Recommended Posts

Publicado

boas pessoal...

podem me dar 1 ajuda...

Eu hoje estive numa loja de iluminaçao e vi lampadas do tipo PLL da osram 24w IRC 840 penso q tem 1800 lumens só q o vendedor nao me conseguiu dizer qual o valor de K.... eu pesquisei na net e se nao estou em erro esta lampada tem 4000k...

Esta lampada será boa para aquarios.. (ele disse me q era a daylight mais aproximada da luz do sol) será?

Eu queria fazer a config do meu aqua com 2xpll 24w + 1 tubolar de 60cm 20w q dá um total de 68w (q posteriormente irei trocar por 1 lampada mlh) deixem a vossa opiniao em relaçao a q tipo de lampada tubolar tb se possivel....

O meu aqua tem estas dimensoes 80x30x30.. penso q ronde os 75Lt e gostava dentro destes parametros conseguir a melhor configuraçao de iluminaçao possivel.

CUMPS

Cumps

Publicado: (editado)
boas pessoal...

podem me dar 1 ajuda...

Eu hoje estive numa loja de iluminaçao e vi lampadas do tipo PLL da osram 24w IRC 840 penso q tem 1800 lumens só q o vendedor nao me conseguiu dizer qual o valor de K.... eu pesquisei na net e se nao estou em erro esta lampada tem 4000k...

Esta lampada será boa para aquarios.. (ele disse me q era a daylight mais aproximada da luz do sol) será?

Eu queria fazer a config do meu aqua com 2xpll 24w + 1 tubolar de 60cm 20w q dá um total de 68w (q posteriormente irei trocar por 1 lampada mlh) deixem a vossa opiniao em relaçao a q tipo de lampada tubolar tb se possivel....

O meu aqua tem estas dimensoes 80x30x30.. penso q ronde os 75Lt e gostava dentro destes parametros conseguir a melhor configuraçao de iluminaçao possivel.

CUMPS

Vivas.

A temperatura de cor dessa lampada é de 4.000 kelvins, sendo o seu irc (grau de eficiência) entre os 80 e os 90%. Isto é visivel no código que referiste: 840, sendo o 1º digito (neste caso o 8 ) referente à eficiência e os dois últimos (40) à temperatura de cor. Esta regra é valida para todas as lampadas que apresentem este tipo de código.

Quanto a ser boa para aquarios, no contexto que referiste não é, nomeadamente se quiseres ter um plantado, ou manter plantas um pouco mais exigentes. Por outros lado, usada em conjugação com outros espectros, num sistema multilampadas, torna-se desejavel para alcançar todo o espectro de radiação. Mas não me parece ser o caso do equipamento que tens, ou mesmo dos conhecimentos/experiência.

Quanto ao que o logista disse, o mais normal é que ele não perceba nada dessas coisas um pouco mais técnicas do que saber quantos watts tem...(pelo menos pelo que eu tenho apreciado, pois normalmente sou eu que tenho de ver as caracteristicas das lampadas), pois a temperatura correspondente à luz solar situa-se entre os 6400 e os 6500 kelvins. A uma lampada com qualquer destas temperaturas poderás designar de lampada daylight, sendo então o tal codigo que falaste o inicio, o seguinte: 864 ou 865.(Isto no caso das irc 80, que são as pll mais comuns). Por último, quanto à questão da melhor lampada tubolar, pelos motivos que já expus acima, tenta arranjar uma daylight...

Cumps

Fausto Vicente

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

As plantas gostam de espectro entre 4000 e 8000K. No meu caso eu tenho uma PLL de 4000K, 1 T8 de 5500 e 1 PLL 6500K e todas as plantas que estão no aquário estão a dar-se muito bem. Mesmo as mais exigentes como a eliocharis minima.

Helder Quinzico

Publicado:

Olá.

Concordo com o quinzico... mas não deixo de dar razão ao Fausto.

A menos que seja uma estufa, ou um aquário de multiplicação/crescimento de plantas, um aquário é sempre uma peça de decoração (pelo menos para mim é).

Daí que aconselhe temperaturas de côr entre os 5000-10000 K. Porquê? Porque são melhores para as plantas? Não... porque quando olhares para um aquário iluminado com lâmpadas de 4000 K e outro com lâmpadas só de 6500-10000 K, vais notar uma enorme diferença. O que tem as lâmpadas de 4000 K vai ter uma côr "aparente" muito mais amarelada.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
Olá.

Concordo com o quinzico... mas não deixo de dar razão ao Fausto.

A menos que seja uma estufa, ou um aquário de multiplicação/crescimento de plantas, um aquário é sempre uma peça de decoração (pelo menos para mim é).

Daí que aconselhe temperaturas de côr entre os 5000-10000 K. Porquê? Porque são melhores para as plantas? Não... porque quando olhares para um aquário iluminado com lâmpadas de 4000 K e outro com lâmpadas só de 6500-10000 K, vais notar uma enorme diferença. O que tem as lâmpadas de 4000 K vai ter uma côr "aparente" muito mais amarelada.

Cumprimentos

Luís Fortunato

boas luis... onde consigo arranjar as lampadas de 6500k, é q na loja de iluminaçao o maximo q tinham era de 4000k (deste modelo pll 24w... como ainda tenho mt q aprender os erros tb ajudam né? :(

Juntamente com as 2x4000 irei por 1 lampada de 20w de 6500k e mais tarde irei trocar as de 4000 por umas superiores

Eu fiz 1 DIY de iluminaçao no meu aqua dps meto fotos (axo q ficou engraçado)

Já agora deixo outra questao no meu projecto q estou a prestes a montar (final do mes) tenho 1 calha lifetek de 4x55w pll 10000K brancas/vermelhas.... tb nao é o mais correcto?

Editado por Godlike

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!