Ajuda Para Plantado

hmsa

Recommended Posts

boas

comecei a algum tempo na aquariofilia em aquas comunitarios e agora tou a pensar em montar um plantado,mas tenho muitas duvidas ate porque todos dizem que e muito dificil manter as plantas .

entao se houver alguem por aí que que me possa ajudar ,aqui vai

que tipo de substrato para o fundo

tipo de areao

fertilizantes

e que especies de plantas mais aconselhaveis

sao algumas das minhas duvidas .

alguem ...

abraço

HENRIQUE ANTONIO

Partilhar nas redes sociais

Olá.

Eu, se fosse a ti, começava por definir um orçamento (não digo fixares rigorosamente um valor, porque isso é capaz de ser complicado, mas penseres se queres gastar muito, algum ou pouco dinheiro).

Depois, que peixes queres ter .

A seguir, o vidro.

Depois é que pensava no resto.

É que estas variáveis são essenciais.

Sobretudo a primeira, porque as escolhas seguintes são completamente diferentes em função do que quiseres gastar.

Abraço.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

boas

o aquario e de 120x50x50 e todo o material para filtragem e aquecimento e co2 ja tenho

agora era mesmo começar a planear a montagem

mas queria saber por onde e como começar

cumps

HENRIQUE ANTONIO

Boas,

Antes de mais um aquário plantado, mais do que trabalho, requer muitaaaaa dedicação!!

Contudo, depende do que entendes por Aquário plantado: é um aquário com algumas plantas ou um aquário dedicado verdadeiramente a plantas?

Se o teu caso é o primeiro, poderás escolher um conjunto de plantas de crescimento relativamente lento ou moderado, sem grandes exigências de termos de iluminação, adubação, CO2, manutenção (leia-se poda),... e neste caso não terás necessidade de grande investimento (euros), nem tanta dedicação / trabalho.

Se o teu caso é o segundo, então o caso muda de figura. Em primeiro lugar, e para poderes ganhar alguma experiência, não te aconselho um aquário tão grande. Era melhor algo mais pequeno. Todavia, penso que os passos deverão ser os seguintes:

1 - Desenho do Layout / Hardscape que pretendes obter;

2 - Escolha das plantas para obter o layout pretendido (ter em atenção os vários requisitos das plantas, tais como: necessidade de luz, adubação, ritmo de crescimento,...);

3 - Escolha dos equipamentos adequados para a manutenção do aquário, com especial ênfase para a Iluminação (ponto fulcral), sistemas de CO2 (para essa dimensão uma solução DIY pode não ser a mais adequada);

4 - Mãos à obra

5 - Trabalho.

Eu próprio mantive um aquário plantado (sem nunca ter tido muito jeito para a definição de layouts) durante cerca de ano e meio, depois, por vicissitudes várias, andei cerca de um mês sem dar muita atenção ao aquário, nomeadamente em termos de poda. Resultado, as plantas de crescimento mais rápido começaram a retirar a luz às plantas mais baixas e mais exigentes, que começaram a definhar, o passo seguinte foi um "boom" de algas incontrolável, que acabou por culminar com a completa destruição do layout conseguido e a consequente desactivação do aquário tal como estava.

Um pormenor importante também é a escolha da fauna tendo em conta dois factores: "ajudantes" na manutenção, nomeadamente em matéria de controlo de algas; e habitantes que não "destruam" a "horta" toda.

Espero ter sido útil, abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

oi

na verdade tava a pensar em ´´plantado´´ com algumas plantas e peixes , talvez discus ,

mas a duvida começa peo fundo

que tipo de substrato e areao .

abraço

HENRIQUE ANTONIO

É assim...

quase todas as marcas têm substratos férteis para plantados (alguns mais caros do que outros e obviamente diferentes).

Se não vais apostar muito seriamente em plantas, penso que não haverá necessidade de optares por soluções topo de gama. Eu usei sempre o Sera Floradepor (passo a publicidade) e não me dei mal.

Quanto ao areão, penso que seja um pouco indiferente, desde que não seja demasiado fino, pois corre o risco de compactar e não permitir o desenvolvimento correcto das plantas e especialmente das suas raízes.

No meu caso usava nalgumas zonas, areão vulcânico e noutras areão de rio de granolumetria grossa.

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

boas

de facto ja usei o sera floredepot e nao me dei mal ,mas pensei que houvesse alguma coisa melhor ,inclusive tenho ouvido falar em akadama .

nao sera melhor ?

abraço

HENRIQUE ANTONIO

oi sem duvida um bom topico esse e esclarecedor ,mas mesmo assim acho que o melhor e optar por um bom substrato seja ele qual for. ;)

cumps.

HENRIQUE ANTONIO

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!