Iluminação Para Aqua De 100*38*50


Recommended Posts

Boas

 

Eu neste momento tenho um aqua com 40l, meti-me nisto a pouco tempo mas o "vicio" cresceu e entao decidi fazer um aqua 100*38*50, mas tenho duvidas quanto ao susbstrato e iluminação.

 

Eu no aqua de 40l uso PRODAC Fertil plant custou-me cerca de 20€, mas agora para o novo nao sei se sera um bom susbstacto, peço que me aconselhem quanto a isso.

 

 

Vou fazer uma calha Diy, apesar de ja ter lido inumeros topicos de iluminação estou confuso quanto a espectros, mas principalmente a balastros electronicos e outros pois so conheço balastros das lampadas flurescentes de casa.

 

Apesar de ainda nao ter grande ideia das plantas que vou usar queria ter uma iluminaçã completa para se necessario ter plantas que requiram uma iluminação decente.

 

Sou do Porto apenas conheço a ornimundo no norteshopping e Arrabida, zoofeira no Parque Nascente, Biozoo em Gondomar, e outra no Carrefour em Gaia, o que eu vos peço é umas dicas valores e onde poderei comprar o material.

 

Desculpem o testamento mas quando nao se sabe pergunta-se e esperasse que os mais entendidos nos ajudem.

 

Obrigado

Helder Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu neste momento tenho um aqua com 40l, meti-me nisto a pouco tempo mas o "vicio" cresceu e entao decidi fazer um aqua 100*38*50, mas tenho duvidas quanto ao susbstrato e iluminação.

 

Eu no aqua de 40l uso PRODAC Fertil plant custou-me cerca de 20€, mas agora para o novo nao sei se sera um bom susbstacto, peço que me aconselhem quanto a isso.

Vou fazer uma calha Diy, apesar de ja ter lido inumeros topicos de iluminação estou confuso quanto a espectros, mas principalmente a balastros electronicos e outros pois so conheço balastros das lampadas flurescentes de casa.

 

Apesar de ainda nao ter grande ideia das plantas que vou usar queria ter uma iluminaçã completa para se necessario ter plantas que requiram uma iluminação decente.

 

Sou do Porto apenas conheço a ornimundo no norteshopping e Arrabida, zoofeira no Parque Nascente, Biozoo em Gondomar, e outra no Carrefour em Gaia, o que eu vos peço é umas dicas valores e onde poderei comprar o material.

 

Desculpem o testamento mas quando nao se sabe pergunta-se e esperasse que os mais entendidos nos ajudem.

 

Obrigado

Helder Rocha

 

Para essas dimensões visto o aquario não ser muito profundo eu iria para algo que nunca vi ser feito em iluminação para aquariofilia.

 

Este produto:

 

http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=327

 

Poderias fazer uma armação/tampa para o aquario e com dois ou trés KITS desses poderias ter um rácio espaço potencia muito bom, para alem do preço.

Estamos a falar de 2X26W com lampadas PLL de 26W com balastros electronicos.

proventura estes focus teriam de trabalhar tipo os focus para os salgados isto é a 30Cms da agua.

É de referir que as lampadas são de 6400K.

 

É só uma ideia :mrgreen:

Editado por jampex

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse Aqua necessitas +/- 150 W..

 

Em relaçao aos balastros existem no forum varios DIY mt bons, como este q te deixo aqui q foi 1 DIY a nivel financeiro mt bem conseguido

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60922

 

Em relaçao aos espectros opta por valores entre os 6500k - 8000k

 

Se inserires varias lampadas podes fazer 1 mix dos espectros...

