vewinhah Publicado Abril 27, 2007 Publicado Abril 27, 2007 Bom dia pessoal! Estou a dar os 1ºs passos na aquarófilia.. gostava que me dissessem as coisas básicas e produtos que se tenham de ter num aquário. o meu aqua é de 30 L.. Tenho uma bomba de ar eheim 100, um filtro Fluval 1, um termoestato eheim, umas plantinhas, areão, e claro, alguns peixes!! Entre eles um corydora, uns neons (morreram hj 3 e não sei porquê.. terá sido por ter desligado o ar durante a noite??) tenho um limpa vidros (que não sei qual a espécie, ainda sou uma novata)... Bem, tenho andado a ler os vossos tópicos e há coisas que eu não sei o que é.. por exemplo: bomba de Co2... é mesmo preciso??? que mais coisas me aconselham? tenho a água toda suja.. e ainda há uns dois dias estava limpíssima! (quando iniciei o aquário acrescentei um condicionador de água) Fiz também o teste de pH e deu-me 7,5.. penso que seja um valor normal não? Espero pela vossa ajuda! Obrigado! Citar
dvdme Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 (editado) Olá, Antes de mais, há aqui um tópico inamovivél neste subforum que devias ler (não sei já leste) aqui. Bom, para te responder algumas coisas... Em relação à morte dos peixes...se bem percebi tens o aquario à pouco tempo...deste tempo para fazer a cliclagem? (ou seja, ter o aqua uns dias a "funcionar" com as plantas e um peixe para dar tempo para se formarem as bactérias necessárias ao ciclo do azoto) Se não deste pode ter sido isso. Em relação ao filtro é adequado aos 30L, normalmente diz-se que o filtro deve ter a capacidade de circular o volume total de àgua 5 vezes por hora e esse confere. (Esse tem mais ou menos 190L/h segundo vi por isso...). E iluminação? Que iluminação tens? É pouco provavél que a bomba de ar desligada tenha sido a causa das mortes, pois o que faz a oxigenação da àgua é o movimento à superficie, por isso em principio o movimento gerado pelo fluxo do filtro é suficiente. O CO2...eu ainda não te sei responder se é mesmo preciso, a menos que não tenhas plantas, aí não faz mesmo falta... Mas em aquarios plantados o CO2 faz a diferença, mas penso que não seja indispensavél. O pH é assim... é dificil dizer se é um valor normal. Não um valor nem muito baixo nem muito alto, agora se é adequado aos peixes que tens ou não depende. Há peixes que gostam de pH mais alto, outros mais baixo... mas para já o importante é manteres o pH estavél, variações bruscas do pH é que não nada bom. A àgua toda suja pode ser devido a muita coisa...é dificil dizer o porque sem mais informações...mas faz umas TPA's regulares e isso passa. Ah e o limpa-vidros, ve lá se não é um Otocinclus. Cumps, David Editado Abril 27, 2007 por dvdme Citar David. Tesla Motors
José Garcia Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 Bom dia pessoal! Estou a dar os 1ºs passos na aquarófilia.. gostava que me dissessem as coisas básicas e produtos que se tenham de ter num aquário.o meu aqua é de 30 L.. Tenho uma bomba de ar eheim 100, um filtro Fluval 1, um termoestato eheim, umas plantinhas, areão, e claro, alguns peixes!! Entre eles um corydora, uns neons (morreram hj 3 e não sei porquê.. terá sido por ter desligado o ar durante a noite??) tenho um limpa vidros (que não sei qual a espécie, ainda sou uma novata)... Bem, tenho andado a ler os vossos tópicos e há coisas que eu não sei o que é.. por exemplo: bomba de Co2... é mesmo preciso??? que mais coisas me aconselham? tenho a água toda suja.. e ainda há uns dois dias estava limpíssima! (quando iniciei o aquário acrescentei um condicionador de água) Fiz também o teste de pH e deu-me 7,5.. penso que seja um valor normal não? Espero pela vossa ajuda! Obrigado! Boas, Antes de mais diz lá uma coisa , a quanto tempo é que esse aquário esta a funcionar? possivelmente os neons morreram porque o aqua não está ainda ciclado. Quanto ao CO2 é necessário se tiveres plantas , mesmo tendo plantas não é obrigatório teres. Bem vinda ao grupo. Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
