Como Resolver Carência De Ca?


Murkas

Recommended Posts

Boa noite,

no meu nano de 25L tenho vindo a deparar-me com os seguintes problemas...

 

A princípio começou a aparecer-me carência de K na HCC, tendo posteriormente aparecido também carências de Cálcio, principalmente da Hemianthus Micranthemoides...

Também me têm aparecido algumas filamentosas pelo caminho que deduzo sejam do excesso de iluminação (quase 2W\L a título temporário).

 

Os parâmetros da água são:

pH:6.0

NO3: 5 ppm

PO4:0,5 ppm

gH:7ºdgh

 

Tenho adicionada diariamente NO3 (5ppm dia sim dia não) e PO4 (1 ppm diário) bem como K (20ppm diários), e de micros tenho adubado com Micro+ da HA...

 

A minha dúvida é será que tenho Mg em excesso na água? o que poderá estar a possibilitar a não assimilação tanto de K como de Ca?

 

O que devo adicionar á água de modo a resolver a carência de Ca? será que só com tpa's a coisa vai lá?

 

Desculpem a parafernália de perguntas, mas estou a ficar sem saber muito bem o que pode estar a falhar...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com um gH desse, não acredito muito que seja falta de Ca na água. Apostava mais em ser algum nutriente que te está a dificultar o uptake de Ca.

 

K a mais? Provavelmente. Porque metes 20 ppm de K diários? Isso é um abuso! Isso só se justificava se tivesses uma média de 2W/L, com CO2 em grande fluxo, flora até mais não, e mesmo assim...

 

Experimenta diminuir a dosagem de K para metade e espera 1-2 semanas por resultados. Apesar do K ser o nutriente que pode estar em maior quantidade de água e, por conseguinte, nas plantas, há um certo limite, limite esse que uma vez atingido pode causar dificuldade no uptake de outros nutrientes por parte das plantas.

 

Esses 20 ppm diários que deitas na água não são todos consumidos. Senão são todos consumidos ( se calhar, apenas metade disso é consumido), vai haver acumulação desse nutriente e, a não ser que faças uma TPA de mais de 50% todos os dias, facilmente podes atingir valores de 40 ou 50 ppm de K, o que é um abuso!

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com um gH desse, não acredito muito que seja falta de Ca na água. Apostava mais em ser algum nutriente que te está a dificultar o uptake de Ca.

 

K a mais? Provavelmente. Porque metes 20 ppm de K diários? Isso é um abuso! Isso só se justificava se tivesses uma média de 2W/L, com CO2 em grande fluxo, flora até mais não, e mesmo assim...

 

Experimenta diminuir a dosagem de K para metade e espera 1-2 semanas por resultados. Apesar do K ser o nutriente que pode estar em maior quantidade de água e, por conseguinte, nas plantas, há um certo limite, limite esse que uma vez atingido pode causar dificuldade no uptake de outros nutrientes por parte das plantas.

 

Esses 20 ppm diários que deitas na água não são todos consumidos. Senão são todos consumidos ( se calhar, apenas metade disso é consumido), vai haver acumulação desse nutriente e, a não ser que faças uma TPA de mais de 50% todos os dias, facilmente podes atingir valores de 40 ou 50 ppm de K, o que é um abuso!

 

Cumps,

André

 

Olá André,

de facto já me tinham chamado a atenção para esse facto (salvo erro o membro Luis Fortunato), mas caso seja K em excesso, como é possível estar com carência de K ao mesmo tempo? A HCC e a H.Micranthemoides apresenta folhas com buracos orlados de amarelo e a HCC tem folhas mais velhas totalmente amarelas... caso isto não seja carência de potássio o que poderá ser?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao CO2?

 

CO2 tinha de fermentação num difusor em zig zag, mas agora estou com CO2 pressurizado e com um difusor de cerâmica...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Podes colocar uma foto das plantas em questão? A HC tem uma fase de adaptação ( tal como muitas outras), na qual as folhas velhas começa a ficar castanhas ( são as folhas que estão na forma emersa e que são grandes, comaparadas com o novo crescimento, aquático) e a definhar.

 

mas caso seja K em excesso, como é possível estar com carência de K ao mesmo tempo? A HCC e a H.Micranthemoides apresenta folhas com buracos orlados de amarelo e a HCC tem folhas mais velhas totalmente amarelas... caso isto não seja carência de potássio o que poderá ser?

 

Se realmente for carência de K que tenhas nessas plantas, a explicação é simples: excesso de K dificulta a assimilação de outros nutrientes ( quais, não interessa). Por sua vez, esses nutrientes podem vir a dificultar a assimilação de P que, como sabes, sem este não há K que seja utilizado pela planta. É o que se chama uma " pescadinha de rabo na boca". É um ciclo vicioso, pois todos os nutrientes estão interligados e, basta estar um em excesso ou falta durante muito tempo, para que a utilização de outros por parte das plantas seja igualmente comprometida.

 

Experimenta dminuir a dosagem de K para metade, fertilizando dia sim dia não, tal como fazes com o N ( quando fertilizas com N, fertilizas com K) e dá um espaço de 1-2 semanas para observares resultados. Senão notares melhoras nas condições das plantas, tens de rever outros factores...

 

Uma foto vinha mesmo a calhar.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Afinal fotos só amanhã porque a bateria da máquina está a recarregar... :)biggrin

 

Mas as carências de Ca tenho a certeza absoluta que o são e as de K está menos seguro, mas para lá caminha...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais