Recommended Posts

Publicado

Num aqua de 160 L, onde juntei há cerca de 2 meses 5 Discus, 6 escalares, 5 cardinais e 4 corydoras aconteceu que morreram 3 corydoras, passado este tempo.

Os níveis da água estiveram sempre estabilizados:

Temp 31; PH 6,8; GH 10; KH 2; NH4 0,25; NO2 0;005; NO3 1

A alimentação é muito diversificada e 2/3 x dia: congelados(artémia; larvas verm. e co. boi) e secos (krill; tubifex; granulado e pastilhas p peixes de fundo).

O fundo do aqua tem areão poroso com um granulado de 1 a 1,5 cm.

Aqui me parece que pode residir o problema na medida em que os poucos restos de alimento que os discus e os escalares deixam, infiltram-se por entre o areão com facilidade.

Apesar de tudo isto tenho colocado pastilhas durante a noite para que os corydoras possam alimentar-se sem serem muito perturbados.

Estou a pensar em mudar o areão para outro tipo mais fino e menos abrasivo, sobretudo para os cory. Resta-me que este não seja de origem calcária para não alterar o PH. Possivelmente baixarei a temperatura para os 29º.

Gostaria de ouvir algumas opiniões sobre o que afirmei e quais outras hipóteses em que eu não pensei que possam ter estado na origem da morte das corydoras.

Já agora que tipo de areão me recomendam que não seja abrasivo e nem de origem calcária, ou seja benefico para os corydoras e para os peixes.

Obrigado,

Jacinto Silva

Publicado:

Olá!

Aparentemente as corydoras morreram ao facto de a temperatura estar altissima e o ph um pouco baixo.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Concordo, a temperatura está altíssima. Se as corys eram ainda pequenas, pode ser a principal causa das mortes.

Duas questões adicionais: que pastilhas de fundo usa e qual a distância entre o topo da coluna de água e a lâmpada/calha/tampa?

Relativamente às pastilhas, recomendo vivamente as JBL NovoTab (1 pastilha por cada duas corys, caso seja a sua única fonte de alimentação). Caso note alguma debilidade nas corys, sugiro também a introdução de pastilhas de fundo com spirulina (Sera Premium Spirulina p.e.).

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Aproveitando as vossas sugestões, já iniciei o abaixamento da temperatura que pretendo descer no mínimo até aos 28º.

Eu sei que não irei para a temperatura ideal para os cory, mas penso que assim ficarão bem melhor. O que acham?. Tambem estou a pensar que não a devo baixar mais por causa dos discus!...

Relativamente às questões feitas pelo "Governa":

A armadura está a cerca de 5cm da superficie da água, assente directamente na tampa do aquario, com uma calha reflectora em aluminio.

As pastilhs são "sera nip".

Os corydora eram de tamanho médio; não sei precisar a "raça" mas tem um nome parecido com "julius" ???... ou seja; são todos sarapintados com um ponto negro maior na barbatana dorsal.

Jacinto Silva

Publicado:

Cuidado, não tente descer a temperatuda de 31 para 28 graus num curto espaço de tempo, irá provocar um choque nos habitantes do aquário.

Dentro dos produtos da Sera, não considero o Sera Nip uma boa opção para corys. Esse alimento é sobretudo para peixes carnívoros. O Sera Viformo é mais adequado visto tratar-se de um alimento vegetal ideal para a alimentação de peixes-gato.

A distância entre o topo da coluna de água e a lâmpada/calha/tampa está correcta, as corys necessitam desse espaço durante as constantes subidas à superfície.

As corys que referiu são vulgarmente chamadas Corydoras Leopardo (Corydoras Julii)

:)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Governa,

Grato desde já pelas indicações que me está a dar, de facto existem algumas alterações a fazer!...

Relativamente ao areão a que me referiro no 1º mail, parece-lhe que seja importante para as corydora muda-lo para um areão menos "abrasivo" e de menor grão ou poderei manter o existente?

Até breve!

Jacinto Silva

Publicado:

Olá!

Achoq ue oa reão não tem importancia para corydora. Penso que esse tipo de areão está bom, mas para aproxima existe um areão ainda mais fino tipo 0.5 cm. Esse é o que eu utilizo e é espectacular.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:
Relativamente ao areão a que me referiro no 1º mail, parece-lhe que seja importante para as corydora muda-lo para um areão menos "abrasivo" e de menor grão ou poderei manter o existente?

Pode-se fazer uma "mistura" com areão com granulado mais pequeno.

De salientar que, como tem discos, o areão necessita de algum cuidado no que diz respeito à limpeza. Um areão com uma granulometria maior vai permitir que os detritos se juntem no fundo do mesmo, tendo neste caso, que se recorrer a aspirações do mesmo regularmente.

Se for um areão com uma granulometria mais pequena o mesmo não deixa "tanto espeço" entre os grãos e permite que os detritos fiquem mais à superfície.

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas,

Só uma achega ao que já foi dito aqui:

Num aqua de 160 L, onde juntei há cerca de 2 meses 5 Discus, 6 escalares, 5 cardinais e 4 corydoras

São claramente peixes a mais para os litros que o aquario tem. Até pode ser que agora vá dando para os manter se forem pequenos mas em breve o aqurio se tornará demasiado pequeno para habitantes que crescem tanto.

Obviamente que me refiro aos Discus e aos Escalares.

PEACE !!!

barras.gif

Publicado:

Oblivion e Nunomiguel,

Recebi as vossas sugetões, que se aplcam ao meu caso.

Obrigado,

Jacinto Silva

Publicado:
Num aqua de 160 L, onde juntei há cerca de 2 meses 5 Discus, 6 escalares, 5 cardinais e 4 corydoras aconteceu que morreram 3 corydoras, passado este tempo.

isso é mto suspeito. Morreram logo 3?? e na mesma altura??

Ph 6.8 ate q não esta mto baixo. A temperatura de 31 gr ate pode estar um bocadito alta, mas já com dois meses de adaptação, duvido q seja esse o motivo.

No meu aqua tenho 14 corys a 30 gr, e nesta altura com o PH bem mais baixo do q o seu. É um peixito mto resistente.

Quando as retirou do aqua, reparou se na carapaça não existia vestigios de uma suposta doença??

Aposto mais numa doença do q propriamente na temperatura alta e no ph baixo, como aqui foi dito, mas é só uma opinião

Jokas

Maria :arrow:

Everything that happens has a reason behind

Publicado:

Olá Maria,

As 3 corydoras morreram espaçadamente em 15 dias e já estavam no aqua há cerca de 2 meses.

Depois de mortas não detectei qualquer sinal visivel de doença. No entanto quando a 1º morreu verifiquei que 2 estavam menos activas e um pouco mais magras. Pensei que fosse falta de alimento e passei a reforçar a alimentação com 1 pastilha "sera nip" durante a noite, para que os outros peixes não interferissem muito com elas.

Todos os outros peixes estão optimos de aspecto e com apetite devorador.

Resta-me a 4ª e ultima corydora que ainda vive e está aparentemente saudável, muito activa e alimenta-se bem.

Entretanto a temperatura está em 29º e pretendo baixa-la até aos 28, até ao fim desta semana.

Jacinto Silva

Publicado:

Viva,

Depois de mortas não detectei qualquer sinal visivel de doença. No entanto quando a 1º morreu verifiquei que 2 estavam menos activas e um pouco mais magras.

Deve ter sido mesmo alguma doença. Duvido que tenha sido a temperatura da água. Pode ter sido uma possível tuberculose (costumam deixar os peixes magros e parados). O motivo da doença é que é pior encontrar agora... :roll:

Se a 4ª corydora está Ok penso que o problema não seja do aqua ou da alimentação.

Aconselho-te a comprar mais algumas Corys para juntares a essa visto que são peixes de cardume.

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Nunomiguel,

A 4ª corydora continua com óptimo aspecto, alimenta-se bem e é muito activa, entretanto já aduiri mais corydoras que estão em quarentena e pretendo juntá-las à solitária daqui por uma semana se tudo estiver bem.

Obrigado a todos quantos tem colaborado neste assuto.

Jacinto Silva