joana_s Publicado Abril 25, 2007 Publicado Abril 25, 2007 oii Eu tenho um aqua plantado e verteu-me de uma garrafa de c02 cm açucar, bicarbonato de sodio, fermipan... para dentro do aqua Já morreu um peixe e mudei os outros para um aqua cm 15l, ms o problema é que esse aqua é mto pequeno para tantos peixes e tenho ainda peixes no outro aqua. O que fiz foi por carvao activado e também mudei 6 l de agua, pois antes ja tinha mudado 9l e o meu aqua so tem 45l!!! Tenho uma bomba de ar para dar oxigenio, mas n sei + o k fazer...por favor se souberem de algo ajudem-me!! Citar
Bruno-LDS Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Mete todos os peixes e as plantas para dentro do outro aqua (ou entao mete alguidares e baldes com peixes la dentro ... E faz uma limpeza geral (muito rapida) ao aqua ! Limpa o areao e as pedras / decoraçao e enche-o de novo (com agua morna, pois se estiveres a espera q o termostato a aqueca vais demorar muito tempo !) Depois de conferires o pH da agua , mete as plantas e os peixes de cada vez por causa do amonia ! Boa sorte [[]]'s Citar
dvdme Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 oiiEu tenho um aqua plantado e verteu-me de uma garrafa de c02 cm açucar, bicarbonato de sodio, fermipan... para dentro do aqua Já morreu um peixe e mudei os outros para um aqua cm 15l, ms o problema é que esse aqua é mto pequeno para tantos peixes e tenho ainda peixes no outro aqua. O que fiz foi por carvao activado e também mudei 6 l de agua, pois antes ja tinha mudado 9l e o meu aqua so tem 45l!!! Tenho uma bomba de ar para dar oxigenio, mas n sei + o k fazer...por favor se souberem de algo ajudem-me!! Olá Joana, Já me aconteceu ir um bocadinho da mistura do CO2 para dentro do aqua e não aconteceu nada, mas claro, foi só um bocadinho...mas isto só para dizer que em pequenas quantidades não faz mal. Quanto ao que deves fazer, acho deves mudar rapidamente entre 20L a 25L de agua ( ou seja à volta de 50% ). Se já mudas-te 6L+9L (ou seja 15L) troca aí mais 10L...é o que eu faria. O carvão activado penso que seja um boa opção mas amanha se vires as coisas a evoluir positivamente tira-o...e vais fazendo TPA's diarias aí de 10L durantes uns dias até a situação ter voltado ao normal. É a minha opinião e o que eu faria... David Citar David. Tesla Motors
mrebelo Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 oiiEu tenho um aqua plantado e verteu-me de uma garrafa de c02 cm açucar, bicarbonato de sodio, fermipan... para dentro do aqua Já morreu um peixe e mudei os outros para um aqua cm 15l, ms o problema é que esse aqua é mto pequeno para tantos peixes e tenho ainda peixes no outro aqua. O que fiz foi por carvao activado e também mudei 6 l de agua, pois antes ja tinha mudado 9l e o meu aqua so tem 45l!!! Tenho uma bomba de ar para dar oxigenio, mas n sei + o k fazer...por favor se souberem de algo ajudem-me!! è assim do pouco que sei sobre o tema e do que já li, penso que é melhor os teus peixes ficarem provisoriamente num aquario mais pequeno do que nesse com essa "nhanha"... Neste momento precisas é de calma, e fazer uma grande limpeza a esse aqua, nomeadamente tentar retirara a nhanha de dentro dele, e tentar trocar o máximo de agua, várias vezes ao dia...não sei até que ponto poderás salvar esse aqua sem uma limpeza a sério, refiro-me uma limpeza a tudo, areão, troncos, etc...se tiveres que lavar todo o aquario tenta aproveitar alguma colonia de bactérias do filtro do aqua antigo ou deste pequeno, pois assim depois irás acelerar o novo ciclo... Tem calma e espera por respostas de membros mais experientes, e que já tenham passado por esse problema... Em relação a prevenir eventuais problemas no futuro, acho que há uns sistemas de meter a saida uma garrafa com agua e só depois ir ao aquário...basta procurares por aí e verás esse sistema a funcionar... Citar
dvdme Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Mete todos os peixes e as plantas para dentro do outro aqua (ou entao mete alguidares e baldes com peixes la dentro ...E faz uma limpeza geral (muito rapida) ao aqua ! Limpa o areao e as pedras / decoraçao e enche-o de novo (com agua morna, pois se estiveres a espera q o termostato a aqueca vais demorar muito tempo !) Depois de conferires o pH da agua , mete as plantas e os peixes de cada vez por causa do amonia ! Boa sorte [[]]'s Se bem me pareceu estás a dizer para vazar o aquario por completo e encher outra vez.... e isso não é muito bom pois assim o aquario vai perder toda a ciclagem... Eu uma vez deixei cair uns pingos de cola para dentro do aqua, que é uma coisa que me parece mais grave que a mistela do CO2 e o metodo que descrevi no post anterior resultou, só me morreu um peixe...se n estou em erro...já foi à bastante tempo. Citar David. Tesla Motors
mrebelo Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Se bem me pareceu estás a dizer para vazar o aquario por completo e encher outra vez.... e isso não é muito bom pois assim o aquario vai perder toda a ciclagem... Eu uma vez deixei cair uns pingos de cola para dentro do aqua, que é uma coisa que me parece mais grave que a mistela do CO2 e o metodo que descrevi no post anterior resultou, só me morreu um peixe...se n estou em erro...já foi à bastante tempo. Penso que o membro "dvdme" diz isso e tu tans razão em que se vai perder a ciclagem, mas isso não é em tudo verdade, isto claro, se primeiro e principal, não lavar o filtro, o melhor é desligar o mesmo já e retirar do aqua antes que tenha nhanha, e depois a agua onde irá colocar os peioxes, será do aquario,logo quando voltar a montar basta usar o mesmo filtro e a mesma agua... Mesmo assim será perigoso e terá que estar "sempre em cima" da amónia etc..., mas sempre acelera o processo, e nada como adicionar Sera Nitrivec..sempre ajuda um pouco mais... Citar
dvdme Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Penso que o membro "dvdme" diz isso e tu tans razão em que se vai perder a ciclagem, mas isso não é em tudo verdade, isto claro, se primeiro e principal, não lavar o filtro, o melhor é desligar o mesmo já e retirar do aqua antes que tenha nhanha, e depois a agua onde irá colocar os peioxes, será do aquario,logo quando voltar a montar basta usar o mesmo filtro e a mesma agua... Mesmo assim será perigoso e terá que estar "sempre em cima" da amónia etc..., mas sempre acelera o processo, e nada como adicionar Sera Nitrivec..sempre ajuda um pouco mais... Isso é verdade, é uma opção, mas a ciclagem não está só no filtro. Eu continuo na minha, eu apostava num tpa de 50% com tpa's subsequentes até estabilizar a situaçao. Acho que um t"p"a de 100% nunca é boa opção. Citar David. Tesla Motors
joana_s Publicado: Abril 25, 2007 Autor Publicado: Abril 25, 2007 Mudei + 9 l de agua e tive de deixar alguns peixes no aqua os k têm uma semana pois se vao para o pequeno morrem(servem de alimento aos outros) e o pleco, o limpador de algas chines e a botia(impossiveis de apanhar). Amanha mudo mais 3 l no maximo e depois meto os peixes no aquario novamente. Se eu soubesse não tinha posto c02... Estou cm um peso na consciência!!! Bigada pelas respostas Citar
mrebelo Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Mudei + 9 l de agua e tive de deixar alguns peixes no aqua os k têm uma semana pois se vao para o pequeno morrem(servem de alimento aos outros) e o pleco, o limpador de algas chines e a botia(impossiveis de apanhar).Amanha mudo mais 3 l no maximo e depois meto os peixes no aquario novamente. Se eu soubesse não tinha posto c02... Estou cm um peso na consciência!!! Bigada pelas respostas Não vale a pena te lamentares...por Co2 é util, somente tives-te um azar...acima de tudo tem calma e tenta perceber o que correu mal desta vez e corrigir na proxima...pesquisa, lê um pouco mais sobre Co2 caseiro, tens muitos artigos no forum, vê maneiras de evitar o teu acidente, mas não desistas do CO2 e muito menos não fiques com peso na consciência, pois não vale a pena... Foi um acidente acontece aos melhores, mas o principal é que agora estás a reparar o teu erro... Citar
dvdme Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Mudei + 9 l de agua e tive de deixar alguns peixes no aqua os k têm uma semana pois se vao para o pequeno morrem(servem de alimento aos outros) e o pleco, o limpador de algas chines e a botia(impossiveis de apanhar).Amanha mudo mais 3 l no maximo e depois meto os peixes no aquario novamente. Se eu soubesse não tinha posto c02... Estou cm um peso na consciência!!! Bigada pelas respostas Vai continuando a mudar agua (os 3L deve servir) nos proximos dias. Boa sorte para o evoluir da situação! E como disse o mrrebelo, não te lamentes! O CO2 é muito util, tenta descobrir o problema para evitar da próxima vez! Citar David. Tesla Motors
Recommended Posts