Fausto Vicente Publicado Abril 25, 2007 Publicado Abril 25, 2007 Vivas pessoal. Só para lembrar de irem rectificando esses temoestatos À medida que a temperatura aumenta, com a vinda do sol. Téoricamente os termoestatos deveriam desligar a X temperatura, mas na pratica sabemos que não é bem assim.... è ir dando um olhinho no termometro!! Cumps Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Luis Rodrigues Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Vivas pessoal.Só para lembrar de irem rectificando esses temoestatos À medida que a temperatura aumenta, com a vinda do sol. Téoricamente os termoestatos deveriam desligar a X temperatura, mas na pratica sabemos que não é bem assim.... è ir dando um olhinho no termometro!! Cumps Fausto eu normalmente ate os desligo nesta altura do ano!!!
Joao Machado Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Vivas pessoal.Só para lembrar de irem rectificando esses temoestatos À medida que a temperatura aumenta, com a vinda do sol. Téoricamente os termoestatos deveriam desligar a X temperatura, mas na pratica sabemos que não é bem assim.... è ir dando um olhinho no termometro!! Cumps Fausto ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Fausto Vicente Publicado: Abril 25, 2007 Autor Publicado: Abril 25, 2007 eu normalmente ate os desligo nesta altura do ano!!! No verão, eu tambem, são cerca de 1200 watts a descansar, mas por agora é ir controlando... ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas.JPM Essse termoestato nunca desligo, tá sempre pro frio..... Mas olha, Ontem antes de ir aí, reparei que tinha a agua a 35ºC...os discus estavam na maior, mas duas corys estavam a fazer as malas pó céu dos peixes.... "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
dvdme Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 À 2 anos tive grandes problemas no aqua por causa do calor... mas o termostato antigo que tinha nunca ligava no verão... Agora o novo nunca passou pelo quente...vamos ver como se comporta! David. Tesla Motors
Pedro Conceição Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 Boas! Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações! Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte: Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio! Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando! Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 Boas! Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações! Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte: Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio! Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando! Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui! Abraços, Pedro. em vez de estares com tantas invenções, já pensaste em ventuinhas? hum?
Pedro Conceição Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 em vez de estares com tantas invenções, já pensaste em ventuinhas? hum? Já pensei, mas o ano passado tive 3 ventuinhas no aqua que já sabes e tive a água nos 29º. Não desceu nem mais um bocadinho! Por isso, além das ventuinhas, se necessário, vou tentar fazer o que disse! Não percebes nada, é para ter alguma coisa que fazer! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO
nplima Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 Já pensei, mas o ano passado tive 3 ventuinhas no aqua que já sabes e tive a água nos 29º. Não desceu nem mais um bocadinho!Por isso, além das ventuinhas, se necessário, vou tentar fazer o que disse! Não percebes nada, é para ter alguma coisa que fazer! Abraços, Pedro. ois se calhar perde um bocado a piada porque não envolve grande bricolage, mas congelar água em garrafas de 33cl ou 25cl e depois metê-las no aquário (ou sump) deve ser mais fácil de "regular" do que um frigorífico artesanal. NL
nunoni Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 Boas! Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações! Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte: Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio! Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando! Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui! Abraços, Pedro. isto assim não funciona, porque o pvc não é bom condutor de calor - a água a circular mal vai dar pelo gelo. Para funcionar, a água tem que circular em tubo metálico, de preferência em cobre, e este tem que estar enrolado em espiral, de modo a que a água dê muuuuuuitas voltas e fique muuuuito tempo dentro da geleira antes de sair, e assim ter tempo de arrefecer alguma coisa. já agora, com gelo também não vai funcionar por aí além, porque o calor retirado à água que passa vai ser tanto (se quiseres arrefecer o aquário alguma coisa que se veja) que o gelo vai durar pouco. A maneira de isto funcionar é ser um daqueles mini-frigoríficos de ligar à tomada... mas olha, a experiência vale mais que a teoria - faz e depois faz um tópico na secção de DIY! verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
SatControl Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 (editado) ois se calhar perde um bocado a piada porque não envolve grande bricolage, mas congelar água em garrafas de 33cl ou 25cl e depois metê-las no aquário (ou sump) deve ser mais fácil de "regular" do que um frigorífico artesanal. NL Meter no aquário ? Os peixes nem sabem a quantas andam. Tanto estão em água com 0ºC como em 30ºC Editado Abril 26, 2007 por SatControl
Luís Fortunato Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 Olá. Para funcionar, a água tem que circular em tubo metálico, de preferência em cobre, e este tem que estar enrolado em espiral, de modo a que a água dê muuuuuuitas voltas e fique muuuuito tempo dentro da geleira antes de sair, e assim ter tempo de arrefecer alguma coisa. Certo... mas Cobre em aquários, principalmente em salgados, não... é preferível o PVC O que se costuma usar é Titânio (sim é muito mais caro). Ver o aquário do Diogo Lopes. Meter no aquário ? Os peixes nem sabem a quantas andam. Tanto estão em água com 0ºC como em 30ºC Com a corrente num aquário salgado podes, quase com toda a certeza, admitir que a temperatura da água é sempre igual... Eu sinceramente, por aquilo que o nunoni disse, e não só, acho que o mini-frigorífico não é boa solução Estragam um mini-frigorífico, que se a coisa fôr mal feita furam um tubo do refrigerador (nunca se sabe) e depois não há frigorífico para ninguém... Isto, obviamente alguém que entenda de fenómenos de transferência/transporte saberá melhor que eu: Se com um frigorífico estamos a retirar calor ao que passa no seu interior... ele vai ter de ser transferido para qualquer lado... para a grelha no fundo (creio eu). Então, por um lado estão a arrefecer a água que passa pelo interior... mas por outro estão a libertar calor para a divisão (se o frigorífico ficar na mesma divisão que o aquário). E acho que assim é complicado tirar calor ao aquário... bem, tirar até tira, mas depois a sala fica um forno e o frigorífico deve dar o "peido mestre" em 3 tempos, digo eu. A fazer isso, o frigorífico terá que ficar sempre noutra divisão que não a do aquário... pelo que tenho lido/ouvido, a melhor solução sem ser chillers e AC's na divisão é mesmo ter ventoínhas e uma boa extracção de humidade na divisão. Dou a palavra a quem perceba realmente disto :D (não que quem tenha escrito não perceba. Estava sim a remover-me do grupo dos verdadeiramente entendedores). Cumprimentos a todos. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Pedro Conceição Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 Boas! Não sei se me fiz explicar, mas o que estou a pensar fazer não tem nada a ver com um mini-frigorifico!!!! É uma caixa (neste caso uma geleira de praia) cheia de gelo, dentro da caixa atravessa um tubo de PVC e por dentro do tubo atravessa ar!!!! A ideia é arrefecer a divisão da casa onde está o aqua, fazendo com que a temperatura do aqua não suba muito! Expliquei-me melhor? Não tem nada de água a circular nem nada disso! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO
Luís Fortunato Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 Olá. Não sei se me fiz explicar, mas o que estou a pensar fazer não tem nada a ver com um mini-frigorifico!!!!É uma caixa (neste caso uma geleira de praia) cheia de gelo, dentro da caixa atravessa um tubo de PVC e por dentro do tubo atravessa ar!!!! A ideia é arrefecer a divisão da casa onde está o aqua, fazendo com que a temperatura do aqua não suba muito! Expliquei-me melhor? Não tem nada de água a circular nem nada disso! Para isso colocas garrafas de gelo dentro do aquário... ou melhor, fazes o que o Luís Rodrigues te disse. Se não baixa mais... é porque não consegues estar a a tirar o vapor de água de casa... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jonasguindaste Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 boas! Assim também dá...Carlos Barbosa - Reef Fórum O pessoal dos salgados tem esse problema resolvido há muito. Este foi uma primeira tentativa que funcionava, mas agora o sistema está ainda melhor.
rasec Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas.JPM Hoje a noite como não bulo até bubia uma ou duas geladinhas. Quem oferecer que se acuse 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Fausto Vicente Publicado: Abril 27, 2007 Autor Publicado: Abril 27, 2007 Esta noite tenho que pescar camarões à fartazana, para entregar amanha de manha, mas se despachar cedo, podemos combinar qq coisa.... a ver se és tu que ofereces, pá, para variar... Abraço do Zé Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Fausto Vicente Publicado: Abril 27, 2007 Autor Publicado: Abril 27, 2007 ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas.JPM Ó João, ali em cima enganaste-te a escrever: se for para o Ramsés, tem é de ser umas bejecas fraquinhas, e não frequinhas, como disseste, porque o gajo tem o coração fraquinho e não aguenta muito..... "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Windrider Publicado: Abril 27, 2007 Publicado: Abril 27, 2007 Vê-se logo que estes tipos todos são de Lisboa. Primeiro, ainda estámos em Abril e já estão preocupados com o aquecimento dos aqua. Não é de estranhar, vivem no meio de um deserto. Depois, bebem cerveja antes de Junho. Como se uma cerveja caí-se bem com uma temperatura destas. Até ao fim de Maio bebe-se vinho, Senhores, e do Douro, quando muito do Dão, não essas mixórdias de além Tejo. Irra, que são mesmo mouros. PBL http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Fausto Vicente Publicado: Abril 28, 2007 Autor Publicado: Abril 28, 2007 (editado) Vê-se logo que estes tipos todos são de Lisboa.Primeiro, ainda estámos em Abril e já estão preocupados com o aquecimento dos aqua. Não é de estranhar, vivem no meio de um deserto. Depois, bebem cerveja antes de Junho. Como se uma cerveja caí-se bem com uma temperatura destas. Até ao fim de Maio bebe-se vinho, Senhores, e do Douro, quando muito do Dão, não essas mixórdias de além Tejo. Irra, que são mesmo mouros. PBL Ó Pedro, vê-se logo que és recém chegado aqui e não tiveste o prazer de conhecer uma célebre agremiação que por cá andava e que foi banida por causa do nome que ostentava, pois dizem que aquilo era uma especie de palavrão.... Pois bem, esse grupo era constituido pelo João Machado, o Rasec e por moi même... e normalmente, nos coloquios que levava a cabo, tinha sempre um ou outro convidado de honra...era de honra à entrada, mas olha que à saida já se estava marimbando para a honra, para a postura, para a mulher, para as chaves do carro, para o carro e para tudo o mais que se conseguisse lembrar, no meio do nevoeiro.... E isto para te responder à questão do que se bebe aqui? Licor Beirão...nahh, meu amigo, aqui bebe-se cerveja, vinho, uiski, toda a altura do ano, e seja qual for a sua proveniência!!!! Marcha tudo! Não somos segregários, como certos galegos parecem ser.... Abraços Fausto Editado Abril 28, 2007 por Fausto Vicente "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Windrider Publicado: Abril 28, 2007 Publicado: Abril 28, 2007 não tiveste o prazer de conhecer uma célebre agremiação que por cá andava e que foi banida por causa do nome que ostentava, pois dizem que aquilo era uma especie de palavrão.... Cheguei tarde. Foi pena. Paciência, pode ser que a tal confraria ainda tenha actividade secreta e ainda possa estar a tempo. Um abraço galego. P. http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Bernardo Gordo Publicado: Abril 28, 2007 Publicado: Abril 28, 2007 Ha rumores que ainda conseguiram levar o Senhor Luís Fortunato ao Grupo, e até chegou mesmo a haver uma foto! Mas claro está, o único apresentável e de pé com os pés acentes no chão era o nosso administrador! hehehhee Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
rasec Publicado: Abril 28, 2007 Publicado: Abril 28, 2007 Ó Pedro, vê-se logo que és recém chegado aqui e não tiveste o prazer de conhecer uma célebre agremiação que por cá andava e que foi banida por causa do nome que ostentava, pois dizem que aquilo era uma especie de palavrão....Pois bem, esse grupo era constituido pelo João Machado, o Rasec e por moi même... e normalmente, nos coloquios que levava a cabo, tinha sempre um ou outro convidado de honra...era de honra à entrada, mas olha que à saida já se estava marimbando para a honra, para a postura, para a mulher, para as chaves do carro, para o carro e para tudo o mais que se conseguisse lembrar, no meio do nevoeiro.... E isto para te responder à questão do que se bebe aqui? Licor Beirão...nahh, meu amigo, aqui bebe-se cerveja, vinho, uiski, toda a altura do ano, e seja qual for a sua proveniência!!!! Marcha tudo! Não somos segregários, como certos galegos parecem ser.... Abraços Fausto Este gajo esqueceu-se do Alvarinho, do wiske do Lidl e outras bebidas estranhas, vodka de pessego. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
FACS Publicado: Abril 28, 2007 Publicado: Abril 28, 2007 Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações! Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte: Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio! Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando! Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui! ----------------------------------------------------------------------------------------------------------- Boas Passa o tubo de retorno do filtro pela geleira (+que 10cm)que deve arrefecer alguma coisa. Cumprimentos
Recommended Posts