Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal.

Sou novo nestas andanças. Há cerca de dois meses meti-me neste fantástico hobby. O que aconteceu foi que a minha ciclagem, de certeza, foi mal feita. Já sabem, cometi o erro do costume, que foi a introdução de peixes logo no início.

Durante este tempo foi ver os peixes morrerem uns atrás dos outros. Os níveis de amónia e nitritos estão sempre altos. Os corydoras são os únicos que se aguentaram desde o início.

Aquário: 60 X 30 X 30

Filtro Interior Tetra.

Aquecedor 75W

Bomba de ar.

1 lâmpada fluorescente.

FAUNA (actual)

- 4 corydoras

- 2 platys

- 1 Labeo Bicolor

- 2 ottocinclus affinis

FLORA

2 Echinodorus Osiris

6 pés de Cabomba Verde

Se alguém me puder indicar uma forma de recuperar o meu aquário eu agradeço imenso. Eu sei que o culpado sou eu por não ter cumprido o tempo requerido para o ciclo.

Um abraço...

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:
Oi pessoal.

Sou novo nestas andanças. Há cerca de dois meses meti-me neste fantástico hobby. O que aconteceu foi que a minha ciclagem, de certeza, foi mal feita. Já sabem, cometi o erro do costume, que foi a introdução de peixes logo no início.

Durante este tempo foi ver os peixes morrerem uns atrás dos outros. Os níveis de amónia e nitritos estão sempre altos. Os corydoras são os únicos que se aguentaram desde o início.

Aquário: 60 X 30 X 30

Filtro Interior Tetra.

Aquecedor 75W

Bomba de ar.

1 lâmpada fluorescente.

FAUNA (actual)

- 4 corydoras

- 2 platys

- 1 Labeo Bicolor

- 2 ottocinclus affinis

FLORA

2 Echinodorus Osiris

6 pés de Cabomba Verde

Se alguém me puder indicar uma forma de recuperar o meu aquário eu agradeço imenso. Eu sei que o culpado sou eu por não ter cumprido o tempo requerido para o ciclo.

Um abraço...

boas,olha na minha opiniao,visto q te sobraram alguns peixes deixa-os ficar,nao compres mais por enquanto,vai fazendo as tpa semanais ai de 20% ate estabilizar os parametros da agua,controla o ph da agua e depois escolhe os peixes adequados a ela.

com o tempo vais ver q tudo corre bem.

nao te esqueças de intruduzir peixes compativeis

abraço

David Carlos

Blog Aqualand

Publicado:
boas,olha na minha opiniao,visto q te sobraram alguns peixes deixa-os ficar,nao compres mais por enquanto,vai fazendo as tpa semanais ai de 20% ate estabilizar os parametros da agua,controla o ph da agua e depois escolhe os peixes adequados a ela.

com o tempo vais ver q tudo corre bem.

nao te esqueças de intruduzir peixes compativeis

abraço

Obrigado pela força... Vou então aguardar e ver como correm as coisas.

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado: (editado)

Boas não querendo duvidar das palavras do membro fishersgheist e muito menos desmenti-lo, mas como o teu aquário pelo que foi dito está em pleno ciclo, o melhor que tens a fazer é mudanças de aguá (leia-se TPA) mais frequentes, aí uns 10% de 2 em 2 dias e de semana a semana aí uma de 30%, isto enquanto não estabilizares em 0 esses valores de amónia...

Os peixes podem estar a viver ou melhor a sobriviver, e imagino que como toda a gente tu queres dar uma optima vida aos teus peixes, for isso ajuda-os a viver, eles neste momento e com os picos de amonia eles vão somente sobrevivendo...

Como tu próprio referis-te colocas-te os peixes muito cedo e provavelmente logo em grande quantidade, eu sou a favor que devemos usar um ou dois peixes resistentes durante a ciclagem, pois infelizmente eles são necessários e fundamentais para o ciclo...

