Recommended Posts

Publicado

boas,

há uns dias que o meu macho ramirezi tem estado muito escondido e pouco se deixa ver, não tinha ligado até ontem à noite que o vi com mais frequencia e sempre em perseguição de todos os peixes que se aproximavam juntamente com a femea (que até então não se escondia), isto passa-se num esconderijo que eu criei que não tem visibilidade a não ser pela traseira do aquario.

Então pensei .... "hummmm aqui há gato ......" e procurei um espelho (por acaso foi mais um vidro duma moldura que estava à mão) e coloquei a mão (que passa à rasca) na traseira do aqua com o "espelho" para ver se havia ovos ...... errado, nem um ovo, mas sim 2 milhões (ou mais ou menos uns 20) ramirezis minusculos a nadar livremente em volta dos pais adoptivos (sim pq o biologico sou eu ... eles são só barriga de aluguer).

Isto tudo passa-se num comunitario com mais um casal de escalares, 5 neons negros, 10 serpaes, 4 tetras colombianos, 5 corys, 1 pleco e mais 2 machos rams e 2 neons azuis.

Não vou conseguir tirar nem o casal nem os alevins portanto vou deixar a natureza seguir o seu caminho.

Queria em 1º Lugar agradecer ao JOAOAVO pela femea e não preciso de dizer que está linda e de boa saude .... :popcorn:

em 2º lugar queria conselhos vossos no seguinte:

tenho um aqua (só vidro) de 100x30x40 (velho e riscado) que já tinha pensado em usa-lo para criações

tenho um casal de escalares com aprox. 7/8 cm e agora este casal de rams

tinha pensado em arranjar uma divisória para o respectivo aqua de forma a colocar os dois casais a reproduzir.

Perguntas:

acham viavel para os dois casais?

a separação deve ser feita com acrilico transparente, baço, branco, preto (tinha pensado em preto dado que o aqua tb tem as cantoneiras em preto - é um aquapor)?

devo separar ao meio ou 40/60 (pensei em 40/60, pq acho que 40 é suficiente para um casal de rams, e sempre ganho mais espaço para os escalares)?

estava tb a pensar na separação ser hermetica e ter aquecimento e filtragem separada para os dois, tal como se fossem 2 aquas distintos.

já que para os escalares vou usar o aqua vazio, em relação à parte dos rams, que hardscape/substrato devo por, se é que devo por?

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas...é só para dizer parabens pelos ram's pequenos!!! :roll: Espero que os meus sigam o mesmo caminho...

David.

Posted Image

Tesla Motors

Publicado:
Não vou conseguir tirar nem o casal nem os alevins portanto vou deixar a natureza seguir o seu caminho.

Queria em 1º Lugar agradecer ao JOAOAVO pela femea e não preciso de dizer que está linda e de boa saude .... :P

tenho um aqua (só vidro) de 100x30x40 (velho e riscado) que já tinha pensado em usa-lo para criações

tinha pensado em arranjar uma divisória para o respectivo aqua de forma a colocar os dois casais a reproduzir.

Perguntas:

a separação deve ser feita com acrilico transparente, baço, branco, preto (tinha pensado em preto dado que o aqua tb tem as cantoneiras em preto - é um aquapor)?

devo separar ao meio ou 40/60 (pensei em 40/60, pq acho que 40 é suficiente para um casal de rams, e sempre ganho mais espaço para os escalares)?

estava tb a pensar na separação ser hermetica e ter aquecimento e filtragem separada para os dois, tal como se fossem 2 aquas distintos.

já que para os escalares vou usar o aqua vazio, em relação à parte dos rams, que hardscape/substrato devo por, se é que devo por?

Para minha surpresa hoje quando cheguei a casa e esperava não ver alevins, eis que o casal e a sua prol se passeavam pelo aqua (120x40x50) com todos os outros peixes do comunitario (claro que mantidos à distancia pelos progenitores), provavelmente isto não vai dar em nada, mas é um espectaculo digno de se ver (fiquei sem pilhas na maquina, estão a carregar) espero conseguir tirar fotos de familia e postar aqui.

entretanto continuo à espera dos vossos conselhos para uma futura criação.

