LOGISBURG Publicado Maio 8, 2007 Publicado Maio 8, 2007 Eu uso dois pré-filtros de 10" com carvão activado para remover o cloro da agua logo à saída do contador. O Cloro evapora-se em contacto com o ar. Será que se nós fervermos o carvão activado e depois o passar-mos pelo forno, para secar bem, podemos reutiliza-lo nos filtros? Alguém já experimentou este procedimento. Obrigado. Logisburg Citar
LOGISBURG Publicado: Junho 26, 2007 Autor Publicado: Junho 26, 2007 Eu uso dois pré-filtros de 10" com carvão activado para remover o cloro da agua logo à saída do contador.O Cloro evapora-se em contacto com o ar. Será que se nós fervermos o carvão activado e depois o passar-mos pelo forno, para secar bem, podemos reutiliza-lo nos filtros? Alguém já experimentou este procedimento. Obrigado. Logisburg Já estou a testar a solução há cerca de dois meses e até agora, está a funcionar muito bem, utilizo regularmente o teste de Cloro e sempre a Zero. Logisburg Citar
Joaoavo Publicado: Julho 7, 2007 Publicado: Julho 7, 2007 Sim o carvão é reutilizável se for bem tratado. O funcionamento é bastante simples. As partículas têm milhões de microporos com apenas alguns nanometros de tamanho. Esse tamanho é aproximadamente o tamanho da maior parte das moléculas e por isso o carvão activado "sequestra" essas moléculas e retira-as da água, processo chamado de adsorção. Para voltar a reutilizá-lo só se tem de mudar as condições do ambiente, para que as moleculas adsorvidas sejam libertadas. No caso do cloro, é possível que o aumento de temperatura limpe o carvão. Mas o facto do cloro estar a 0, não quer dizer que o carvão esteja a funcionar. Mesmo em aquários sem carvão activado o cloro liberta-se relativamente rápido por evaporação Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
miguelpsantos Publicado: Julho 7, 2007 Publicado: Julho 7, 2007 Eu uso dois pré-filtros de 10" com carvão activado para remover o cloro da agua logo à saída do contador.O Cloro evapora-se em contacto com o ar. Será que se nós fervermos o carvão activado e depois o passar-mos pelo forno, para secar bem, podemos reutiliza-lo nos filtros? Alguém já experimentou este procedimento. Obrigado. Logisburg Olá LORISBURG Apesar de o cloro se encontrar muitas vezes em estado líquido ou até sólido (sobretudo para piscinas), o cloro não deixa de ser um gás. É por isso mesmo que este se "evapora" com alguma facilidade. Eu apenas retiro a água directamente da torneira e deixo "repousar" 24 horas para as TPA's. Já agora, nas minhas criações de Discus, e sempre que utilizei carvão, tive surtos de Hexamita (ainda que possa ser coincidência) Ainda acrescento que na minha opinião o carvão não só retira da água o cloro como muitos mais elementos que podem ser essenciais aos nossos peixes. Um abraço e boa sorte Citar
LOGISBURG Publicado: Julho 9, 2007 Autor Publicado: Julho 9, 2007 Olá LORISBURGApesar de o cloro se encontrar muitas vezes em estado líquido ou até sólido (sobretudo para piscinas), o cloro não deixa de ser um gás. É por isso mesmo que este se "evapora" com alguma facilidade. Eu apenas retiro a água directamente da torneira e deixo "repousar" 24 horas para as TPA's. Já agora, nas minhas criações de Discus, e sempre que utilizei carvão, tive surtos de Hexamita (ainda que possa ser coincidência) Ainda acrescento que na minha opinião o carvão não só retira da água o cloro como muitos mais elementos que podem ser essenciais aos nossos peixes. Um abraço e boa sorte Viva Miguel Santos, Eu estou a usar um sistema DIY para as TPA's em que a agua vai para o aqua directamente da rede, vem dai a necessidade do carvão activado. Não estou a usar o carvão no filtro do aqua, é só na TPA. Até agora, cinco meses com discos "só" tive que fazer tratamento uma vez, um deles deixou de comer e outro conseguia-se ver as veias pelo lado de fora da boca, tratamento com Flagyl e tudo 5*. Mas acho que fui eu o culpado, podia ter-me saido mais caro, introduzi cardinais, não deviam estar bons, de trinta, sobreviveram 4. Nunca mais facilitei, plantas ou peixes, passa tudo pela quarentena. Um abraço e obrigado. Logisburg. Citar
LOGISBURG Publicado: Julho 9, 2007 Autor Publicado: Julho 9, 2007 Sim o carvão é reutilizável se for bem tratado.O funcionamento é bastante simples. As partículas têm milhões de microporos com apenas alguns nanometros de tamanho. Esse tamanho é aproximadamente o tamanho da maior parte das moléculas e por isso o carvão activado "sequestra" essas moléculas e retira-as da água, processo chamado de adsorção. Para voltar a reutilizá-lo só se tem de mudar as condições do ambiente, para que as moleculas adsorvidas sejam libertadas. No caso do cloro, é possível que o aumento de temperatura limpe o carvão. Mas o facto do cloro estar a 0, não quer dizer que o carvão esteja a funcionar. Mesmo em aquários sem carvão activado o cloro liberta-se relativamente rápido por evaporação Na realidade, pelas minhas experiências estou a chegar á mesma conclusão que tu avanças. O carvão reutilizado dura praticamente o mesmo tempo que o novo. Eu estou a fazer o teste a agua que sai dos pre-filtros, não é na agua do aqua. Tambem fiz o teste a agua da rede para ver se o teste estava bom. Deu cloro na agua da rede, não muito mas ficou amarelo(teste sera CL). Nem que seja para limpar eventuais bacterias que contaminem o carvão, ponho-o em agua a ferver durante quinze minutos e de seguida vai num tabuleiro a secar para o forno durante meia hora. Um abraço e obrigado Citar
Fausto Vicente Publicado: Julho 22, 2007 Publicado: Julho 22, 2007 Olá. Embora erradamente, ao longo dos tempos foi-se ficando com a ideia de que este sub-forum foi criado para se tirar duvidas à cerca da construção caseira de tudo quanto diga respeito à aquariofilia. Foi-se tornando tão enraizado que até nós, equipe de moderação, deixamos de ligar a tal facto. Mas de quando em quando, convem alertar que para topicos deste tipo existe já um subforum, que é o EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO . Este serve exclusivamente para quem constroi, colocar aqui os seus projectos, eventualmente apoiado com fotos, de modo a mostar como fez. Duvidas ácerca de como se faz, é no já referido subforúm. Desta forma, Topico movido. Fausto Vicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts