Recommended Posts

Publicado:

Eeehhh tá a melhorar, tá a melhorar. Já se consegue ver a glosso do lado direito. Keep it going.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

• Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Mais umas fotos!

Pic_586_14.jpg

Pic_586_15.jpg

Pic_586_17.jpg

uma vista de cima da Heteranthera...

Pic_586_16.jpg

As plantitas parecem de boa saúde?

Só comecei a adubar com Adubo Amtra para Plantas esta semana!

Vou arranjar Hortilon...acham bem?

Vou colocar mais uma lampada de 15W AquaGlo!

João

Publicado:

Se tens adubo profissional para aquários, não é necessário usares Hortilon. É somente uma forma de evitar ter que comprar adubos mais caros como o da Amtra. Quando o da Amtra acabar, podes pensar em fazer uma experiência com o Hortilon e ver se a coisa serve.

Mais uma lampada? acho que é o mais importante que podes fazer pelas plantas.

Esse CO2 está a bombar decentemente?

Com 60W de luz e CO2 decente o teu aquário devia fazer tanto pearling que até pareceria um vulcão.

Abraço,

Pedro

Publicado:

Olá pessoal!

Obrigado pelas respostas!

Citação
Esse CO2 está a bombar decentemente?

Se queres que te diga não sei...... eu agora tenho a pedra difusora a emitir bolhas constantemente!

Mas o que continuo a achar estranho é o pH não baixar.... os valores são os seguintes:

- pH 7.4

- KH 10ºd

- GH 10ºd

- nitritos e nitratos 0 mg/L

Eu tenho duas garrafas de 1,5L a bombar CO2! Acho muito estranho!

... e todos os dias mudo 5L com água repousada!

João

Publicado:

Já experimentaste medir o pH de manhanzinha mesmo antes das luzes ligarem?

A ideia é injectar o CO2 necessário para as plantas fazerem fotossíntese, se o pH baixa é porque se está a injectar em demasia, se sobe, é porque se está a injectar em deficiência.

Abraço,

Pedro

Publicado:

Olá novamente!

Surgiu-me uma dúvida:

Reparei que nas folhas da L. nummularia "aurea" existem umas algas mais acastanhadas... e no areão também!

As algas castanhas devem-se a uma luz deficiente... certo?

No entanto as plantas tão a crescer...

Comecei a adubar com Hortrilon, pk o da Amtra já acabou!

De qq maneira vou colocar mais uma lampada T8 de 15W: tenho duvida se colocar uma daylight ou uma FloraGlo ou AquaGlo!

Relembro que já tenho 2x20W Compactas 6400K!

João

Publicado:
  Citação
As algas castanhas devem-se a uma luz deficiente... certo?

Epa, esquece tudo o que ouviste até hoje :(

Algas quer dizer que há CO2 + luz + nutrientes. Ponto final, o resto são mitos.

Pedro

Publicado:

Pessoal!

Em relação a luz... qual devo colocar?

A daylight ou FloraGlo (15W)???

João

Publicado:

ola

eu tenho uma flora glo de 20 watts num aquario de 96 litros e até agora as plantas tem crescido bem mas como ainda nao tive nenhuma daylight nao posso fazer a comparação

PS: eu sei que 20 watts é pouco mas espero em breve aumentar para 50 watts vou colocar uma daylight e uma gro-lux

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Boas! :wink:

A eleocardis tá a ficar coberta de algas, daquelas tipo cabelo.... isto tem acontecido mas é dificil limpa-las dentro do aqua porques estas algas estão muito agarradas.... Já experimentei tirar uma e limpa-la cá fora... mesmo assim é complicado!

O que ei-se fazer?

:(

João

Publicado:

ola

exprimenta ter uma "equipa de limpeza"... :roll: julgo que o que ytens sao algas filamentosas.....talvez uns ottos te resolvam o problema :roll:

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Oi pessoal!

Comecei a abudar com Hortrilon...e desde aí (não terá sido coincidencia com certeza)....houve um grande cresciemento das plantas!

Então é o seguinte:

A Heteranthera cresceu mais do dobro da foto anterior.... mas o caule para baixo vai tento poucas folhas.... e algumas não apanham muita luz!

O mesmo acontece com a L. nummularia "aurea", que ta quase a chegar a superficie...devo cortar por cima e replantar????

Amanha coloco umas fotos! :wink:

João

Publicado:

Agora com a primeira poda é que a coisa vai começar a ficar gira. No nível em que cortares devem rebentar dois novos caules, portanto imagina onde queres que as plantas fiquem mais densas e corta aí. Depois na parte solta remove as folhas de dois ou três nós e replanta com uma pinça.

Venham daí essas fotos.

Um abraço,

Pedro

Publicado:

Olá Pessoal!!!!!! :?:

Aqui vão mais umas fotitas de meu aquario depois de uma primeira pequena poda!

Uma Vista geral:

Pic_586_22.jpg

Vista Lateral:

Pic_586_19.jpg

Pic_586_21.jpg

Outra foto:

Pic_586_20.jpg

Então o que acham??????

No bom caminho???

Quero Sugestões!!!!! :?:

:cry:

João

Publicado:

hehe!!!!

tás no bom caminho!!!!

agora que estás quase a desvendar as plantas, tens de te virar para o paisagismo.

para uns é mais facil, para outros mais dificil...

abraços!

:cry:

Categoria: Humano.

Publicado:

É isso mesmo. Estás a progredir bem no cultivo das plantas. Quando te sentires à vontade começas a apostar mais no paisagismo. Primeiro aprende-se a crescer para aseguir se aprender a cortar :roll:

Um abraço,

Pedro

Publicado:

Oi pessoal!

Obrigado pelas vossas respostas! :roll:

O que estou a pensar em fazer em relação ao paisagismo é o seguinte:

A heteranthera vai crescer mais um pouco p ficar mais densa e começar a cobrir o tronco...o mesmo para a nummularia que vai contornar o tronco por trás.

A partir da nummularia segue o h. micranthemoides em forma de triangulo...(ou seja, mais baixo do lado direito e de frente)

Por tras da nummularia e do h. micranthemoides devia de surgir a L. arcuata que teima em não crescer...e ainda por tras da heteranthera tenhos uns pesitos de E. stellata.

Tou a pensar em espalhar a eleocharis um pouco mais e mistura-la com as outras e não deixa-la ali ao canto...

Tb tenho um rizoma de Feto de java atado ao um bocado do tronco...não sei onde colocá-lo!

O que acham????alguma sugestão? acham que devo colocar alguma planta de folha larga?

João

Publicado:

Na minha opinião está a ficar muito homogéneo. Acho que melhorava paisagisticamente se colocasses algo que chamasse à atenção num dos pontos focais.

Podes conseguir isto com um contraste em cor ou em formato.

Umas plantas de rosetta não ficavam aí nada mal, quem sabe umas Cryptocoryne wendtii e uma C. crispátula ou balansae...

Abraço,

Pedro

Publicado:

Olá Pessoal!

Ontem não fiz a troca de água habitual (por falta de tempo)..... e a luz ficou apagada desde as 17h de ontem até3 as 15 h d hoje....

Hoje qd liguei a luz..... tinha os troncos e tb espalhado pelo areao uns vermezitos brancos com menos de 1 cm de comprimento mas mt finos...o k será? é prejudicial p o aqua???

João

Publicado:

olá!

não te preocupes com esses vermes, não fazem mal a ninguem.

são um petisco para peixes mais pequenos.

abraços!

Categoria: Humano.