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas ideias a do aki e engraçada e esteticamente acho que ate ficava bem,

 

Obrigado pelas respostas,

 

Mas precisava tambem dum conselhos sobre os susbstractos .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não levem a mal... e isso alguém que perceba verdadeiramente que confirme ou desminta, mas essas lâmpadas PLC (e não PLL, não existem PLL's com 26W) só podem ser acesas com balastros convencionais (Ferromagnéticos):

 

http://www.prismaecat.lighting.philips.com...amp;tt=MoreText

 

Não sei se conseguem ver directamente, mas caso não consigam, procurem no site da Philips por este modelo de lâmpada:

 

MASTER PL-C 26W/865/2P 1CT

 

Lamps & Gear -> Lamps -> Compact Fluorescent Non Integrated -> PL-C -> Master PL-C 2 Pin

 

System

 

* For use on conventional copper iron ballasts

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não levem a mal... e isso alguém que perceba verdadeiramente que confirme ou desminta, mas essas lâmpadas PLC (e não PLL, não existem PLL's com 26W) só podem ser acesas com balastros convencionais (Ferromagnéticos):

 

http://www.prismaecat.lighting.philips.com...amp;tt=MoreText

 

Não sei se conseguem ver directamente, mas caso não consigam, procurem no site da Philips por este modelo de lâmpada:

 

MASTER PL-C 26W/865/2P 1CT

 

Lamps & Gear -> Lamps -> Compact Fluorescent Non Integrated -> PL-C -> Master PL-C 2 Pin

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Pois, tens razão quanto às lampadas são PL-C, mas não têm os balastros integrados como as economizadoras normais.

 

Eu estive com a embalagem do KIT na mão e lá vinha escrito que utilizava balastro electronico, presumo que seja "nom dimable".

 

Tambem existe outro KIT silimar mais barato, penso que custa cerca de 15 Euros mas com lampadas economizadoas de 22W com 6400K.

 

Os dois Kits estavam montados no expositor e acesos e era preceptivel que os dois Euros de diferênca entre os Kits valem bem a pena.

 

O engraçado nestes Kits é que já vem tudo montado e com reflector e tudo o que torna a coisa bem barata.

 

Não vou esperimentar pois penso mudar de casa brevemente e agora não estou com cabeça para alterar a iluminação do meu aquário mais pequeno.

 

Cumps.....

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu estive com a embalagem do KIT na mão e lá vinha escrito que utilizava balastro electronico, presumo que seja "nom dimable".

Sim... eu também li isso na página que aqui colocaste.

Mas essas lâmpadas PL-C não podem ser acesas com balastros electrónicos. Das três, uma; ou quem escreveu "balastro electrónico" na caixa não sabe o que está a dizer; ou é publicidade enganosa; ou realmente dá para acender as lâmpadas com balastros electrónicos... o que eu desconfio (se assim fosse acho que a Philips e a Osram não aconselhavam balastros CCG para essas lâmpadas).

 

Que não têm balastros integrados eu sei... a única coisa que têm integrados, se é que têm como uma lâmpada T8, são os arrancadores.

 

E os balastros não são de certeza Dimmable, até porque essas lâmpadas não podem ser atenuadas:

 

Dimming is not possible

 

Eu não digo que não usem, bem pelo contrário. Agora se o balastro é realmente electrónico... isso é que já não me parece.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Luis Fortunatu obrigado pelos teus coments, sao sempre excelentes, e claro um obrigado a todos aqueles que comentaram.

 

Em pricinpio amanha vou fazer o Aqua e ver realmente todo o material que irei usar, despois faço um post com o setup para comentarem.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sim... eu também li isso na página que aqui colocaste.

Mas essas lâmpadas PL-C não podem ser acesas com balastros electrónicos. Das três, uma; ou quem escreveu "balastro electrónico" na caixa não sabe o que está a dizer; ou é publicidade enganosa; ou realmente dá para acender as lâmpadas com balastros electrónicos... o que eu desconfio (se assim fosse acho que a Philips e a Osram não aconselhavam balastros CCG para essas lâmpadas).

 

Que não têm balastros integrados eu sei... a única coisa que têm integrados, se é que têm como uma lâmpada T8, são os arrancadores.

 

E os balastros não são de certeza Dimmable, até porque essas lâmpadas não podem ser atenuadas:

Eu não digo que não usem, bem pelo contrário. Agora se o balastro é realmente electrónico... isso é que já não me parece.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas por acaso fui hoje ao AKI para comprar um relógio para o segundo aquario e confirmo que a publicidade não é enganosa o KIT vem mesmo com balastros electrónicos.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.