Mas o erro está feito, só tens agora que ter calma e colocar aqui ou a quem quiseres todas as tuas dúviadas e ir recoperando esse aquário com calma e dedicação....

Há outra coisa não sei se o fazes mas se não fazes sempre que fizeres uma TPA sinfona o areão, assim sempre podes remover excessos de comida e detritos que os peixes não aproveitam, um erro comum de todos os aquariofilistas ou de ause todos é de no inicio dar muita comida aos peixes e depois esta entre em decomposição...Também cometia esse erro, mas depois com a prática e a intensa leitura neste e noutros forusn e pela própria WWW aprendi muito...

Não desanimes pelo erro inicial, o importante é que agora estás a queres corrigir e a querer salvar o teu aquário...

BOA SORTE...

Editado por mrebelo
Posted Image
Publicado:

Boas

Visto que a ciclagem foi mal feita podes corrigir colocando na esponje ou na cerâmica (acho que esse filtro não tem) um frasquito de bactérias vivas da JBL Filter start.

Isto faz com que tenhas bactérias prontas a trabalahr logo no momento

É o que eu faço quando mudo matérias filtrantes e deu sempre bom resultado

Eduardo

Publicado:

Boas Ashtar!

Olha eu também comecei mal o meu aquário.. só o deixei a ciclar uns dois dias e pus logo imensos peixes.. óbvio que iam morrendo dia após dia.. fiquei mesmo desanimada! Portanto vim aqui ao fórum e o pessoal foi importantíssimo na recuperação do meu aqua! Fiz TPA's diárias de 10% até os níveis de amónia baixarem! E resultou mesmo! Axo que os meus peixinhos estão óptimos!

Vai vendo os tópicos aqui do fórum e vais ver que aprendes imenso!

Boa sorte!

Publicado:

Obrigado a todos pelos esclarecimentos...

Vou fazer TPAs de 2 em 2 dias de 10/15% e aplicar as bactérias no filtro...

Vamos ver como correm as coisas.

Um abraço a todos.

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:

Boa sorte para a recuperação...

E Parabéns pela força e por acima de tudo não teres desistido...

Quando precisares podes contar como pessoal deste forum, que vão sempre tentar ajudar-te ao máximo, e como já foi referido, lê muito, pesquisa ainda mais e calma, estuda todos os peixes que tens e gostas ou gostavas de ter, vê as suas preferências de aguá, essas coisas, compatibilidades, tudo e com calma vais ver que tudo se resolve, basta paciência e dedicação...

Posted Image
Publicado:

Vivas Ashtar.

Meia dúzia de conselhos, quase todos eles já aqui referidos:

1º Tenta estudar e aprender o maximo possivel antes de dar o proximo passo, tens aqui o forum que é uma ferramenta do melhor....

2º Impaciência e aquariofilia não combinam. Muita gente tentou (quase todos nós) e todos chegamos à mesma conclusão- não combina mesmo...

Agora uns mais práticos:

3ªTpa diarias ou de dois em dois dias, de cerca de 10/15%/dia,

4º Quando estiveres a fazer a tpa, aproveita e sinfona o fundo do aquario;

5º Muito rigor na quantidade de comida que deitas para dentro do aqua.

6º Pessoalmente não sou muito apologista da introdução de bacterias no filtro para acelarar a nitrificação, mas neste caso acho que deves mesmo usar, pelas razões que já te expuseram...

Estes últimos conselhos têm todos o mesmo fim: evitar os picos de amonia letais para os teus animais. Se tudo correr bem, é dares tempo ao tempo e a coisa vai-se estabilizar.

Abraço

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Boas pessoal.

Penso que a coisa está a ir... A amónia tende a baixar.

Tenho lá mais um filtro interno, daqueles mais fraquitos e pensei em colocá-lo no extremo oposto ao que tenho com carvão activado entre a esponja. Que é que acham desta ideia? Será que vai ajudar na filtragem e no estabelecimento de bactérias positivas?

Um abraço.

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:
Boas pessoal.

