Recommended Posts

Publicado

Olá!

Como o tópico indica, tenho um filtro UV-C de 15W e não sei como o montar, não consegui pô-lo em linha com o filtro e externo... ora ficava com as mangueiras torcidas, ora ficava sem caudal... depois de espalhar tudo pela sala, abrir as caixas todas que tenho com coisas do aqua, etc.... meti uuma curva de um filtro externo com uma bomba de 500L/H regulada para o minimo na ponta, e do outro lado um tubo perfurado...

Agora a minha pergunta... devo mantê-lo ligado 24/24h ou quantas horas por dia?

Obrigada e fiquem bem!

::Assinatura removida por estar fora das Regras. Altura superior a 100 pixels::

Publicado:
Olá!

Como o tópico indica, tenho um filtro UV-C de 15W e não sei como o montar, não consegui pô-lo em linha com o filtro e externo... ora ficava com as mangueiras torcidas, ora ficava sem caudal... depois de espalhar tudo pela sala, abrir as caixas todas que tenho com coisas do aqua, etc.... meti uuma curva de um filtro externo com uma bomba de 500L/H regulada para o minimo na ponta, e do outro lado um tubo perfurado...

Agora a minha pergunta... devo mantê-lo ligado 24/24h ou quantas horas por dia?

Obrigada e fiquem bem!

Eu tenho na saída do filtro externo, 24/7, salvo tratamentos.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Publicado:

Recentemente essa discussão passou pelo Forum.... dos apologistas dos UV's, tempo de utilização diária... enfim.

Tenho um de 9W e programei o temporizador para o accionar das 21:00 às 8:00. Quanto mais tempo ficar ligado obviamente que reduzes a vida da lampada e resta saber se existe algum beneficio concreto na utilização ininterrupta do filtro.

No site da JBL tens uma tabela que de acordo com a capacidade do aquario, do filtro e da potencia da lampada, aconselha-te sobre o nº de horas diárias.

Boa sorte!

RL

Publicado:
Recentemente essa discussão passou pelo Forum.... dos apologistas dos UV's, tempo de utilização diária... enfim.

Tenho um de 9W e programei o temporizador para o accionar das 21:00 às 8:00. Quanto mais tempo ficar ligado obviamente que reduzes a vida da lampada e resta saber se existe algum beneficio concreto na utilização ininterrupta do filtro.

No site da JBL tens uma tabela que de acordo com a capacidade do aquario, do filtro e da potencia da lampada, aconselha-te sobre o nº de horas diárias.

Boa sorte!

RL

Boas

Pelo que andei a lêr sobre este assunto o fitro UV deve estar sempre ligado uma vez que ao desligar o ciclo perde-se, e quando se liga novamente as bacterias,

nocivas, enquanto a luz esta apagada, voltam a apararcer.

Podem consultar este site do filtro que tenho.

Cumps

Paulo

Publicado:

Boas

Pois essa duvida tb já tive e respostas concretas não há. Desde 1 hora/dia até 24 horas/dia, com os respectivos argumentos de ambos lados houve várias opiniões.

No fim das conversas que tive sobre o assunto o que me pareceu ser relevante para tomar uma decisão foi:

-  A esterilização em demasia da agua (estilo incubadora), é perigosa pois quando esse processo por alguma razão falha ou abranda gradualmente, fadiga da lâmpada os animais poderão não ter criado protecções para bactérias e outros animaizinhos que começam a aparecer.

- O tempo de exposição da agua perante a luz (fluxo de agua) é bastante importante, se passares com um dedo pelo bico do fogão aceso, rapidamente não te queimas, mas se parares um segundo já queima, dá para entender.

Como o Ricardo disse em cima o site da JBL tem uma tabela interessante.

Mais uma coisa a ter em consideração é a potencia/fluxo/litragem para o efeito de eliminar algedo e germicida, alguem disse que baixas relações W/Lt só eliminavam algedo.

Espero ajudar com estas opiniões.

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Publicado: (editado)

Olá a todos , este post para mim tem um significado especial .

Após 30 anos de ter o meu 1º aquário , regressei ao hobby , 30 anos passados e muita coisa mudou , o simples teste de PH não chega :( .

