Não Sei O Que Lhe Fazer


Oshum

Recommended Posts

Boas

 

Ontem à noite, como é de rotina, antes de me deitar vi como estava a peixarada....tudo normal à excepção deste escalar que estava mais escondido que o normal(é normal ainda se refugiar porque é recente no aquario e mais pequeno que os outros).

Hoje de manhã, assim que os vi, dei com este pequeno encostado a uma planta, no fundo do aquario. Ofereci alimento mesmo fora de horas de alimentação e todos vieram menos ele....Optei por tira-lo e passa-lo para o aquario dos guppys. Na frustração de não encontrar nenhuma doença possivel, pensei que alevins acabadinhos de nascer lhe iriam abrir o apetite...mas nada. Como me foi aconselhado ofereci alho esmigalhado misturado com dafnias e granulado, que também não aceitou.

Não vejo marcas de bacterias,fungos....as barbatanas estão normais embora ainda tenham marcas das dentadas dos outros escalares, os olhos estão brilhantes na mesma....não sei mesmo o que fazer.

POR FAVOR ajudem.

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez parasitas intestinais.

Foi coisa que já aprendi, escalares juvenis acabadinhos de sair de lojas ou de outros donos, chegam depressa a uma idade em que os parasitas que nasceram com eles, ficam enormes e entopem-nos por dentro.

Perdi uma fêmea assim, na mesma semana em que fez a 1ª postura.

Até hoje, já perdi 3 escalares com os mesmos sintomas:

isolam-se debaixo das folhas, não comem, no dia seguinte, estão mortos.

Nestes casos, o UV não ajuda em nada. Aquilo parecia ataque fulminante de bactérias, mas as barrigas inchadas e falta de apetite, aponta para parasitas.

 

Desde que atirei com Flagyl para o aqua e como agora, de 2 em 2 meses, ponho Flagyl na comida durante 1 semana, estão todos bem.

 

Bem, tens 3 escalares agora, se sair daí um casal, com sorte tens alevins deles. Depois vais é passar a ter infestação de escalares...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais