nmota Publicado Abril 26, 2007 Publicado Abril 26, 2007 Olá a todos. Há cerca de 8 anos atrás comprei um aquário com as medidas 100x30x40 (102 lts), um filtro externo que debita 450 l/h, aquecedor de 200W, placas de fundo para filtração biológica, bomba de ar para fazer bolhas e outros pequenos acessórios que na altura achei necessários para montar o meu primeiro aquário. Todo esse material ficou guardado no sótão da minha casa porque não tinha local onde pudesse montar o aquário. Agora que tenho, resolvi começar a ler algumas coisas sobre este tema mas surgiram algumas (muitas) dúvidas. Neste momento não vou colocar muitas questões, apenas as seguintes: 1.ª Um aquário com estas dimensões e com um filtro externo que debita 450 l/h precisa de filtragem biológica? Uma vez que tenho os acessórios necessários para a filtragem biológica posso montá-la e usar em simultâneo o filtro externo? 2.ª Acho que li em algum lado que não se deve usar bomba de produção de bolhas de ar (através de difusor) se o aquário for plantado. É verdade? 3.ª O meu filtro externo tem dois compartimentos para colocar material filtrante. Que material devo usar? 4.ª Em que circunstâncias se deve usar o aquecimento de fundo? Antes que me perguntem, informo que a minha ideia é montar um aquário de água doce plantado. Se alguém de puder ajudar agradeço. Obrigado. Nuno Mota Citar Nuno Mota
SatControl Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 (editado) 1.ª Um aquário com estas dimensões e com um filtro externo que debita 450 l/h precisa de filtragem biológica? Uma vez que tenho os acessórios necessários para a filtragem biológica posso montá-la e usar em simultâneo o filtro externo? A filtragem biológica é feita no filtro externo. O filtro de fundo está em desuso. 2.ª Acho que li em algum lado que não se deve usar bomba de produção de bolhas de ar (através de difusor) se o aquário for plantado. É verdade? Se tiveres agitação na superfície não é preciso a bomba de ar. 3.ª O meu filtro externo tem dois compartimentos para colocar material filtrante. Que material devo usar? Usa cerâmicas num. O outro podes deixar livre conforme a necessidade (pode ter carvão activo para água suja, turfa para água alcalina, etc). Parto do princípio que o filtro tem as esponjas também. 4.ª Em que circunstâncias se deve usar o aquecimento de fundo? Aquecimento de fundo é para melhorar o crescimento de determinadas plantas. Mas primeiro deves conseguir tomar conta delas mesmo sem o aquecimento, senão de nada te adiantará. Editado Abril 26, 2007 por SatControl Citar
Recommended Posts