Greenspot - é Problemático?


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Penso que estou com problemas e necessitava da vossa ajuda:

 

pH - 6,8

NH4/NH3 - 0

NO2 - 0

NO3 - 20

PO4 - 0,3

Fe - 0

KH - 4

Iluminação - 4 X 40W T8

Aquário: 300 litros net. = 120 X 50 X 60

 

O problema é o seguinte: bastantes algas tipo greenspot, tanto nos vidros como nas pedras, estando também a fixar-se nalgumas plantas principalmente na Glosso, o que me está a preocupar. Há outra questão que me está a passar ao lado:

O aquário tem 15 dias de "maturação", mas a amónia sempre foi zero ou quase, os nitritos (comprei hoje da Nutrafin, poque andava desconfiado) são zero ou quase, os fosfatos têm um valor baixo mas os nitratos não baixam, mantendo-se neste valor desde o início. Portanto a questão é: o que é que está a faltar para que as plantas comecem a absorver os nitratos? Reparem que o valor do ferro também está a zero ou perto disso. Devo fertilizar com Micros? E as greenspot não vão rir-se? O problema é que tenho algumas plantas já mais para o verde amarelado do que própriamente o verdadeiro verde, principalmente a Glosso e a Utricularia. O tapete de Riccia cresce espectacularmente.

Será que falta algum nutriente e que por falta deste bloqueie a absorção dos nitratos?

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que estou com problemas e necessitava da vossa ajuda:

 

pH - 6,8

NH4/NH3 - 0

NO2 - 0

NO3 - 20

PO4 - 0,3

Fe - 0

KH - 4

Iluminação - 4 X 40W T8

Aquário: 300 litros net. = 120 X 50 X 60

 

O problema é o seguinte: bastantes algas tipo greenspot, tanto nos vidros como nas pedras, estando também a fixar-se nalgumas plantas principalmente na Glosso, o que me está a preocupar. Há outra questão que me está a passar ao lado:

O aquário tem 15 dias de "maturação", mas a amónia sempre foi zero ou quase, os nitritos (comprei hoje da Nutrafin, poque andava desconfiado) são zero ou quase, os fosfatos têm um valor baixo mas os nitratos não baixam, mantendo-se neste valor desde o início. Portanto a questão é: o que é que está a faltar para que as plantas comecem a absorver os nitratos? Reparem que o valor do ferro também está a zero ou perto disso. Devo fertilizar com Micros? E as greenspot não vão rir-se? O problema é que tenho algumas plantas já mais para o verde amarelado do que própriamente o verdadeiro verde, principalmente a Glosso e a Utricularia. O tapete de Riccia cresce espectacularmente.

Será que falta algum nutriente e que por falta deste bloqueie a absorção dos nitratos?

 

 

Postei sem querer e sem finalizar, mas como também já não tenho mais dados para fornecer AGRADEÇO URGENTEMENTE AS VOSSAS DICAS.

 

Um Abraço a todos os membros.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi carlos

 

provavelmente tens falta de potassio dai o po4 e o no3 não estarem a ser consumidos.

 

quanto a não teres tido amonia nem nitritos as materias do filtro já estavam a ser usadas??

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi carlos

 

provavelmente tens falta de potassio dai o po4 e o no3 não estarem a ser consumidos.

 

quanto a não teres tido amonia nem nitritos as materias do filtro já estavam a ser usadas??

 

 

Oi Álvaro

 

Não eram novas, mas foram lavadas muito bem, portanto não acredito que as bactérias tivessem resistido durante tanto tempo que durou a lavagem. Mais com água da torneira, quente e com cloro.

O Eheim 2229 só usa o Ehfisubstrat que é tipo uma pedra algo porosa portanto 100% biológico.

O 2215 só tem cerâmica, esponjas e lã mais fina para filtrar mecânicamente.

 

Achas que devo adubar com Micros já que o ferro = 0 ?

E os Macros aconselhas os da Horizonte Aquático? Os líquidos já feitos ou os outros para nós fazermos? Mas estes não percebo nada disto e mesmo os líquidos teria que ler alguma coisa que me desse as percentagens, isto quando fôr necessário adubar com mais que um Macro ao mesmo tempo. Percebes alguma coisa destes fertilizantes?

 

E as greenspot são difíceis de erradicar ou com uma adubação correcta e quando o aquário estiver mais maduro, com as plantas a puxar mais irão desaparecer? O aquário só tem 2 semanas e à dois dias substitui cerca de 80 litros de água.

 

Diz alguma coisa.

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais