Se fizeres TPA's poderás atrasar ligeiramente o ciclo.

- o facto de fazer tpas com agua de ph mais baixo do da agua que iniciou o aquario pode gradualmente alterar esse mesmo ph ?

Sim, normalmente acontece isso. Pode ser uma mudança gradual ou brusca, tudo depende dos diferenciais de ph e do valor do KH.

- qual é na vossa opinião a melhor planta para se por num tronco ?

A que gostares mais de ver :oops: Já vi troncos com feto de java, com musgo, com anubias... o que gostares de ver à partida e com algum jeito deve-se conseguir "plantar" num tronco.

- que peixes é que escolhiam para completar o meu aqua ?

Mais neons, tetras. Peixes que te agradem, que não cresçam muito porque não tens muito espaço

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!