Recommended Posts

Publicado

existe grande diferença entre estas duas "estirpes" ?

será possivel fazer tapete da acicularis ?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Publicado:
existe grande diferença entre estas duas "estirpes" ?

será possivel fazer tapete da acicularis ?

A diferença fundamental é que a E. acicularis é mais alta que a E. parvula. São duas boas plantas para tapete mas têm que ser podadas para obter esse efeito, especialmente é em aquários com iluminação média.

Jorge

Publicado:

Olá.

E já agora deixo também o aviso... nunca podes folhas às eleocharis, sem antes estas estarem já a lançar runners novos, senão vais ter problemas.

Só deves podar as folhas das eleocharis, aí passado um mês, mês e meio após o plantio.

Senão acontece-te isto, por exemplo:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60822

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

E já agora deixo também o aviso... nunca podes folhas às eleocharis, sem antes estas estarem já a lançar runners novos, senão vais ter problemas.

Só deves podar as folhas das eleocharis, aí passado um mês, mês e meio após o plantio.

Senão acontece-te isto, por exemplo:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60822

Cumprimentos

Luís Fortunato

Para completar: a questão crucial é o enraizamento desta planta que requer muitoo tempo tal como indicado pelo Luís. Se for efectuada a poda esse tempo pode ser ainda maior ou a planta pode definhar em condições desfavoráveis.

Mas o objectivo da poda é dar uma ideia de tapete - é preciso dar tempo para o "relvado" ficar irregular...

Jorge

Publicado:

muito obrigado.. apenas mais uma questao

será quem tenho 90 watts num aquario de 100 litros ( 120 litros na realidade mas já que tenho 15 litros de substatrato e mais uns 5 ou 10 das pedras) a acicularis se vai dar bem ? vai ser um aquario (iwagumi neste caso) onde apenas a agua vai interferir com os raios luminosos (sem tronco por cima nem nada a tapar as plantas) será perto de 1 watt por litro.. alem disso penso que esta estirpe de eleocharis é das "menos" exigentes em termos de luminosidade dentro das plantas de tapete! estou correto ? o que acham ?

Só mais uma duvida.. com esta planta tenho de me peocupar fundamentalmente com os macro nao é ?

Publicado:

Olá.

Sim, essa iluminação é mais que suficiente para manter essa planta. Mas já agora, convém dizeres o tipo de lâmpadas que estás a usar, a sua temperatura e também a altura do aquário (100*30*40??).

Para qualquer planta crescer em boas condições, terás que tomar atenção a todos os nutrientes, não somente os macro ou os micros.

Basta faltar-te 1 nutriente qualquer que a absorção de todos os outros se torna mais difícil, e em muitos casos, inexistente, levando ao aparecimento de algas e carências nas plantas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

tenho claro