Bem tenho um equipamento da JBL UV-c 5w , recomendo para aquários de água doce de pequeno capacidade , 50l ... mas ligado parcialmente porque pela minha experiência é mais que suficiente , as horas necessárias terá de ser visto pelo próprio utilizador devido a vários factores . Um facto a considerar recomendado pela JBL para maior durabilidade da lãmpada UV é suposto o sistema ser pensado para estar 24h ligado , as interrupções parciais além de claro pára de matar bacterias e esporos de certos tipos de algas diminui o tempo de vida da lãmpada , dito por fabricantes .No geral um dos maiores problemas gerados se traduz no excesso de ionização da água ,se usa em excesso o esterilizador UV , = GH alto e se tiver KH baixo , rebentou o sistema dessa água , ou seja 70% de mudança de água para repor certos parametros é aconselhado. Isto num aquário de 58L , o que não é o melhor exemplo.

Num aquário de 100 L , apesar de o uso ser parcial ainda não o consegui defenir o tempo de trabalho , mesmo seguindo as tabelas da JBL , o que na prática acontece é , desde o entupimento da bomba de água (pequenos pormenores que foco para uma melhor manutenção e cuidado até atingir o seu equilibrio ), o que reduz o caudal por exemplo e o tempo de exposição da mesma água aumenta o que pode ser prejudicial em termos de ionização da água .Como ainda não defeni tempo de uso e se necessito de mais potência de caudal , isto montado o sistema com bomba própria , de 310 lH da rena , muito discreta e mais que suficiente para o volume de 58L , no entanto o de 100 L ainda estou a estudar o caso.

Recomendo a utilização de junções eheim para desmontagem com a torneira de segurança e permanência das tubagens no aquário aquando da manutenção do dispositivo de UV , de encontro á solução que o windrider necessita , as torneiras das junções servem como controladores de fluxo e o caudal para o sistema UV pode ser reforçado , reduzindo o da filtragem com um T e duas torneiras de controle separando a tubagem do UV e do filtro , aliás recomendado até quando o caudal no meu caso exceder os 400LH o modelo de 5 w suporta isso , por isso o modelo de 15W que tens deverá ter necessidade de um caudal maior , além do filtro a trabalhar necessitar de elevar a água etc, são muitas coisas a considerar até ter o sistema UV a funcionar , mas como tudo na vida , experimenta que resulta no meu caso :)

Para terminar , a página de um fornecedor de artigos de aquário com muitas informações sobre muito tipo de equipamentos e incrivel a melhores preços novo algumas coisas que vejo aqui usadas á venda no forum , este link leva directamente ao artigo no site onde explica em pormenor o que é a luz UV, o que faz , como existe , etc,etc,etc ... divirtam-se ...

p.s. Este link está em inglÊs .. espero que sirva para a maioria :

http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...;pageid=pagina7

Editado por netmaniac
Publicado:
Olá a todos , este post para mim tem um significado especial . Após 30 anos de ter o meu 1º aquário , regressei ao hobby , 30 anos passados e muita coisa mudou , o simples teste de PH não chega :( . Bem tenho um equipamento da JBL UV-c 5w , recomendo a aquários de água doce de pequeno capacidade , 50l ... mas ligado parcialmente , as horas necessárias terá de ser visto pelo próprio utilizador devido a vários factores . Um facto a considerar recomendado pela JBL para maior durabilidade da lãmpada UV é suposto o sistema ser pensado para estar 24h ligado , as interrupções além de claro para de matar bacterias e esporos de certos tipos de algas diminui o tempo de vida da lãmpada , dito por fabricantes .No geral um dos maiores problemas gerados se traduz no excesso de ionização da água , GH alto. Isto num aquário de 58L , o que não é o melhor exemplo. Num aquário de 100 L , apesar de o uso ser parcial ainda não o consegui defenir o tempo de trabalho , mesmo seguindo as tabelas da JBL , o que na prática acontece é , desde o entupimento da bomba dágua , o que reduz o caudal , ainda não defeni tempo de uso e se necessito de mais potência de caudal , isto montado o sistema com bomba própria , de 310 lH da rena , muito discreta e mais que suficiente para o volume de 58L , no entanto o de 100 L ainda estou a estudar o caso. Recomendo a utilização de junções eheim para desmontagem com a torneira de segurança e permanência das tubagens no aquário aquando da manutenção do dispositivo de UV , de encontro á solução que o windrider necessita , as torneiras das junções servem como controladores de fluxo e o caudal para o sistema UV pode ser reforçado , reduzindo o da filtragem com um T e duas torneiras de controle separando a tubagem do UV e do filtro , aliás recomendado até quando o caudal no meu caso exceder os 400LH o modelo de 5 w suporta isso , por isso o modelo de 15W que tens deverá ter necessidade de um caudal maior , além do filtro a trabalhar necessitar de elevar a água etc, são muitas coisas a considerar até ter o sistema UV a funcionar , mas como tudo na vida , experimenta que resulta no meu caso :)

Para terminar , a página de um fornecedor de artigos de aquário com muitas informações sobre muito tipo de equipamentos e incrivel a melhores preços novo algumas coisas que vejo aqui usadas á venda no forum , este link leva directamente ao artigo no site onde explica em promenor o que é a luz UV, o que faz , como existe , etc,etc,etc ... divirtam-se ...

p.s. Este link está em inglÊs .. espero que sirva para a maioria :

http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...;pageid=pagina7

Olá netmaniac,

Não leves a mal o que te vou dizer, mas acho que o texto que escreveste está um pouco confuso. O assunto interessa-me bastante porque estou em vias de montar um aquário com cerca de 100 lts de água, o qual vai trabalhar com um filtro externo que tem um caudal de 450 l/h e com um filtro UV.

Como o caudal do filtro externo é muito grande, estava a pensar em por o filtro UV a trabalhar com uma bomba de caudal mais reduzido. Esta situação implica mais aparelhos em funcionamento e mais tubos dentro do aquário.

No teu texto falas aí num sistema com um T e torneiras. Como funciona isso?

Agradeço o esclarecimento.

Obrigado.

Nuno Mota

Nuno Mota

Publicado:
Olá netmaniac,

Não leves a mal o que te vou dizer, mas acho que o texto que escreveste está um pouco confuso. O assunto interessa-me bastante porque estou em vias de montar um aquário com cerca de 100 lts de água, o qual vai trabalhar com um filtro externo que tem um caudal de 450 l/h e com um filtro UV.

Como o caudal do filtro externo é muito grande, estava a pensar em por o filtro UV a trabalhar com uma bomba de caudal mais reduzido. Esta situação implica mais aparelhos em funcionamento e mais tubos dentro do aquário.

No teu texto falas aí num sistema com um T e torneiras. Como funciona isso?

Agradeço o esclarecimento.

Obrigado.

Nuno Mota

Percebi a nota e tentei gramaticalmente corrigir a composição do meu texto a ver se estava mais esplicito o que quero dizer , obrigado pela dica ... mandei uma PM onde lhe peço algum contacto porque preparei um esquema em word , ficheiro .doc , com imagens e algumas sugestões de como usar , esquemas etc... quando possivel envie um contacto por PM se quiser e eu mando o ficheiro ...além da tabela da JBL que tem :

caudal(lh) versus solução (caudal tratado) , para algas ou germicida , versus volume de água (tamanho do tanque ou volume de água a tratar )versus potência em Watts do esterilizador . para lagos ou aquários , tem lá tudo ... o seu modelo fica no meio de dois da JBL o de 11 w e o de 18w .. terá de encontrar um meio termo pela tabela :drinking:

abraço , José Palma

Publicado: (editado)

Bem como não tive feedback teu nem em PM´s nem aqui , fica o esquema de montagem UV com as tabelas da JBL e algum texto que vai ajudar que fiz um scanner do manual , tendo algumas fotos de equipamento util para fazer melhor o setup de como achares melhor .

Abraço,

Jose Palma

Pic_12185_1.jpg

Pic_12185_2.jpg

Pic_12185_3.jpg

Pic_12185_4.jpg

Editado por netmaniac
Publicado:
Bem como não tive feedback teu nem em PM´s nem aqui , fica o esquema de montagem UV com as tabelas da JBL e algum texto que vai ajudar que fiz um scanner do manual , tendo algumas fotos de equipamento util para fazer melhor o setup de como achares melhor .

Abraço,

Jose Palma

Pic_12185_1.jpg

Pic_12185_2.jpg

Pic_12185_3.jpg

Pic_12185_4.jpg

Desculpa José Palma,

Andava mesmo distraído. Este tópico já me tinha passado. Acho que vou optar por esta solução do T.

Vou ter que fazer um investimentozinho num T e numa torneira.

Obrigado.

Nuno Mota

Nuno Mota

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!