Substrato


Hugo A Silva

Recommended Posts

Boas,

 

Vou no final do mês iniciar a montagem do meu novo aquário.

O que pretendo fazer é um aquário com algumas plantas e que terá um cardume de Discus e alguns tetras, bem como red cherrys e neritinas

 

Numa das minhas incursões ao maxmat, deparei-me com substratos para jardins. um deles tinha compostos de turfa e dizia que era rico em potássio.

a minha questão é se este substrato, serve para colocar por baixo da Akadama que terá cerca de 7cm de altura.

 

A principal razão para esta questão é o facto de me parecer que os substratos especificos para aquários são muito caros e pareçe-me que este terá o mesmo efeito... agradeço que me corrijam se estiver enganado. será que pode libertar alguma substância noviva para a fauna do aquário?

um saco de 50Kg deste substrato custa 8€ e foi isso que me chamou a atenção. tentei ver a composição e vi que era feito à base de turfa (que só por si penso que tem alguns nutrientes bons para as plantas) e tinha um aditivo de Potássio.

 

o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

montei à pouco tempo um aquário de 360L com substrato que comprei no aki, era substrato para orquideas da marca du vitor e apenas indicava ser rico em micros, custou 2€ e cobriu bem o fundo do aquario, tendo levado por cima uma camada com uns 7cms de akadama e areia de rio.

 

pelo menos este que experimentei está a resultar bem, certifica-te que esse não tem pesticidas que possam ser prejudiciais e experimenta também

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

montei à pouco tempo um aquário de 360L com substrato que comprei no aki, era substrato para orquideas da marca du vitor e apenas indicava ser rico em micros, custou 2€ e cobriu bem o fundo do aquario, tendo levado por cima uma camada com uns 7cms de akadama e areia de rio.

 

pelo menos este que experimentei está a resultar bem, certifica-te que esse não tem pesticidas que possam ser prejudiciais e experimenta também

 

 

oi boas

 

tou em fase de montagem de um aqua com plantas e ja tinha pensado nessa terra como substrato ,mas tinha medo que me deixasse a agua

toda suja . o que me dizes ?

fizeste-lhe algum tipo de preparaçao primeiro

e a akadama onde compraste ?

 

abraço

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, a turfa foi do pacote directa para o aquario, a akadama foi da normal e comprei na luso-bonsai, nao passou nada para a coluna de agua :arrow:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, a turfa foi do pacote directa para o aquario, a akadama foi da normal e comprei na luso-bonsai, nao passou nada para a coluna de agua ::D:

 

 

oi

brigado pela dica ,vou experimentar tb

 

muito bom o teu aqua

parabens .

 

cumps.

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

brigado pela dica ,vou experimentar tb

 

muito bom o teu aqua

parabens .

 

cumps.

 

 

obrigadao, mas a turfa nao foi para este aqua, foi para o de uns amigos, o meu so tem sera flordepot, mas em julho quando o refizer vai levar turfa tambem

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigadao, mas a turfa nao foi para este aqua, foi para o de uns amigos, o meu so tem sera flordepot, mas em julho quando o refizer vai levar turfa tambem

 

 

oi

 

ja agora aquele areao castanho que se ve no teu aqua é akadama ?

 

abraço

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, e akadama, so tenho pena de nao ter retirado todo o areao antigo, porque ao fim de um tempo começou o antigo a vir a superficie

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, e akadama, so tenho pena de nao ter retirado todo o areao antigo, porque ao fim de um tempo começou o antigo a vir a superficie

 

 

ja agora diz-me uma coisa se souberes .

sei que ja se tem falado muito no forum sobre isto e ate havera algum topico especializado mas ,

na tua opiniao qua e a melhor planta a utilizar para fazer um tapete no fundo do aquario

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora diz-me uma coisa se souberes .

sei que ja se tem falado muito no forum sobre isto e ate havera algum topico especializado mas ,

na tua opiniao qua e a melhor planta a utilizar para fazer um tapete no fundo do aquario

 

Sei que pedíste opinião ao silver_fox, mas deixa cá dar a minha também :blush:

 

Para a escolha de um tapete, deverás ter sempre em conta o setup do teu aquário, consoante a intensidade de luz que tenhas, substrato, fauna, etc é que poderás escolher o teu tapete. Não esquecendo a tua opinião estética.

 

Se quiseres optar por exemplo por Glosso ou Riccia, a luz terá de ser muito intensa.

 

Se quiseres escolher Hemianthus Callichitroides "cuba", ou alguma espécie de Eleocharis a luz já não precisará de ser tão forte. A Hemianthus mais do que as outras precisará de um substrato de granulemetria baixa para a planta se poder fixar.

 

Deverás também evitar peixes que revolvam o fundo, como os L's ou Corydoras.

 

Há ainda muitas mais opções,, musgos, Utricularia graminifolia, Lilaeopsis, etc.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta tudo dito :blush:

 

tendo um aquario high tech e' mesmo uma questao de gosto, nao tendo, escolhe a planta que se adequa melhor ao que lhe podes oferecer

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que pedíste opinião ao silver_fox, mas deixa cá dar a minha também :blush:

 

Para a escolha de um tapete, deverás ter sempre em conta o setup do teu aquário, consoante a intensidade de luz que tenhas, substrato, fauna, etc é que poderás escolher o teu tapete. Não esquecendo a tua opinião estética.

 

Se quiseres optar por exemplo por Glosso ou Riccia, a luz terá de ser muito intensa.

 

Se quiseres escolher Hemianthus Callichitroides "cuba", ou alguma espécie de Eleocharis a luz já não precisará de ser tão forte. A Hemianthus mais do que as outras precisará de um substrato de granulemetria baixa para a planta se poder fixar.

 

Deverás também evitar peixes que revolvam o fundo, como os L's ou Corydoras.

 

Há ainda muitas mais opções,, musgos, Utricularia graminifolia, Lilaeopsis, etc.

 

 

OI

fizeste muito bem em dar a tua opiniao ,afinal é pra isso que aqui estamos ,para aprender uns com os outros . obrigado .

 

quanto ao tapete ,falei nisso porque estava a pensar em tentar algo do genero .mas nao tenho muita exp. com plantas principalmente desse tipo .alem do que tou a montar um aqua para discus e nem sei se sera o mais apropriado,mas que fica bonito ,fica .

quanto as especies que falaste ,algumas delas sao chines ,vou ter que pesquisar ,mas no caso de optar por alguma vai ter que ser pelas que nao forem tao exigentes em luz ,sendo que nao vou exagerar na luz ate porque os discus nao sao grandes apreciadores ,eu acho .

ja agora ,duas questoes :

montei um aqua pequeno para reds, onde pus um tronco com musgo ,e agora estao a começar a aparecer algumas algas verdes ate mesmo no musgo ,sera excesso de luz ou ... :oops:

se eu pretender comprar algumas dessas plantas onde e que me aconselhas ,é que ha alguns dias encomendei algumas numas loja patrocinadora do forum e ate agora nada ,e ja passou algum tempo banana rock

 

abraço

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais