Jacinto Silva Publicado Abril 4, 2004 Publicado Abril 4, 2004 Num aqua de 160 L, onde juntei há cerca de 2 meses 5 Discus, 6 escalares, 5 cardinais e 4 corydoras aconteceu que morreram 3 corydoras, passado este tempo. Os níveis da água estiveram sempre estabilizados: Temp 31; PH 6,8; GH 10; KH 2; NH4 0,25; NO2 0;005; NO3 1 A alimentação é muito diversificada e 2/3 x dia: congelados(artémia; larvas verm. e co. boi) e secos (krill; tubifex; granulado e pastilhas p peixes de fundo). O fundo do aqua tem areão poroso com um granulado de 1 a 1,5 cm. Aqui me parece que pode residir o problema na medida em que os poucos restos de alimento que os discus e os escalares deixam, infiltram-se por entre o areão com facilidade. Apesar de tudo isto tenho colocado pastilhas durante a noite para que os corydoras possam alimentar-se sem serem muito perturbados. Estou a pensar em mudar o areão para outro tipo mais fino e menos abrasivo, sobretudo para os cory. Resta-me que este não seja de origem calcária para não alterar o PH. Possivelmente baixarei a temperatura para os 29º. Gostaria de ouvir algumas opiniões sobre o que afirmei e quais outras hipóteses em que eu não pensei que possam ter estado na origem da morte das corydoras. Já agora que tipo de areão me recomendam que não seja abrasivo e nem de origem calcária, ou seja benefico para os corydoras e para os peixes. Obrigado, Jacinto Silva
minidiogo Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 Olá! Aparentemente as corydoras morreram ao facto de a temperatura estar altissima e o ph um pouco baixo. Adeus mini Diogo Oliveira
Jacinto Silva Publicado: Abril 4, 2004 Autor Publicado: Abril 4, 2004 Ok Minidiogo, Obrigado pela tua dica, Jacinto Silva
Governa Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 Concordo, a temperatura está altíssima. Se as corys eram ainda pequenas, pode ser a principal causa das mortes. Duas questões adicionais: que pastilhas de fundo usa e qual a distância entre o topo da coluna de água e a lâmpada/calha/tampa? Relativamente às pastilhas, recomendo vivamente as JBL NovoTab (1 pastilha por cada duas corys, caso seja a sua única fonte de alimentação). Caso note alguma debilidade nas corys, sugiro também a introdução de pastilhas de fundo com spirulina (Sera Premium Spirulina p.e.). • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Jacinto Silva Publicado: Abril 4, 2004 Autor Publicado: Abril 4, 2004 Aproveitando as vossas sugestões, já iniciei o abaixamento da temperatura que pretendo descer no mínimo até aos 28º. Eu sei que não irei para a temperatura ideal para os cory, mas penso que assim ficarão bem melhor. O que acham?. Tambem estou a pensar que não a devo baixar mais por causa dos discus!... Relativamente às questões feitas pelo "Governa": A armadura está a cerca de 5cm da superficie da água, assente directamente na tampa do aquario, com uma calha reflectora em aluminio. As pastilhs são "sera nip". Os corydora eram de tamanho médio; não sei precisar a "raça" mas tem um nome parecido com "julius" ???... ou seja; são todos sarapintados com um ponto negro maior na barbatana dorsal. Jacinto Silva
Governa Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 Cuidado, não tente descer a temperatuda de 31 para 28 graus num curto espaço de tempo, irá provocar um choque nos habitantes do aquário. Dentro dos produtos da Sera, não considero o Sera Nip uma boa opção para corys. Esse alimento é sobretudo para peixes carnívoros. O Sera Viformo é mais adequado visto tratar-se de um alimento vegetal ideal para a alimentação de peixes-gato. A distância entre o topo da coluna de água e a lâmpada/calha/tampa está correcta, as corys necessitam desse espaço durante as constantes subidas à superfície. As corys que referiu são vulgarmente chamadas Corydoras Leopardo (Corydoras Julii) • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Jacinto Silva Publicado: Abril 4, 2004 Autor Publicado: Abril 4, 2004 Governa, Grato desde já pelas indicações que me está a dar, de facto existem algumas alterações a fazer!... Relativamente ao areão a que me referiro no 1º mail, parece-lhe que seja importante para as corydora muda-lo para um areão menos "abrasivo" e de menor grão ou poderei manter o existente? Até breve! Jacinto Silva
minidiogo Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 Olá! Achoq ue oa reão não tem importancia para corydora. Penso que esse tipo de areão está bom, mas para aproxima existe um areão ainda mais fino tipo 0.5 cm. Esse é o que eu utilizo e é espectacular. Adeus mini Diogo Oliveira
Jacinto Silva Publicado: Abril 4, 2004 Autor Publicado: Abril 4, 2004 Ok Minidiogo, Obrigado pelo teu conselho que também irei ter em conta. Jacinto Silva
nunomiguel Publicado: Abril 5, 2004 Publicado: Abril 5, 2004 Relativamente ao areão a que me referiro no 1º mail, parece-lhe que seja importante para as corydora muda-lo para um areão menos "abrasivo" e de menor grão ou poderei manter o existente? Pode-se fazer uma "mistura" com areão com granulado mais pequeno. De salientar que, como tem discos, o areão necessita de algum cuidado no que diz respeito à limpeza. Um areão com uma granulometria maior vai permitir que os detritos se juntem no fundo do mesmo, tendo neste caso, que se recorrer a aspirações do mesmo regularmente. Se for um areão com uma granulometria mais pequena o mesmo não deixa "tanto espeço" entre os grãos e permite que os detritos fiquem mais à superfície. Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
oblivion Publicado: Abril 5, 2004 Publicado: Abril 5, 2004 Boas, Só uma achega ao que já foi dito aqui: Num aqua de 160 L, onde juntei há cerca de 2 meses 5 Discus, 6 escalares, 5 cardinais e 4 corydoras São claramente peixes a mais para os litros que o aquario tem. Até pode ser que agora vá dando para os manter se forem pequenos mas em breve o aqurio se tornará demasiado pequeno para habitantes que crescem tanto. Obviamente que me refiro aos Discus e aos Escalares. PEACE !!!
Jacinto Silva Publicado: Abril 5, 2004 Autor Publicado: Abril 5, 2004 Oblivion e Nunomiguel, Recebi as vossas sugetões, que se aplcam ao meu caso. Obrigado, Jacinto Silva
Maria Publicado: Abril 5, 2004 Publicado: Abril 5, 2004 Num aqua de 160 L, onde juntei há cerca de 2 meses 5 Discus, 6 escalares, 5 cardinais e 4 corydoras aconteceu que morreram 3 corydoras, passado este tempo. isso é mto suspeito. Morreram logo 3?? e na mesma altura?? Ph 6.8 ate q não esta mto baixo. A temperatura de 31 gr ate pode estar um bocadito alta, mas já com dois meses de adaptação, duvido q seja esse o motivo. No meu aqua tenho 14 corys a 30 gr, e nesta altura com o PH bem mais baixo do q o seu. É um peixito mto resistente. Quando as retirou do aqua, reparou se na carapaça não existia vestigios de uma suposta doença?? Aposto mais numa doença do q propriamente na temperatura alta e no ph baixo, como aqui foi dito, mas é só uma opinião Jokas Maria Everything that happens has a reason behind
Jacinto Silva Publicado: Abril 6, 2004 Autor Publicado: Abril 6, 2004 Olá Maria, As 3 corydoras morreram espaçadamente em 15 dias e já estavam no aqua há cerca de 2 meses. Depois de mortas não detectei qualquer sinal visivel de doença. No entanto quando a 1º morreu verifiquei que 2 estavam menos activas e um pouco mais magras. Pensei que fosse falta de alimento e passei a reforçar a alimentação com 1 pastilha "sera nip" durante a noite, para que os outros peixes não interferissem muito com elas. Todos os outros peixes estão optimos de aspecto e com apetite devorador. Resta-me a 4ª e ultima corydora que ainda vive e está aparentemente saudável, muito activa e alimenta-se bem. Entretanto a temperatura está em 29º e pretendo baixa-la até aos 28, até ao fim desta semana. Jacinto Silva
nunomiguel Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Viva, Depois de mortas não detectei qualquer sinal visivel de doença. No entanto quando a 1º morreu verifiquei que 2 estavam menos activas e um pouco mais magras. Deve ter sido mesmo alguma doença. Duvido que tenha sido a temperatura da água. Pode ter sido uma possível tuberculose (costumam deixar os peixes magros e parados). O motivo da doença é que é pior encontrar agora... Se a 4ª corydora está Ok penso que o problema não seja do aqua ou da alimentação. Aconselho-te a comprar mais algumas Corys para juntares a essa visto que são peixes de cardume. Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Jacinto Silva Publicado: Abril 7, 2004 Autor Publicado: Abril 7, 2004 Nunomiguel, A 4ª corydora continua com óptimo aspecto, alimenta-se bem e é muito activa, entretanto já aduiri mais corydoras que estão em quarentena e pretendo juntá-las à solitária daqui por uma semana se tudo estiver bem. Obrigado a todos quantos tem colaborado neste assuto. Jacinto Silva
Recommended Posts