Identificação de planta

Reis

Recommended Posts

A do lado direito é um myriophyllum (a espécie não faço ideia).

A do esquerdo (e do meio), não tenho certezas...mesmo nenhumas, parece estar em mau estado, dificultando a identificação.

será uma ludwigia arcuata???

parece muito verde para o ser mas, espero que quem discordar que conteste esta minha hipótese...

outras hipóteses?

algum tipo de Alternanthera reineckii?

sinceramente é complicado tentar adivinhar...

Abraços!

Partilhar nas redes sociais

aquela a que me refiro é exactamente a que está no meio, ao lado do myrioophillim.

Eu ponho a hipótese de ser uma planta não aquática, mas gostava de ouvir opiniões.

As folhas de cima realmente estão verdes, mas as de baixo são avermelhadas.

Aguardo algumas opiniões.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Boas, ao que parece a planta é de facto aquática, através de um zoom in consegui detectar mais fácilmente que a planta possui rizoma. vou fazer uma pesquisa no smeus livros de plantas e assim que souber a espécie serás informado.

Fica bem

Vivas

Eu conheço essa planta mas não sei o nome, ela não é uma planta aquática :arrow: e se for tem um curtíssimo período de vida :oops: ( que acho menos provável ), mas normalmente é vendida como tal.... no inicio pensei que era eu que não estava cuidando bem.... ( pensava que podia ser falta de CO2, nutrientes, iluminação .... :D ) , não sei o que passa na cabeça desse cultivadores :?: ....

Desde já obrigado a todos pela ajuda.

Penso que tem razão Rafael, a mim também não me pareceu uma planta aquática.

Pelos vistos não é a Ludwigia inclinata João, a outra que vinha no saco também não é a Lymnophila aquática mas sim a sessiliflora, dessa eu tenho muita. E a Hydrocotile está a adaptar-se?

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Desde já obrigado a todos pela ajuda.

Penso que tem razão Rafael, a mim também não me pareceu uma planta aquática.

Pelos vistos não é a Ludwigia inclinata João, a outra que vinha no saco também não é a Lymnophila aquática mas sim a sessiliflora, dessa eu tenho muita. E a Hydrocotile está a adaptar-se?

Viva,

Pensei que fosse uma Ludwigia, aliás foi-me vendida como tal.

De qualquer maneira julgo ser aquatica, já a tenho há varios meses dentro do aqua e essa que te dei já são novos rebentos.

As folhas dessa planta quando sob luz intensa ficam de um vermelho vivo, daí talvez a dificuldade na identificação.

Quanto à Hydrocotile ainda é cedo para dizer, mas tem todas as condições para se desenvolver.

tenho ludwigia brevipes (que é quase se não for igual à arcuata), ainda não percebi se não é 2 nomes dados à mesma planta.

Também tenho ludwigia inclinata, e se vocês não sabem ficam a saber que tem a textura de papel, aliás ainda mais frágil, tipo papel molhado.

e morre em 2 dias, isto em más condições...

:shock:

A tal ludwigia arcuata ou brevipes é muito mais rija, muito mesmo não tem nada a ver com a inclinata...

De texturas não dá para ver pelas fotos, mas continuo a acreditar que pode ser uma brevipes ou arcuata!

E isto POR POSSUIR ESSA PLANTA!

Não disparo nomes só porque me apetece, ou porque vi numa foto, se não acreditam em mim....não acreditem...

Abraços!

Estou curioso em saber como é que vocês determinam com tanta segurança que não é aquática...

Sem saber a espécie não existe meios de descobrir tal coisa.

Acham que existe algo que distingue as aquáticas das outras?

Pois tal não existe!

Aliás as aquáticas pertencem a tantos géneros e familias diferentes no reino das plantas, que por isso costumam ter abordagens diferentes (evolutivas) ao problema de ficarem molhadas permanentemente.

Abraços!

Acham que existe algo que distingue as aquáticas das outras?  

Pois tal não existe!

Por acaso até há uma tendência para as plantas aquáticas secarem muito rápidamente quando colocadas fora de água, isto porque não desenvolvem a membrana hidrofóbica que as terrestres usam para manter a água no seu interior. :lol:

Mas tens toda a razão, plantas aquáticas andam salpicadas por todos os géneros. Não basta chegar e dizer sem mais nem menos que parece ou não parece aquática, isso vale apenas o que vale uma opinião empírica.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Caros ...

Não afirmei que não era aquática, pela foto me parece não ser aquática, pois tive uma muito semelhante e morreu, fui em uma loja de confiança no centro da cidade e o maior criador que eu conheço me afirmou que não era aquática, talvez pela foto eu ache que seja a mesma que eu estou falando . .. . . e dizer que não tem diferença entre plantas aquáticas e terrestres e melhor voltar pra escola, há gêneros de plantas ( não estou falando de cactos ) que não pode receber muita água ( Catasetum ), plantas anfibias não podem ficar submersas muito tempo, quando ficam seu metabolismo começa a baixar ate elas morrerem. A muitíssimos gêneros de plantas impossível um ser humano reconhecer todas.

Caros ...

Não afirmei que não era aquática, pela foto me parece não ser aquática, pois tive uma muito semelhante e morreu, fui em uma loja de confiança no centro da cidade e o maior criador que eu conheço me afirmou que não era aquática, talvez pela foto eu ache que seja a mesma que eu estou falando  . .. . .   dizer que não tem diferença entre plantas aquáticas e terrestres e melhor voltar pra escola, há gêneros de plantas (  não estou falando de cactos ) que não pode receber muita água ( Catasetum )

Dizer que as plantas aquáticas são diferentes das terrestres porque existem cactos, é o mesmo que dizer que as focas são diferentes dos elefantes porque existem vacas!

sem ofensa!

Concordo que podem existir géneros que não suportam a água...mas há géneros que têm elementos dos aquáticos e dos não aquáticos.

No entanto podes ter razão, e efectivamente esta não ser uma planta aquática!

Só perguntei como é que tinhas determinado esse aspecto...já respondente e muito bem!

plantas anfibias não podem ficar submersas muito tempo, quando ficam seu metabolismo começa a baixar ate elas morrerem. A muitíssimos gêneros de plantas impossível um ser humano reconhecer todas.

depende, depende...

A maior PARTE das plantas que usamos na realidade são ANFíBIAS!

O que quer dizer?

que suportam perfeitamente ambientes fora e dentro de água.

Se morrem passado pouco tempo debaixo de água, não serão anfíbias...mas terrestres!

Tenho algumas anfibias VIVAS com mais de 2 anos debaixo de água!

Abraços!

Não quis dizer que a diferença é a existência de cactos, estou apenas afirmando que há diferenças, aquele gênero ( Catasetum ) e os da Orquídeas, bem diferente de cactos não acha??? ... tem flor e tudo mas se mergulhares na água iram morrer, .... faça um teste tire essa planta de 2 anos e plante num vazinho e veja quanto tempo ela dura...... tente plantar uma valisneria em outro.

Calma pessoal creio que anda para aqui alguma confusão.

Pelo que tenho lido, vocês não chamam plantas anfíbias à mesma coisa.

Planta amfíbia é uma planta que tanto se dá dentro como fora de água.

O que queres dizer aqua_neon e corrige-me se estiver errado é planta palustre, ou seja uma planta que aguenta breves periodos dentro de água.

Vallisneria, Cabomba, Elodea -> aquáticas - vivem exclusivamente submersas

Cryptocoryne, Echinodorus, Microsorum -> anfíbias - tanto vivem submersas como emersas

Dracena, Hemigraphis, Acorus -> Palustre - vivem emersas, podem aguentar algum tempo submersas (inundações, monções, etc)

... Cactos, Coniferas, etc -> obviamente terrestres.

O exemplo que dás do vaso não serve pelo simples facto que a vallisnéria morre e uma echinodorus por exemplo não morre e isso não quer dizer que não é uma óptima planta de aquário.

Tens que saber distinguir a diferença entre anfíbia e palustre.

Agora ao Q&A:

plantas anfibias não podem ficar submersas muito tempo, quando ficam seu metabolismo começa a baixar ate elas morrerem
Palustres meu caro, palustres. As anfíbias vivem na maior debaixo de água. Não tens amazónias? criptocorinas? fetos? isso é tudo anfíbio, como aliás a maioria das plantas de aquário.

pela foto me parece não ser aquática, pois tive uma muito semelhante e morreu

Como o António Vitor já disse e bem, há frequentemente dentro do mesmo género plantas aquáticas, anfíbias, palustres, terrestres é só escolher... pelo que não admira encontrar plantas semelhantes e uma ser aquática e outra quase igual não o ser. Também o facto de ela morrer no teu aquário não é prova sine qua none de não ser aquática, há um sem número de outros factores que podem provocar a sua morte.

o maior criador que eu conheço

Quem é? é sempre porreiro conhecer pessoal das plantas :oops:

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!