Penso que a coisa está a ir... A amónia tende a baixar.

Tenho lá mais um filtro interno, daqueles mais fraquitos e pensei em colocá-lo no extremo oposto ao que tenho com carvão activado entre a esponja. Que é que acham desta ideia? Será que vai ajudar na filtragem e no estabelecimento de bactérias positivas?

Um abraço.

Boas...

Um segundo filtro é sempre util, nem que o uses somente como filtragem mecanica, sempre limpa algum lixo, nas esponjas ou lã, ou seja o que usares sempre se irão estabelecer algumas colonias de bactérias, o que irá acabar por sempre muito util ao próprio aquário...

Para remover depois é que aconcelho que tenhas mais calma nomeadamente, esperares que o outro filtro o principal, esteja bem maturado, para que o aquário, não se recinta da extracção do filtro secundário....

Posted Image
Publicado:

Boas mais uma vez pessoal.

Decidi adquirir um filtro EHEIM 2211... Penso que agora as coisas vão estabilizar mais rapidamente.

Aquela porra para limpar é que é tramado. Tira-se as mangueiras e é água por todo o lado. Vou tentar arranjar aquelas torneiras para estancar a água aquando das limpezas. Vou conservar o interno por uma semana para não prejudicar as bactérias.

Um abraço

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:
Boas mais uma vez pessoal.

Decidi adquirir um filtro EHEIM 2211... Penso que agora as coisas vão estabilizar mais rapidamente.

Aquela porra para limpar é que é tramado. Tira-se as mangueiras e é água por todo o lado. Vou tentar arranjar aquelas torneiras para estancar a água aquando das limpezas. Vou conservar o interno por uma semana para não prejudicar as bactérias.

Um abraço

O filtro não tem um sistema para reter a agua nas mangueiras???

Eu tenho um lfuval 404, que tem um sistema que trava a agua na mangeira o que atá depois facilita o arranque do mesmo...

Posted Image
Publicado:
O filtro não tem um sistema para reter a agua nas mangueiras???

Eu tenho um lfuval 404, que tem um sistema que trava a agua na mangeira o que atá depois facilita o arranque do mesmo...

Não, não tem. Já comprei as torneiras... Nada baratas por sinal. 30 euros as duas.

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:
Não, não tem. Já comprei as torneiras... Nada baratas por sinal. 30 euros as duas.

Foge 30€???

Felizmente o meu trazia esse sistema...senão lá tinham que is mais 30€ ao ar...

Mas sinceramente acho estranho o teu filtro não ter torneiras ou qualquer outro sistema...

Posted Image
Publicado: (editado)

E as torneiras nao precisam de ser obrigatoriamente da Eheim.Já tive um filtro igual ao teu e usava torneiras da Fluval que são bem mais baratas (e giras!!!). O que interessa é o diametro da mangueira.

E precisas mesmo de 2? Bastava-te 1 na mangueira de entrada para o filtro....

Abraço

RL

Editado por ricardo.lima
Publicado:

Boas...

Com este filtro, acham que vale a pena colocar a bomba de ar com a pedra porosa?

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:
Boas...

Com este filtro, acham que vale a pena colocar a bomba de ar com a pedra porosa?

O filtro pode nao ser dos melhores mas é suficiente para promover a movimentação da água e trocas gasosas. Como já tens algumas plantas para te fornecer oxigénio, pessoalmente só ligaria a bomba de ar em situações de urgência.

Assim que tiveres tudo estabilizado, passa por Oeiras para te oferecer uns casais de guppies.

Boa sorte e continua!

RL

Publicado:
O filtro pode nao ser dos melhores mas é suficiente para promover a movimentação da água e trocas gasosas. Como já tens algumas plantas para te fornecer oxigénio, pessoalmente só ligaria a bomba de ar em situações de urgência.

Assim que tiveres tudo estabilizado, passa por Oeiras para te oferecer uns casais de guppies.

Boa sorte e continua!

RL

Olá Ricardo,

Obrigado pela tua resposta e obrigado, também, pela tua oferta mas, o que não referi é que tenho a passear pelo aquário cerca de 8 alevins de guppies nascidos da mãe que morreu pelos picos de amónia. Como eles nasceram naquele ambiente, devem ter-se ambientado.

Mais uma vez, obrigado a todos... Já agora, se alguém me puder explicar como é que limpo o filtro e com que periodicidade eu agradeço.

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:
Olá Ricardo,

Obrigado pela tua resposta e obrigado, também, pela tua oferta mas, o que não referi é que tenho a passear pelo aquário cerca de 8 alevins de guppies nascidos da mãe que morreu pelos picos de amónia. Como eles nasceram naquele ambiente, devem ter-se ambientado.

Mais uma vez, obrigado a todos... Já agora, se alguém me puder explicar como é que limpo o filtro e com que periodicidade eu agradeço.

Os alevins de guppies são bastante resistentes ;)

Agora me recordo o porquê de ter mudado para o 2026... Deixando as brincadeiras de parte, sugiro a limpeza semanal do filtro.

Podes lavar todo o material com água da torneira com excepto a materia filtrante biológica. Essa deve ser lavada com agua do Aqua para não se destruir as colonias de baterias que aí se fixaram. Podes subtituir este material de 2 em 2 meses mas sempre parcialmente.

Quanto às mangueiras e torneiras, podes limpar as mesmas uma vez por mês usando as escovas da Eheim para esse efeito. Recomendo-as vivamente pois além de eficazes, nao sao nada caras.

Há quem defenda que as esponjas e materias de cerâmica devem ser lavadas também com água do aquario. Mas se estamos a falar de material que faz filtragem mecânica, não faz qualquer sentido ter esse cuidado. Quanto à sua sustituição recomendo as sugestões do fabricante mas podes sempre esticar um pouco mais.

Para terminar, substitui o algodão filtrante sempre em cada limpeza e não coloques uma camada muito grossa caso contrário vai reduzir e muito o caudal do filtro...

Quanto às marcas dos materiais filtrantes, não precisas de colocar material da Eheim. Existe no mercado material tão bom ou melhor (JBL, por exemplo) e por um valor bastante inferior. Agora as esponjas essas sim devem ser da Eheim devido ao seu formato.

Do que precisares, dispõe!

Abraço

RL

Publicado:
Os alevins de guppies são bastante resistentes ;)

Agora me recordo o porquê de ter mudado para o 2026... Deixando as brincadeiras de parte, sugiro a limpeza semanal do filtro.

Podes lavar todo o material com água da torneira com excepto a materia filtrante biológica. Essa deve ser lavada com agua do Aqua para não se destruir as colonias de baterias que aí se fixaram. Podes subtituir este material de 2 em 2 meses mas sempre parcialmente.

Quanto às mangueiras e torneiras, podes limpar as mesmas uma vez por mês usando as escovas da Eheim para esse efeito. Recomendo-as vivamente pois além de eficazes, nao sao nada caras.

Há quem defenda que as esponjas e materias de cerâmica devem ser lavadas também com água do aquario. Mas se estamos a falar de material que faz filtragem mecânica, não faz qualquer sentido ter esse cuidado. Quanto à sua sustituição recomendo as sugestões do fabricante mas podes sempre esticar um pouco mais.

Para terminar, substitui o algodão filtrante sempre em cada limpeza e não coloques uma camada muito grossa caso contrário vai reduzir e muito o caudal do filtro...

Quanto às marcas dos materiais filtrantes, não precisas de colocar material da Eheim. Existe no mercado material tão bom ou melhor (JBL, por exemplo) e por um valor bastante inferior. Agora as esponjas essas sim devem ser da Eheim devido ao seu formato.

Do que precisares, dispõe!

Abraço

RL

Obrigado pela preciosas dicas de todos... Vou estando por aí...

Cumprimentos,

Ashtar

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!