Plantas, Sazonais?


rui gonçalves

Recommended Posts

Duvida que já tenho a algum tempo? as plantas que temos nos aquarios são sazonais? daquele modo em que crescem mais nalgumas alturas e menos noutras? Ou isso é anulado pela iluminação constante? ou pelo facto de parte delas ser originária de paises tropicais? noto que algumas ex feto de java teem alturas que crescem, outras que estagnam... será isso normal?

 

agradeço respostas =) (ou mais duvidas)

 

abraço

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvida que já tenho a algum tempo? as plantas que temos nos aquarios são sazonais? daquele modo em que crescem mais nalgumas alturas e menos noutras? Ou isso é anulado pela iluminação constante? ou pelo facto de parte delas ser originária de paises tropicais? noto que algumas ex feto de java teem alturas que crescem, outras que estagnam... será isso normal?

 

agradeço respostas =) (ou mais duvidas)

 

abraço

 

 

Da minha experiência algumas "plantas de aquário" são naturalmente sazonais, ou seja estão geneticamente programadas para entrarem em dormência ou para aumentarem em termos de crescimento. A questão do fotoperíodo não me parece particularmente importante já que este nas regiões equatoriais e sub-equatoriais é mais ou menos constante (+- 12 horas)independentemente da estação do ano. No aquário esta "programação" mantém-se mas altera-se já que a influencia ambiental (luz, nutrientes, química, alelopatia) poderá ter uma palavra a dizer. O que está descrito para algumas sp. incluindo o feto de java e as anubias é que a transição do estado emerso para o submerso é um factor para alterar e por vezes potenciar o crescimento da planta, já que nas regiões tropicais este fenómeno acontece sazonalmente- estação das chuvas/ estação seca.

Não sei se respondi ao pretendido. mas é esta a minha ideia sobre o tema.

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há que notar que nem topas as plantas que usamos sao tropicais ou sub-tropicais...

 

depois, na naureza tanto o foto-periodo, como diferenças de intensidade nesse foto-periodo, e a temperatura, altura de cheias-"secas" etc..são factores que despoletam diversos comportamentos hormonais nas plantas e ue conduzem o seu ritmo de vida.

 

No nosso aquario esses factores pouco ou nada se fazem sentir, tipicamente a temperatura é constante, não há periodos de seca cheia, o foto-periodo é constante e a sazonalidade do espectro depende da troca das lampadas e nao é um factor ciclico gradual, a perda de intensidade é gradual, mas o seu aumento nao.

 

O que para um aquario...é bom! queres manter as plantas em estado de reprodução vegetativo e de acumulação de reservas com crescimento foliar e radicular e não a preparãção de flores e sementes e posteriormente provavelmente a morte da planta mae.

 

Na atureza elas sentem a "sazonalidade" no nosso aquario...muito pouco.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais