Bitotopo


_MjTr_

Recommended Posts

Olá a todos não sei se este é o local indicado por isso peço desde já á moderação que caso não seja o movam para o local correcto.

 

Ora bem tou neste momento com um aquario de 60x40x40 para criar um biotopo de Apistogramas cacatuoides "Triple-Red", peço a quem souber que me indique a flora indicada, os companheiros, e o que se deve manter casal, trio, varias femeas e um macho?

O objectivo deste aquario é tentar que os apistos se sintam o mais em casa possivel e se possam reproduzir livremente.

desde já obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos não sei se este é o local indicado por isso peço desde já á moderação que caso não seja o movam para o local correcto.

 

Ora bem tou neste momento com um aquario de 60x40x40 para criar um biotopo de Apistogramas cacatuoides "Triple-Red", peço a quem souber que me indique a flora indicada, os companheiros, e o que se deve manter casal, trio, varias femeas e um macho?

O objectivo deste aquario é tentar que os apistos se sintam o mais em casa possivel e se possam reproduzir livremente.

desde já obrigado pelas respostas

 

Ora então, não podia deixar de responder, pq foi precisamente o projecto que iniciei há mais de um mês.

 

Posso então dar-te o meu testemunho.

 

Biotopo Amazónico (Não é rigorasamente de um rio, mas da América do Sul em geral).

 

Passei bastante tempo a recolher informações e a pesquisar, o resultado é o seguinte:

 

Flora:

 

(Dificuldade / Cresc. / Luz / Largura /Altura / Origem)

Fundo:

Echinodorus bleheri (Baixa / Rápido / - / 25-40 / 20-50 / América do Sul)

Echinodorus cordifolius (Baixa / Rápido / - / 15-30 / 20-40 / América do Sul)

Ceratophyllum demersum (Baixa / Rápido / - / 5-15+ / 5-80+ / América do Sul)

Heteranthera zosterifolia (Baixa / Rápido / Elevada / 10-15 / 30-50 / América do Sul)

Vallisneria spiralis 'Tiger' (Baixa Rápido / - / 5+ / 30-55+ / América do Sul)

Cabomba caroliniana (Média / Rápido / Elevada / 5-8+ / 30-80+ / América do Su)

Echinodorus 'Ozelot' (Baixa / Rápido / - / 25-30 / 20-40+ / América do Sul)

Echinodorus 'Rubins' (Narrow Leaves) (Média / Lento / Elevada / 25-40 / 20-35 / América do Sul)

 

Meio:

Echinodorus amazonicus (Média / Lento / Elevada / / 30-50 / América do Sul)

Echinodorus parviflorus (Baixa / Médio / - / 15-30 / 15-30 / América do Sul)

Vallisneria americana (Baixa / Rápido / - / 15+ / 50-100+ / América do Sul)

Hydrocotyle leucocephala (Baixa / Rápido / - / 5-15 / 10-20 / América do Sul)

 

Frente:

Echinodorus bolivianus (Baixa / Rápido / Elevada / 15-20+ / 10-15 / América do Sul)

Echinodorus tenellus (Média / Médio / Elevada / 5-8+ / 5-10 / América do Sul)

Riccia fluitans (Baixa / Médio / - / 5+ / 5-1+ / América do Sul)

Sagittaria subulata (Baixa / Rápido / - / 10-15 / 5-30+ / América do Sul)

 

Flutuante:

Limnobium Laevigatum (Alta / Médio / Elevada / 5-10+ / 1-5 / América do Sul)

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes (Média / Rápido / Elevada / 5-20+ / 5-20+ / América do Sul)

 

 

(X) plantas que consegui arranjar e incluí no meu biotopo.

 

Fauna:

(Tamanho / Cº / PH / dH / Esperança / Sexo)

 

Corydora Paleatus (Peppered Cory) (6-8 / 22-26 / 6.0-8.0 / 4.0-18 / 10-15 / Fémeas mais redondas)

Hyphessobrycon Herbertaxelrodi (Black Neon Tetra) (3-4 / 23-27 / 5.6-7.4 / 0-18 / 3-5 / Fémeas mais redondas)

Parotocinclus Jumbo (LDA25 PitBull) (5 / 20-26 / 6.2-7.4 / 2-10 / 10+ )

Apistogramma Cacatuoides (9(M)/6(F) / 25-27 / 6.5-7.5 / 4-15 / 5)

 

(Tens mais espécies, mas estas são as espécies que escolhi e coloquei no biotopo).

 

Poderás encontrar mais informação em:

 

South American Blackwater Stream http://fish.mongabay.com/biotope_amazon_blackwater.htm

South American Blackwater Stream http://www.aqua-fish.net/show.php?id=15&am...2&what=aqua

 

South American Blackwater Creek http://www.aqua-fish.net/show.php?id=17&am...2&what=aqua

South American Clearwater Stream http://www.aqua-fish.net/show.php?id=16&am...2&what=aqua

South American Whitewater River http://www.aqua-fish.net/show.php?id=14&am...2&what=aqua

 

Algumas considerações:

-Não compres plantas nas lojas, podes arranjá-las aqui no forum muito mais baratas (gastei ao todo 8 euros em plantas).

-Corre todas as lojas da zona e faz uma selecção das que te dão mais confiança (mesmo que sejam mais caras).

-Não compres peixes acabados de chegar à loja, deixa passar uma semana.

-Antes de tudo adquire ums kit completo de teste (pH, gH, kH, NO2, NO3 e Amónia), sai mais barato os master kits que

têm um conjunto dos mais importantes (atenção, os testes de pH devem ser de banda estreita), e testa desde logo a

qualidade da água da tua zona (afinal é com ela que vais encher o aquário).

-Se pensas que vais gastar só ums trocos, tira daí a ideia. Geralmente tudo é caro (talvez os peixes sejam exceptção)

e vai somando...

-Esta é a mais importante, não tenhas, mas não tenhas mesmo pressa nenhuma (só agora passados quase 2 meses é

que coloquei os apistos no aquário).

-Finalmente, tudo isto é simplesmente VICIANTE!

 

 

Quanto ao meu projecto:

 

Equipamento:

Aquário Aquapor de 60x30x30 (cerca de 54lts) aberto (sem tampa) com calha de 2x24W (T5) seguindo a regra de 1W/Lt.

Filtro Eihem Externo 2213.

Termostato Echotherm de 100w.

Substrato Aquacare da Tropica (2.5Lt) + Placas Hagen de Fundo + Areão de rio (já o tinha).

Basaltos negros (não calcários, fiz o teste do ácido) recolhidos em Monsanto (Lisboa) + Pedaço de tronco (comprado)

 

Flora:

Echinodorus bleheri

Ceratophyllum demersum

Heteranthera zosterifolia

Vallisneria spiralis 'Tiger'

Cabomba caroliniana

Echinodorus 'Rubins' (Narrow Leaves)

Echinodorus tenellus

Riccia fluitans

Limnobium Laevigatum

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes

 

Fauna:

2xCorydora Paleatus (Peppered Cory)

7xHyphessobrycon Herbertaxelrodi(Black Neon Tetra)

2xParotocinclus Jumbo (LDA25 PitBull)

3xApistogramma Cacatuoides (1M+2F?)

Algumas Physas (vieram com as plantas, mas os apistos já estão a tratar delas).

 

A escolha destas espécies não foi ao acaso, são todas resistentes e de tamanho reduzido (para um Aqua de 60cm)

 

Se quiseres possou postar aqui umas fotos.

 

QQ coisa, o pessoal por aqui está sempre disponível.

 

MakoShark2.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas considerações:

-Não compres plantas nas lojas, podes arranjá-las aqui no forum muito mais baratas (gastei ao todo 8 euros em plantas).

-Corre todas as lojas da zona e faz uma selecção das que te dão mais confiança (mesmo que sejam mais caras).

-Não compres peixes acabados de chegar à loja, deixa passar uma semana.

-Antes de tudo adquire ums kit completo de teste (pH, gH, kH, NO2, NO3 e Amónia), sai mais barato os master kits que

têm um conjunto dos mais importantes (atenção, os testes de pH devem ser de banda estreita), e testa desde logo a

qualidade da água da tua zona (afinal é com ela que vais encher o aquário).

-Se pensas que vais gastar só ums trocos, tira daí a ideia. Geralmente tudo é caro (talvez os peixes sejam exceptção)

e vai somando...

-Esta é a mais importante, não tenhas, mas não tenhas mesmo pressa nenhuma (só agora passados quase 2 meses é

que coloquei os apistos no aquário).

-Finalmente, tudo isto é simplesmente VICIANTE!

Quanto ao meu projecto:

 

Boas antes de mais obrigado pelos conselhos. a maioria já os conheço bem (este é o segundo aquario).

Em relação ao ser viciante eu sei como é no espaço de 6 meses já vou para o segundo aquario. Estes sacaninhas pequenos são um espetaculo.

O ter-me interessado pelos apistos vem do facto de ja gostar bastante dos ramirezis que vivem ali no de 80cm. Queria esperimentar ciclideos, mas como não tinho espaço para um aquario com dimensões confortaveis para eles, virei-me para os anões e adorei os RAM's agora quero outra expecie para comparar comportamentos e tentar criações.

Quanto aos peixes nos apistos referiste 1 trio não será melhor mais umas femeas? O LDA25 tb é uma presença obrigatória :P

Obrigado por partinhares os dados da tua pesquisa e venham de lá essas fotos.

 

Abraço

Editado por _MjTr_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dado que os apistos são peixes de harem, o ideal para um aqua de 54lts é duas para um.

 

Por vezes até um casal resulta, mas é conveniente ter 2 fêmeas, para o macho distribuir a "pancada".

 

Cada fêmea vai definir um território, sendo que uma deverá ser a dominante no aqua (geralmente a de olhos mais escuros).

Neste caso o macho vai permitir que as duas entrem no seu território.

 

Podes aumentar o número de apistos, mas convém manter a regra 1M-2F, e para um aqua tão pequeno 6 apistos é algo perigoso.

 

Qualquer coisa.

 

Ora aqui vão as imagens...

 

aqua_01_02.jpg

Fase de ciclagem.

 

aqua_01_01.jpg

Fase de ciclagem.

 

aqua_02_01.jpg

Fase actual.

 

aqua_02_03.jpg

Fase actual.

 

aqua_02_02.jpg

Fase actual.

 

aqua_02_04.jpg

Fase actual.

 

aqua_02_06.jpg

LDA25 (camuflado).

 

aqua_02_05.jpg

LDA25 (o outro, ainda em fase de camuflagem, é o último habitante do aquário).

 

aqua_02_07.jpg

Apisto (o "chefe" do aquário)

 

aqua_02_08.jpg

Apisto.

 

aqua_02_09.jpg

Apistos (Macho e suposta Fêmea).

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.