Recommended Posts

Publicado (editado)

Oi!

Será isto uma espécie de ninho de ovos?

Ninho.jpg

Tenho uma/um Colisa Lália, será este trabalho dela(e)? Ela(e) já cá está há algum tempo, e só reparei nisto agorinha mesmo. Como se distinguem os machos das fêmeas? Eu queria arranjar um par, mas tenho muita dificuldade em distinguir o sexo. Alguém me pode dar "umas luzes" sobre as colisas?

Entretanto, pesquisei na net e é o macho que faz o ninho de bolhas para os ovos, ou seja, eu tenho um machito? Correcto?

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Publicado:

Se não tiveres fêmea é um ninho de nada, mas é efectivamente um ninho de bolhas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Tadito do meu macho... Fez um ninho em vão...

Outra questão. É possível fazer a reprodução deles num aqua comunitário ou tenho mesmo que os isolar num cubículo como aconselham no site da aquahobby?

Deixo desde já um obrigado pelas respostas!

Ex-Menina

Publicado:

Olá

É frequente as Colisa Lalia Fazer o ninho e colocar os ovos em aquário comunitário mas dificilmente haverá sobreviventes pois os restantes habitantes do aquário irão comer os ovos durante a postura e após a mesma apesar do esforço do macho em proteger o ninho. E mesmo que sobrem alguns e que nasçam irão ser comidos assim que começarem a nadar livremente.

Se pretendes fazer com que se reprodução vais precisar de um aquário para o efeito, será conveniente que ele tenha pelo menos 45L que tenha esconderijos para a fêmea, e que tenha plantas flutuantes, ricia, e musgo de Java para que a construção do ninho. O aquário deve ser tapado.

P.Vedor

assinaturasoficial.png
Publicado:

so uma coisa, o que sao aquelas bolinhas brancas junto do vidro? dao a sensaçao de serem ovos..... da minha postura de bettas, os ovos tinham exactamente esse aspecto...mas se assim for, significa que estam fora do ninho de bolhas....

Menina, esse é aquele colisa que me adoptaste?....

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:
so uma coisa, o que sao aquelas bolinhas brancas junto do vidro? dao a sensaçao de serem ovos..... da minha postura de bettas, os ovos tinham exactamente esse aspecto...mas se assim for, significa que estam fora do ninho de bolhas....

Menina, esse é aquele colisa que me adoptaste?....

As bolinhas brancas junto do vidro são bolinhas de espuma da água...

Pois, aquela colisa é mesmo aquela que adoptei no dia do jantar. É um machito muito solitário (já encomendei uma namorada para ele, vamos ver se vai ser amor á primeira vista)... tadito... ele esforça-se a cuidar do ninho de bolhas, mas não há fêmea.... nem sei como ele ainda não desistiu!

Ex-Menina

Publicado:

Tenho mais uma dúvida!

Reparei que tenho as minhas plantas flutuantes todas com um ninho de bolhas quase em cada folha! Pergunto eu, quantos ovos são postos? Umas centenas bigsmile ? Ou o macho faz vários ninhos para a fêmea escolher qual o melhor?

Desculpem tamanha burrice... cabecadura

Ex-Menina

Publicado:
pelo que lipodem ser bem mais de 100 ovos

;) Tanto ovo!! Mas desses ovos todos, só "meia dúzia" sobrevive, não? A taxa de mortalidade deve ser elevada, ou estarei eu redondamente enganada? Digo isto, mas estando o macho isolado num aqua, porque num comunitário já o membro Vedas disse que eles serão logo "papados" por outros peixes!

Ex-Menina

Publicado:

Bem Menina lamento desapontar-te mas uma fêmea de Colisa Lalia pode por uma postura entre os 500 e os 700 ovos.

No caso das Colisas a perca de ovos durante a postura até não é das mais elevadas sendo normalmente inferior a um terço da postura total.

Após a eclosão dos filhotes é necessário deixa-los consumir o saco vitelino e começarem a nadar livremente. É a partir dessa altura que devem começar a ser alimentados, convêm ter os infusórios prontos nessa altura.

A maior mortalidade vai acontecer a quando da formação do labirinto.

Em relação ao ninho por norma é um e é dos mais bem feitos desde que aja Riccia Fluitans a superfície e Musgo de Java o macho vai esmerar-se na construção do ninho.

Boa sorte

P.Vedor

assinaturasoficial.png