Recommended Posts

Publicado

Boas,

As minhas plantas (sobretudo hygrophila polisperma e hygrophila polisperma rosanervig) , apesar de apresentarem um bom crescimento, apresentam folhas muito finas e multiplos buracos, esta situação tem vindo a intenseficar-se.

Sei que se deverá a uma deficiência nutritiva mas não consigo identificar qual, ou quais os nutrientes em falta.

Setup:

* Aquário: EHEIM MP 60 x 35 x 40 (84 litros)

* Filtro: EHEIM ECCO 2232 (externo)

* Termostato: Jäger 75W

* Iluminação: 2 x 55W (4000K e 6500K)

* CO2: Kit da JBL(quimico)

* Substrato Fertil: ADA Powersand

* Substrato: ADA Aquasoil Amazon

*Fauna: 10 (Paracheirodon axelrodi) cardinais;

3 Crossocheilus siamensis (SAE);

1 Parotocinclus jumbo (pleco pitbull);

4 caridina japonica;

30 Red Cherry's;

*Manutenção: TPA de 50% semanal com água da torneira;

Adição após cada tpa de anti-cloro (waterlife haloex);

Temperatura mantida a 25 ºc;

Adição após cada TPA de 8ml de Plant Nutrition liquid da tropica

composição:

K 0.80% - Mg 0.39% - S 0.91% - B 0.004% - Cu 0.006% - Fe 0.07% - Mn 0.04% - Mo 0.002% - Zn 0.002%

Neste momento não tenho possibilidade de testar os valores da água por isso pergunto se alguém me poderá indicar o que poderei fazer para suprimir os nutrientes em falta.

Cumprimentos,

Alexandre Carvalho

Publicado:

Viva Alexandre,

Aqui à tempos tive um problema de folhas amareladas, finas e com buracos. Resolvi o problema adicionando um pouco mais de potassio que o que normalmente fazia.

Não sei se o problema é bem o mesmo, mas aqui fica a ideia.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Potássio.

Mas essas plantas, em particular a "normal" consomem imensos nutrientes, asfixiando as outras.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Obrigado aos dois, parece então não haver grandes dúvidas quanto ao problema, falta de potássio devido sobretudo á "fome" das polisperma.

Já agora, como será a melhor maneira de suprimir essa falta de potássio? Qual o fertelizante que aconselham para adicionar ao que já uso?

• 2 semanas depois...
Publicado:
Viva,

Eu utilizo uma solução diluida em agua destilada de Nitrato de potassio e uma outra de sulfato de potassio.

Cmprts,

Luis.Dias

Obrigado Luís, se não é indiscrição, onde costumas comprar esses compostos?

Outro dos sintomas que as minhas plantas exibem é um crescimento exagerado das folhas e um espaçamento exagerado entre elas,será devido às mesmas razões ?

Publicado:

oi. Eu estou a responder porque tanho um problema semelhante.

Nem todas as especies que possuo tem o mesmo problema. Mas sempre que faço uma muda parcial de agua +ou- 1/2 do aquario, e lhe junto ferro da SERA e 2 ou 3 pastilhas de florenete tipo A da SERA, as plantas melhoram (fazer teste do ferro apos a duzagem de fertilizante). Refiro ainda que nunca ponho agua da torneira, ponho sempre agua do garrafao (do lidl), com ph 5,6. pois apos 24h no aquario o ph tem tendencia a subir para o 6. A muda da agua e mensal.

O problema surgio-me quando introduzi uma planta que me infestou todas as outras com uma alga castanha. Apos varias tentativas recorri aos produtos quimicos, o que ajudou a controlar. Mas tambem me atrofiou as plantas. Para o mes de junho penso em instalar um difusor de co2, pois ainda nunca experimentei.

Caso venha a fazer experiencias com introduçao de nitrato de potassio ou sulfato de potassio, me diga como correu.

Muitissimo agradecido.

Ate sempre nenon2000 (Luis Santos) Portimão.