Ajuda Com 1 Aquario

Recommended Posts

ola! ganhei um aquario de natl e comprei um betta macho. nao comprei bombas nem filtros, trocava a agua a cada 15 dias e lavava bem a areia. meu betta comecou a ficar um pouco triste e comprei uma femea para anima-lo. ele ficou bem melhor durante um mes soh q a femea tentou suicidio se jogando do aquario mas eu a salvei a tempo. depois deste dia ele parou de comer e ficou doente e morreu ha 2 dias. resolvi me informar melhor sobre a manutencao de aquario e descobri q nao podia lavar o aquario e sim fazer trocas parcias da agua, porem como irei limpar o fundo das fezes e comidas q afundam? continuando minhas leituras vi q precisava de um filtro biologico e para isso precisaria de uma bomba e um filtro de espuma. minha duvida e sobre quais comprar (meu aquario tem 5 litros). tambem vi q camarao pitu ajudaria a limpar o fundo.

me ajudem com dicas por favor, nao quero q minha femea tambem morra!

Partilhar nas redes sociais

Boas, :)

Na minha opinião devias ter uma aquario no minimo com 40 litros. Em relação a equipamentos, precisas de um filtro (que consigo filtrar o triplo da quantidade de agua do aquario), um termostato ( 1W para cada litro de aqua) e iluminação (1 w para cada litro de agua caso queiras ter alguma plantinha) ATENÇÃO QUE A LAMPADA NÃO É DAS NORMAIS é mesmo para aquarios. Dps para limpar o fundo, podes utilizar um equipamento que se chama "aspirador" , que podes encontrar numa loja da especialidade. Por fim, em relação ás trocas de água (TPA), deves trocar 10/15% da água 7 em 7 dias.

P.S: para saberes o nº de peixes que o teu aqua suporta, tens de saber que 1 cm de peixe corresponde a 1 litro de agua. Não te esqueças também que há especias que não se dão (ex: ciclidios só podem ficar com ciclidios)

abraço e boa sorte :D

Ricardo

Olá Guigo e Talz

Betta Splendens “Fantail”

Deduzo que era este o Betta que tinhas que é o mais usual de encontrar muitas vezes naquelas minúsculas caixas ou copos nas lojas.

Se estas interessado em manter esta espécie em aquário gostaria de te dar a sugestão de comprares um aquário para ele e transformar o actual num bonito vaso para plantas.

Embora os Bettas não precisem de uma piscina na minha opinião um aquário de 45 litros não é de mais.

Por varias razoes os Bettas terão espaço para nadar.

Se forem colocadas fêmeas no aquário elas terão espaço para se poder afastar e esconder do macho. “O aquário deve ser densamente plantado e ter plantas de superfície”.

O aquário deve ser tapado para manter a temperatura do ar e da água do aquário em valores próximos.

A iluminação não precisa de ser forte caso seja o tapete de plantas de superfície deve ser denso de forma a cortar grande parte da luz.

Temperatura de 22º a 25ºC

PH de 6.5 a 7.2

A limpeza do fundo do aquário pode ser feita em simultâneo com o TPA (troca parcial de agua) a nova agua deve ser deixada de um dia para o outro num reservatório.

Em relação ao filtro pode ser um filtro interior de esponja e existem varias marcas no mercado devido ao tamanho reduzido do aquário o melhor seria provavelmente um filtro que funcione associado a bomba de ar.

Espero ter podido ajudar

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png

Olá Guigo e Talz

Betta Splendens “Fantail”

Deduzo que era este o Betta que tinhas que é o mais usual de encontrar muitas vezes naquelas minúsculas caixas ou copos nas lojas.

Se estas interessado em manter esta espécie em aquário gostaria de te dar a sugestão de comprares um aquário para ele e transformar o actual num bonito vaso para plantas.

Embora os Bettas não precisem de uma piscina na minha opinião um aquário de 45 litros não é de mais.

Por varias razoes os Bettas terão espaço para nadar.

Se forem colocadas fêmeas no aquário elas terão espaço para se poder afastar e esconder do macho. “O aquário deve ser densamente plantado e ter plantas de superfície”.

O aquário deve ser tapado para manter a temperatura do ar e da água do aquário em valores próximos.

A iluminação não precisa de ser forte caso seja o tapete de plantas de superfície deve ser denso de forma a cortar grande parte da luz.

Temperatura de 22º a 25ºC

PH de 6.5 a 7.2

A limpeza do fundo do aquário pode ser feita em simultâneo com o TPA (troca parcial de agua) a nova agua deve ser deixada de um dia para o outro num reservatório.

Em relação ao filtro pode ser um filtro interior de esponja e existem varias marcas no mercado devido ao tamanho reduzido do aquário o melhor seria provavelmente um filtro que funcione associado a bomba de ar.

Espero ter podido ajudar

Paulo Vedor

Boas,

Na minha opinião, se quiseres fazer criação de bettas não deves meter as betas femeas em contacto com o macho! Deves por UMA femea numa maternidade em que o macho a possa ver , mas não a tocar. Assim ele ira criar um ninho de bolhas. Quando esse ninho estiver criado aí sim deves colocar a femea no aqua em contacto com o macho. Depois quando a femea colocar os ovos deves a tirar de novo para a maternidade, pois o macho irá ficar MUITO VIOLENTO com ela, podendo mesmo mata-la. Por fim quando os ovos ecolodirem também deves tirar o macho, pois ele poderá comer os ovos. Como os alevins não sabem nadar quando nascem, aconselho-te a desligar o filtro.

P.S: não ponhas muita comida para não poluir a água, pois o aqua encontra-se com o filtro desligado.

Abraços e boa sorte:D,

Ricardo Romão

Boas,

Na minha opinião, se quiseres fazer criação de bettas não deves meter as betas femeas em contacto com o macho! Deves por UMA femea numa maternidade em que o macho a possa ver , mas não a tocar. Assim ele ira criar um ninho de bolhas. Quando esse ninho estiver criado aí sim deves colocar a femea no aqua em contacto com o macho. Depois quando a femea colocar os ovos deves a tirar de novo para a maternidade, pois o macho irá ficar MUITO VIOLENTO com ela, podendo mesmo mata-la. Por fim quando os ovos ecolodirem também deves tirar o macho, pois ele poderá comer os ovos. Como os alevins não sabem nadar quando nascem, aconselho-te a desligar o filtro.

P.S: não ponhas muita comida para não poluir a água, pois o aqua encontra-se com o filtro desligado.

Abraços e boa sorte:D,

Ricardo Romão

Só mais uma dica.

No caso de se pretender a reprodução a utilização da maternidade em sem duvida uma boa solução.

Em relação a paragem da filtragem embora possível. Pode ser fatal devido a acumulação de detritos da alimentação, Neste caso proponho antes a utilização de um filtro de fundo, Desta forma não só se mantêm a filtragem como se evita correntes fortes na superfície da agua do aquário que podem ser prejudiciais não só para o ninho como também para as pequenas crias.

Em relação a retirar os pais do aquário deve sempre ser feita quando se pretende maximizar a produção. Neste caso a fêmea deve tirar-se apôs a postura sempre antes do nascimento das crias, o Macho deve ficar até os recém nascidos nadarem horizontalmente e livremente, visto que nas primeiras horas de vida estes tem tendência a cair do ninho e é o macho que os recolhe e que os volta a por no ninho.

Boa sorte

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!