vewinhah Publicado: Abril 27, 2007 Autor Publicado: Abril 27, 2007 Olá, Antes de mais, há aqui um tópico inamovivél neste subforum que devias ler (não sei já leste) aqui. Bom, para te responder algumas coisas... Em relação à morte dos peixes...se bem percebi tens o aquario à pouco tempo...deste tempo para fazer a cliclagem? (ou seja, ter o aqua uns dias a "funcionar" com as plantas e um peixe para dar tempo para se formarem as bactérias necessárias ao ciclo do azoto) Se não deste pode ter sido isso. Em relação ao filtro é adequado aos 30L, normalmente diz-se que o filtro deve ter a capacidade de circular o volume total de àgua 5 vezes por hora e esse confere. (Esse tem mais ou menos 190L/h segundo vi por isso...). E iluminação? Que iluminação tens? É pouco provavél que a bomba de ar desligada tenha sido a causa das mortes, pois o que faz a oxigenação da àgua é o movimento à superficie, por isso em principio o movimento gerado pelo fluxo do filtro é suficiente. O CO2...eu ainda não te sei responder se é mesmo preciso, a menos que não tenhas plantas, aí não faz mesmo falta... Mas em aquarios plantados o CO2 faz a diferença, mas penso que não seja indispensavél. O pH é assim... é dificil dizer se é um valor normal. Não um valor nem muito baixo nem muito alto, agora se é adequado aos peixes que tens ou não depende. Há peixes que gostam de pH mais alto, outros mais baixo... mas para já o importante é manteres o pH estavél, variações bruscas do pH é que não nada bom. A àgua toda suja pode ser devido a muita coisa...é dificil dizer o porque sem mais informações...mas faz umas TPA's regulares e isso passa. Ah e o limpa-vidros, ve lá se não é um Otocinclus. Cumps, David Antes de mais, muito obrigado pelas vossas respostas!! o limpa vidros é esse mesmo.. mas todo preto! e de momento anda escondido.. nem sequer está colado ao vidro! não sei se também se encontra bom de saúde! Quanto à ciclagem do meu aqua.. deixei-o a ciclar durante 2 dias.. talvez não seja suficiente! Eu pensava que as condições do meu aqua estavam boas para os neons.. porque na loja estava lá a indicar pH 7,5 e temperatura de 27ºC.. tal como o meu! Axo que a sujidade da água talvez seja por lá ter carpas (pequenas 5cm), sei que são de água fria, mas foi para testar e axo que se estão a dar bem! Tenho o meu fundo com imensos dejectos de peixe.. o filtro não acaba por "limpar" isso? para limpar o aquário tenho que tirar penso que 20 % da água "velha" certo? e depois colocar água normal da torneira.. não necessito de tirar os peixes para outro aqua pois não? essa água vai ter calcário, portanto não irá ser prejudicial?? Só mais uma questão.. a bomba de ar tem que estar sempre ligada?? Obrigado!! Citar
vewinhah Publicado: Abril 27, 2007 Autor Publicado: Abril 27, 2007 Bom dia pessoal! Estou a dar os 1ºs passos na aquarófilia.. gostava que me dissessem as coisas básicas e produtos que se tenham de ter num aquário.o meu aqua é de 30 L.. Tenho uma bomba de ar eheim 100, um filtro Fluval 1, um termoestato eheim, umas plantinhas, areão, e claro, alguns peixes!! Entre eles um corydora, uns neons (morreram hj 3 e não sei porquê.. terá sido por ter desligado o ar durante a noite??) tenho um limpa vidros (que não sei qual a espécie, ainda sou uma novata)... Bem, tenho andado a ler os vossos tópicos e há coisas que eu não sei o que é.. por exemplo: bomba de Co2... é mesmo preciso??? que mais coisas me aconselham? tenho a água toda suja.. e ainda há uns dois dias estava limpíssima! (quando iniciei o aquário acrescentei um condicionador de água) Fiz também o teste de pH e deu-me 7,5.. penso que seja um valor normal não? Espero pela vossa ajuda! Obrigado! Esqueci-me de responder em relação à iluminação.. tenho uma luz exterior daquelas violácea.. aconselham-me alguma coisa? é bom ter a luz muito tempo ligada? Citar
dvdme Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 Antes de mais, muito obrigado pelas vossas respostas!! o limpa vidros é esse mesmo.. mas todo preto! e de momento anda escondido.. nem sequer está colado ao vidro! não sei se também se encontra bom de saúde! Quanto à ciclagem do meu aqua.. deixei-o a ciclar durante 2 dias.. talvez não seja suficiente! Eu pensava que as condições do meu aqua estavam boas para os neons.. porque na loja estava lá a indicar pH 7,5 e temperatura de 27ºC.. tal como o meu! Axo que a sujidade da água talvez seja por lá ter carpas (pequenas 5cm), sei que são de água fria, mas foi para testar e axo que se estão a dar bem! Tenho o meu fundo com imensos dejectos de peixe.. o filtro não acaba por "limpar" isso? para limpar o aquário tenho que tirar penso que 20 % da água "velha" certo? e depois colocar água normal da torneira.. não necessito de tirar os peixes para outro aqua pois não? essa água vai ter calcário, portanto não irá ser prejudicial?? Só mais uma questão.. a bomba de ar