Recommended Posts

Olá pessoal

tenho um aquário plantado de 100x60x55 e tenho apenas uma calha com 2x35+2x18w.

Escusado será dizer que as plantas não têm gostado de tão pouca luz ;)

Estou indeciso entre uma calha de T5 ou uma com uma HQI...

 

A razão diz-me que talvez a T5 seja a opção certa...

Principalmente porque posso reaproveitar/manter a calha actual para além da T5 adicional.

 

Mas por outro lado a "emoção" de ter uma HQI :P ... para além de que como o aquário tem 60cm de altura, a HQI dar-me-ia mais garantia da luz "chegar ao areão".

 

Qual a vossa opinião? A T5 chega? e chega ao fundo do aqua?

 

Nota: vi uma calha com 1 HQI... mas o foco tem +- 20cm de largura... como é que "aquilo" espalha a luz pelo aqua todo ;)

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Eu optaria pela HQI porque com essa altura é sem duvida a melhor opção!

 

Nota: vi uma calha com 1 HQI... mas o foco tem +- 20cm de largura... como é que "aquilo" espalha a luz pelo aqua todo

 

Quanto mais levantares o foco maior será a area iluminada no teu caso como o aqua ainda é grande nao sei se a melhor opção nao partiria para uma calha com 2 hqi em vez de 1.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu para essa medida ia para T5. Com 1 foco hqi ficas com pouca luz, com 2 com luz demais.

 

Quanto á altura da coluna de agua, nõ tens problemas. Tudo depende da quantidade de t5 que ponhas e de um bom refletor.

 

Outro problema que evitas é o sobreaquecimento provocado pelas hqi.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

 

eu para essa medida ia para T5. Com 1 foco hqi ficas com pouca luz, com 2 com luz demais.

 

2x150w para 300L é luz a mais? Isto sem falar na altura do aquario, a meu ver pode na boa ter 2x150w se optar por plantas não tão exigentes em iluminação pode sempre optar por 2x70w.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

2x150w para 300L é luz a mais?

É Luís... não te esqueças que a regra empírica 1W/L está definida para litragens entre 60 e os 100 litros. Para litragens maiores não precisas de ter tanta potência de luz. E sem contar que essas contas estão feitas para lâmpadas T8 a funcionar com balastros convencionais.

 

Óbvio que mais importante é sempre as plantas. A partir daí é que se escolhe a iluminação... mas enfim, isso dá para ficarmos aqui dias inteiros a discutir.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

2x150w para 300L é luz a mais? Isto sem falar na altura do aquario, a meu ver pode na boa ter 2x150w se optar por plantas não tão exigentes em iluminação pode sempre optar por 2x70w.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

Boas luis.

 

Como o Fortunato disse, com esta litragem já não me preocupo muito com a tal regra. E o que me sigo é pela experiencia dos salgados em que o pessoal ta a usar t5 sem problemas para esse trabalho. O problema é que metendo 2 hqi de 150wts elas vão ficar muito juntas, concentrando demasiado a luz. Com as t5 fica mais uniforme.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís

 

Pronto se com salgados funciona, deve funcionar com plantados, é que eu sempre ouvi dizer que com aquarios com alturas acima de 50cm o uso de hqi era o mais aconcelhavel, daí ter dito o que disse, mas pronto são 2 opções a considerar.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal

pois estou a ficar cada vez mais inclinado para as T5 :D

principalmente pela calor adicional que as HQI trariam, por poder usar a calha actual e por com as T5 ficar com luz mais uniforme.

 

A dúvida com que continuo é se a luz das T5 atravessa bem os 60cm de altura do aquário... é que já estou farto das plantas "gritarem" por luz até chegarem à superfície do aquário...

 

Digam de vossa justiça :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

se fosse um salgado diria sem duvida 8x39wts t5 :crazyeyes:

 

num plantado tambem penso ficas bem servido

 

Ok.. está então decidido! T5! ;)

Andei a ver... mas só encontro calhas com 3x29w... desse modo não chego de todo aos 8x39w...

Sabem-me dizer se posso pôr T5 em calhas "normais"(tenho uma 2x36w+2x18w Lifetech)...

 

Mesmo que dê (espero que sim --!! Digam-me se dá !! -- ), fico com 225w... penso que dá... que acham?

 

Obrigado pessoal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.. está então decidido! T5! bigsmile

Andei a ver... mas só encontro calhas com 3x29w... desse modo não chego de todo aos 8x39w...

Sabem-me dizer se posso pôr T5 em calhas "normais"(tenho uma 2x36w+2x18w Lifetech)...

 

Mesmo que dê (espero que sim --!! Digam-me se dá !! -- ), fico com 225w... penso que dá... que acham?

 

Obrigado pessoal...

 

 

boas, sinceramente acho que nao, o meu aquario tem 4x54w t5 mais 2x39w t5 (120/60a/50l) eas plantas de tapete nem mexem do sitio , e as plantas de tom vermelho so ganham esse tom a 10cm da tona de agua .

 

Resumindo para aquarios tao altos hqi, sem duvida ( para quem queira plantas mais exigentes a nivel de luz). E so a minha opiniao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, sinceramente acho que nao, o meu aquario tem 4x54w t5 mais 2x39w t5 (120/60a/50l) eas plantas de tapete nem mexem do sitio , e as plantas de tom vermelho so ganham esse tom a 10cm da tona de agua .

 

Resumindo para aquarios tao altos hqi, sem duvida ( para quem queira plantas mais exigentes a nivel de luz). E so a minha opiniao.

 

ja agora podes dizer os kelvins das lampadas? e marca?

 

pode ter muita influencia

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde.

As lampadas que tenho sao 3 aquamedic (2 plant grow e uma que diz planta ) 1 jbl( tropica 4000)e mais 2 que diz "cf lightining bio".( vinham na calha Lifetech 4x 54w).

 

Se calhar tens razao mas eu so noto falta de crescimento nas plantas de tapete(acabam por ganhar green spot).as outras crescem bem (stellata por ex.)mas so começa a mudar a cor das folhas a 15cm da tona de agua.

Que lampadas t5 recomendas para o meu aqua que dê para ter plantas de tapete?

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.