Obrigado.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

boa matt,vinha so desejar mt sorte para a tua criaçao e espero q tudo corra bem.

tambem tenho um casalito formado mas por enquanto ainda estou a espera q se decidam...

mais uma vez boa sorte e manda fotos assim q tiveres

abraço

David Carlos

Blog Aqualand

Publicado:
Para minha surpresa hoje quando cheguei a casa e esperava não ver alevins, eis que o casal e a sua prol se passeavam pelo aqua (120x40x50) com todos os outros peixes do comunitario (claro que mantidos à distancia pelos progenitores), provavelmente isto não vai dar em nada, mas é um espectaculo digno de se ver (fiquei sem pilhas na maquina, estão a carregar) espero conseguir tirar fotos de familia e postar aqui.

entretanto continuo à espera dos vossos conselhos para uma futura criação.

Obrigado.

Corrijam-me se estiver errado.

Podes enfiar um tubo no aquario e aspirar os bébés com o sistema de bombinho e metes os gajos num aquario a parte. Tenho impressao que já ouvi esta tecnica num lado qualquer. Não custa tentar. Depois se resultar vende-me uns, ando a procura, mas nas lojas é bué caro.

abraço

Publicado:

Sim,muitas pessoas tiram os alevins do aquario para haver uma maior taxa de sobrevivência dos alevins.O que costumam usar é uma seringa de bocal grande(encontrado facilmente nas farmácias) e quando os alevins começarem a nadar(normalmente ao 3ºdia)pode-se com a seringa sugá-los mas muito lentamente e a acimatização ao novo local tem que ser muito bem feita.

Abraços e Parabens

EX-Naysel

Publicado:
Sim,muitas pessoas tiram os alevins do aquario para haver uma maior taxa de sobrevivência dos alevins.O que costumam usar é uma seringa de bocal grande(encontrado facilmente nas farmácias) e quando os alevins começarem a nadar(normalmente ao 3ºdia)pode-se com a seringa sugá-los mas muito lentamente e a acimatização ao novo local tem que ser muito bem feita.

Abraços e Parabens

Boas, obrigado pelas dicas, isso eu já tinha feito com escalares, o problema é que não tenho mais aquas disponiveis ...... apenas aquele de 100x30x40 que descrevo em cima mas não tenho equipamento nenhum para ele e como o queria aproveitar mesmo para criação, com a tal divisória, resolvi fazer as coisas com calma para tudo correr bem.

Fotos tirei umas poucas mas não são muito perceptiveis, mas assim que as passar para o PC eu posto aqui, em relação aos alevins no domingo já não tinha nenhum, por falta de alimentação correcta para eles, por ser num comunitario e terem sido comidos ... pelas duas coisas .... não sei, mas tb não esperava grande coisa e fui apanhado completamente de surpresa.

Agora vou organizar as coisas, separar o casal e tentar à seria.

Obrigado a todos pelas dicas e pelos parabens.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

Boas se tens sucesso na eclusão das posturas não mudes o casal. Deixa ficar muda apenas os escalares e vê como corre a coisa. Se fosse eu fazia isso. Depois apenas mudava a rapaziada miuda.

Os meus até agora já fizeram umas 4 ou 5 posturas mas têm fungado.

Abraço boa sorte com a proxima.

Publicado:
Boas se tens sucesso na eclusão das posturas não mudes o casal. Deixa ficar muda apenas os escalares e vê como corre a coisa. Se fosse eu fazia isso. Depois apenas mudava a rapaziada miuda.

Boas, obrigado pela dica, eu tinha tentado isso com os escalares e eles deixaram de fazer posturas quando retirei os alevins, mas vou tentar com os rams, se resultar maravilha, se não depois logo isolo o casal e tento de novo.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

• 3 semanas depois...
Publicado:
boas,

há uns dias que o meu macho ramirezi tem estado muito escondido e pouco se deixa ver, não tinha ligado até ontem à noite que o vi com mais frequencia e sempre em perseguição de todos os peixes que se aproximavam juntamente com a femea (que até então não se escondia), isto passa-se num esconderijo que eu criei que não tem visibilidade a não ser pela traseira do aquario.

Então pensei .... "hummmm aqui há gato ......" e procurei um espelho (por acaso foi mais um vidro duma moldura que estava à mão) e coloquei a mão (que passa à rasca) na traseira do aqua com o "espelho" para ver se havia ovos ...... errado, nem um ovo, mas sim 2 milhões (ou mais ou menos uns 20) ramirezis minusculos a nadar livremente em volta dos pais adoptivos (sim pq o biologico sou eu ... eles são só barriga de aluguer).

Isto tudo passa-se num comunitario com mais um casal de escalares, 5 neons negros, 10 serpaes, 4 tetras colombianos, 5 corys, 1 pleco e mais 2 machos rams e 2 neons azuis.

Queria em 1º Lugar agradecer ao JOAOAVO pela femea e não preciso de dizer que está linda e de boa saude .... :P

Perguntas:

Como falaste em divisória tocaste na minha ferida banana rock os meus aquarios estão assim , 2 casais de escalares , um ainda faz só o ritual todo mas ovos nicles , o outro é um vê se te avias que de 10 em 10 dias 100 ovos minimo , esses comem os ovos e como tal voltam ao comunitário ao fim de 8 dias os pequenos filhos saem do aquário onde nasceram , aspirados , já com o outro aquário preparado para os receber , ou seja dos dois aquarios de gerações que tenho , desde a desova , adiciono água a um e ao outro a do outro assim tento manter as condições nesses 10 dias o mais proximo de onde nasceram , claro que tem sempre os que se dão mal , mas entre ter o comunitário com metade dos peixes encostados a uma parte do aquário e os escalares a ataca-los para materem distancia dos ovos , prefiro perder alguns alevins esvaziar apenas com alguns diasde vida os alevins do aquário onde desovam os pais e mais uma desova em 10 dias , e assim vai indo a rotina , com isto desde á uns meses já vou ai na 10º geração , com alguns precalços e testes a ver se eles assumiam o cuidar de filhos ... o sucesso é relativo á experiência que não é muita mas toda a informação que apanho vou consumindo , assim tenho cerca de 15 escalares com 3, 2, e 1 mÊs , os sobreviventes destas experiências .... sim porque para já não estou interessado em aumentar muito resultados , o espaço é reduzido , e quando tive desovas de zebras num aquário de 8L de tartarugas porque tive a tratá-las de uma suposta dropsya, fiquei com mais de 500 peixes em casa agora na 3ª geração de zebras long fin .... acidentes ... lol uso separador com feito com lombadas de livros feitos de fotocopias , umas tiras de plastico que se vendem em papelarias para fazer pequenos livros de fotocópias e afins , uso calha tecnica no vidro fixada , e serve de corrediça ao separador , que uso meia de vidro de senhora bem barata a água circula e quando fica suja , como a calha é dupla , só substituo a divisória , e a meia velha lixo com ela .. substituo a meia e tenho a antiga pronta a ir pra lá ... quando for caso disso , serve tb para triagem de alevins , visto eles crescerem a ritmos diferentes , e claro com algum tempo e a mesma ninhada de zebras umas têem 1 cm e outras apenas 4 mm , isso no tempo leva a canibalismos por isso tenho separadores preparados com milimetragens diferentes nos buracos e com um simples enxota aí , as maiores ficam onde têem de ficar e os pequenos vão para o infantário dos mais novos , isto tudo a respeito de como a divisória bem feita é util :wacko: , claro que boa divisória é aquela que permite circulação de água e poupas no setup do aquário , seja de que material for ....

boa sorte

José Palma

Publicado:

o meu metodo porque este casal que tenho a desovar come os ovos , dia da desova eles ao fim do dia acabaram normalmente ,eles escolhem o fim da tarde e eu quando chego a casa do trabalho ainda vejo o fim da desova , luz apaga e eu tiro os pais para o comunitário , uma pedra difusora é acionada á distância de 10 cm no fundo do aquario com a força necessária para muita circulação de água junto aos ovos , e vai de anti fungus , o metileno que muito comum se vê postado nos vários posts e de certeza que vais ter alevins , claro que alguns ganham fungus na mesma , e claro que se fossem os pais a oxigenar os ovos iam estar melhor , mas quando eles acham ovos petisco ... aqui fica a solução muito anti fungus ... como se estivesses a tratar o aquário ... correndo o risco de no fim dos 8 dias de eles terem nascido , ter de mudá-los se os pais voltarem a desovar em 10/12 dias , 50% de água nova abranda o casal e eles uns dias depois voltam a desovar ... 50% de água nova sem preparar muito apenas anti cloros , etc,etc , ah e o pormenor que isto ainda nada pro , não uso os aquários só em vidro , os meus são todos plantados e siga ... como se fosse o ecossistema normal , com todas as consequências de sujidade trabalho a aspirar etc,etc , ainda me vou divertindo aprendendo