tem que estar sempre ligada?? Obrigado!! O limpa-vidros, se é mesmo um otocinclus, é assim...ele não anda sempre colado ao vidro. alias, pelo o comportamento que observo no meu, ele nem faz isso muito...e o meu também muito escondido e já o tenho à muito tempo. Quanto À ciclagem...pois se calhar foi pouco tempo. A questão do pH... os neons são peixes que vêm de àguas acidas, ou seja um pH baixo, na ordem dos 6. Mas os peixes que se comercializam hoje em dia já se adaptam bem a pH's diferentes, é um facto. Eu já mantive de aguas mais acidas a pH 7 e nunca tive problemas, como já disse o mais importante é o pH estar estavél. A temperatura está boa. Teres carpas no aquario não é nada boa ideia. Nada mesmo, ainda para mais num aquario de 30L, já para não dizer que são peixes de àgua fria! Aconselhava-te a tirares a carpas do aquario. Acho que todos os outros membros que aconselhariam o mesmo... Não o filtro não vai acabar por limpar isso, o melhor é aspirares o fundo com um sifão...quando tirares a àgua para a TPA tiras com um sifão que aquilo chupa a porcaria do fundo. Para fazeres as TPA's não precisas de tirar os peixes do aquario, quando a mudares 20% da àgua (penso que estás a dizer por semana) não sei...quer dizer em principio serve, mas como o aquario só tem 30L talvez fosse melhor trocar menos quantidade mas com mais frequencia... provavelmente há outros membros que te podem responder melhor a isto. Sim a reposição faz-se com àgua da torneira na maioria dos casos, mas convém deixares àgua a repousar umas horas num recipiente de boca larga para o cloro se evaporar ou então usa um anti-cloro tipo tetra aquasafe (é o que eu uso). O calcário não grande mal ( o cloro é pior ) a não ser que a agua da tua zona tenha mesmo muito... Ah e também é bom que a àgua para repor esteja a temperatura não muito diferente da do aquario para evitar mudanças abruptas da temperatura...eu normalmente junto um bocadinho de àgua quente mais ou menos a olho... Quanto à iluminção sinceramente não tou a ver o que é isso..lol mas diz qual é a potencia. David Citar David. Tesla Motors
vewinhah Publicado: Abril 27, 2007 Autor Publicado: Abril 27, 2007 O limpa-vidros, se é mesmo um otocinclus, é assim...ele não anda sempre colado ao vidro. alias, pelo o comportamento que observo no meu, ele nem faz isso muito...e o meu também muito escondido e já o tenho à muito tempo. Quanto À ciclagem...pois se calhar foi pouco tempo. A questão do pH... os neons são peixes que vêm de àguas acidas, ou seja um pH baixo, na ordem dos 6. Mas os peixes que se comercializam hoje em dia já se adaptam bem a pH's diferentes, é um facto. Eu já mantive de aguas mais acidas a pH 7 e nunca tive problemas, como já disse o mais importante é o pH estar estavél. A temperatura está boa. Teres carpas no aquario não é nada boa ideia. Nada mesmo, ainda para mais num aquario de 30L, já para não dizer que são peixes de àgua fria! Aconselhava-te a tirares a carpas do aquario. Acho que todos os outros membros que aconselhariam o mesmo... Não o filtro não vai acabar por limpar isso, o melhor é aspirares o fundo com um sifão...quando tirares a àgua para a TPA tiras com um sifão que aquilo chupa a porcaria do fundo. Para fazeres as TPA's não precisas de tirar os peixes do aquario, quando a mudares 20% da àgua (penso que estás a dizer por semana) não sei...quer dizer em principio serve, mas como o aquario só tem 30L talvez fosse melhor trocar menos quantidade mas com mais frequencia... provavelmente há outros membros que te podem responder melhor a isto. Sim a reposição faz-se com àgua da torneira na maioria dos casos, mas convém deixares àgua a repousar umas horas num recipiente de boca larga para o cloro se evaporar ou então usa um anti-cloro tipo tetra aquasafe (é o que eu uso). O calcário não grande mal ( o cloro é pior ) a não ser que a agua da tua zona tenha mesmo muito... Ah e também é bom que a àgua para repor esteja a temperatura não muito diferente da do aquario para evitar mudanças abruptas da temperatura...eu normalmente junto um bocadinho de àgua quente mais ou menos a olho... Quanto à iluminção sinceramente não tou a ver o que é isso..lol mas diz qual é a potencia. David A lâmpada é agro Lux de 25 W.. Já agora.. vejo todos a falarem de TPA.. não sei o que quer dizer!!! desculpa a ignorância e obrigado pelas dicas!! vão ser muito úteis!! Citar
highscreen123 Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 (editado) A lâmpada é agro Lux de 25 W.. Já agora.. vejo todos a falarem de TPA.. não sei o que quer dizer!!! desculpa a ignorância e obrigado pelas dicas!! vão ser muito úteis!! Boas, TPA significa literalmente Troca Parcial de Agua. Reparei que tinhas mencionado o facto de so teres ciclado o aquario 2 dias, pra acelerares a ciclagem podes comprar nas lojas 1 liquido que contem bacterias, que deve ser adicionado no inicio dos aquarios e se quiseres tb podes por sempre que fizeres as ditas TPAs. Editado Abril 27, 2007 por highscreen123 Citar
dvdme Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 A lâmpada é agro Lux de 25 W.. Já agora.. vejo todos a falarem de TPA.. não sei o que quer dizer!!! desculpa a ignorância e obrigado pelas dicas!! vão ser muito úteis!! Bom, de iluminção estás bem servida. E desculpa ter dito logo TPA sem dizer o que significava...lol mas como o highscreen123 já disse, quer dizer literalmente Troca Parcial de Àgua. Citar David. Tesla Motors
vewinhah Publicado: Abril 27, 2007 Autor Publicado: Abril 27, 2007 Bom, de iluminção estás bem servida.E desculpa ter dito logo TPA sem dizer o que significava...lol mas como o highscreen123 já disse, quer dizer literalmente Troca Parcial de Àgua. Obrigado pelas respostas! Tenho mais uma dúvida: é importante que a luz esteja sempre ligada durante a noite? Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 olá convem teres a luz ligada 12 horas por dia é mais ou menos o ciclo do sol ao fim das 12 horas desligas. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
joaopinto89 Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 ola olha antes de colocares a agua só por acaso metes te anti cloro. se nao meteste provavelmente foi isso que matou os peixes. Citar
SCUBADIVE Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 Bom dia pessoal! Estou a dar os 1ºs passos na aquarófilia.. gostava que me dissessem as coisas básicas e produtos que se tenham de ter num aquário.o meu aqua é de 30 L.. Tenho uma bomba de ar eheim 100, um filtro Fluval 1, um termoestato eheim, umas plantinhas, areão, e claro, alguns peixes!! Entre eles um corydora, uns neons (morreram hj 3 e não sei porquê.. terá sido por ter desligado o ar durante a noite??) tenho um limpa vidros (que não sei qual a espécie, ainda sou uma novata)... Bem, tenho andado a ler os vossos tópicos e há coisas que eu não sei o que é.. por exemplo: bomba de Co2... é mesmo preciso??? que mais coisas me aconselham? tenho a água toda suja.. e ainda há uns dois dias estava limpíssima! (quando iniciei o aquário acrescentei um condicionador de água) Fiz também o teste de pH e deu-me 7,5.. penso que seja um valor normal não? Espero pela vossa ajuda! Obrigado! ola tambem sou novato nestas andanças ,tens de ter paciencia e nao quereres fazer tudo ao mesmo tempo tens de saber lidar com as dificuldaes que vao aparecer ,o falar com pessoas entendidas sera optimo ,o investir num bom material flitrante ,nao desligar o ar durate a noite ,se tiveres plantas o co2 que e preciso. nao comprar muitos peixes ,tentar meter peixes mais resistentes especies menos exigntes ,e quuando começar ater resultados entao passar para a faze seguinte.mando aqui a foto do meu novo aqua. se precisares de mais alguma ajuda ,e so perguntar ,apesar de eu ainda nao ser um expert Citar
vewinhah Publicado: Abril 28, 2007 Autor Publicado: Abril 28, 2007 ola tambem sou novato nestas andanças ,tens de ter paciencia e nao quereres fazer tudo ao mesmo tempo tens de saber lidar com as dificuldaes que vao aparecer ,o falar com pessoas entendidas sera optimo ,o investir num bom material flitrante ,nao desligar o ar durate a noite ,se tiveres plantas o co2 que e preciso. nao comprar muitos peixes ,tentar meter peixes mais resistentes especies menos exigntes ,e quuando começar ater resultados entao passar para a faze seguinte.mando aqui a foto do meu novo aqua. se precisares de mais alguma ajuda ,e so perguntar ,apesar de eu ainda nao ser um expert Muito obrigado pela ajuda de todos! tem sido preciosa! Eu pus um anti-cloro e umas bacterias, mas talvez não tenha deixado tempo suficiente a ciclar! E também não fiz testes de amónia.. tenho que fazer! Agora tenho alguns peixinhos no aquário e penso que esteja tudo bem.. também queria pôr a foto do meu aqua mas não consegui!! Quanto a material axo k estou bem servida, penso que não fui para o mais barato.. Citar
Recommended Posts