Windrider Publicado Abril 24, 2007 Publicado Abril 24, 2007 Olá. Alguém pode fazer o favor de me indicar onde posso arranjar uma transição em pvc (ou outro plástico qualquer) de 3/4 para 16/22, na zona do Porto? Tenho aqui uma válvula anti-retorno com entrada e saída de 3/4, que queria utilizar com o tubo Eheim de 16/20, estou farto de procurar e não consigo arranjar. Já corri as grandes superfícies (Aki, MaxMat e Leroy Merlin) e duas lojas da especiadade e nada. Obrigado desde já. Abraço PBL Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Bytter Publicado: Abril 24, 2007 Publicado: Abril 24, 2007 Olá.Alguém pode fazer o favor de me indicar onde posso arranjar uma transição em pvc (ou outro plástico qualquer) de 3/4 para 16/22, na zona do Porto? Tenho aqui uma válvula anti-retorno com entrada e saída de 3/4, que queria utilizar com o tubo Eheim de 16/20, estou farto de procurar e não consigo arranjar. Já corri as grandes superfícies (Aki, MaxMat e Leroy Merlin) e duas lojas da especiadade e nada. Obrigado desde já. Abraço PBL Eu sei que não é resposta à tua pergunta mas: "Porque pretendes meter uma valvula anti-retorno num tubo Eheim?" Se calhar existe uma solução mais simples Um abraço, Hugo Ferreira Citar
Windrider Publicado: Abril 24, 2007 Autor Publicado: Abril 24, 2007 Se calhar existe uma solução mais simples :D Pois, se calhar existe. Estou a montar um aqua grande e quero automatizar as TPA´s., através da injecção de pequenas quantidade de água ao longo do dia, de modo a fazer 10% do volume total a cada 24h. Tenho um depósito de 120l, com uma bomba e um filtro só com CA, que mete água para o aqua com um temporizador. A válvula anti-retorno servirá para evitar que o tubo de ligação (depósito a um nível mais baixo que o aqua) faça sifão. Sempre fica mais barato do que uma solenóide. Abraço PBL Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
nunoni Publicado: Abril 24, 2007 Publicado: Abril 24, 2007 OK - eu fiz uma transição semelhante, usando restos de tubos de diferentes diâmetros que tinha lá por causa. Basicamente, foi metendo os tubos uns por cima dos outros, em segmento de cerca de 4 ou 5 cm de comprimento, de maneira a cada um ficar bem apertado (portanto o diâmetro interior do maior tem que ser um piuco mais pequeno que o diâmetro exterior do mais pequeno), com muito pouca vaselina no meio para facilitar a inserção; ao fim de 4 ou 5 tubos, tinha a junção feita. Meti uma anilha metálica por cima para fixar tudo (apesar de não ser estritament necessário). Funciona há mais ou menos um ano, completamente estanque. Claro que numa diminuição/aumento tão grande do diâmetro de fluxo, há uma perda de caudal significativa, o que na tua aplicação (e na minha!) pouco interessa porque estamos a falar de fluxos pequenos e controlados de alguma maneira penso eu de que. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
José Manuel Martins Sousa Publicado: Abril 24, 2007 Publicado: Abril 24, 2007 Caro Windrider Se a boca do tubo de saída não ficar mergulhada na água do aquário não será necessária qualquer válvula anti-retorno. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
Windrider Publicado: Abril 24, 2007 Autor Publicado: Abril 24, 2007 Se a boca do tubo de saída não ficar mergulhada na água do aquário não será necessária qualquer válvula anti-retorno. Nem mais. Mas, a verdade é que eu precisava de ter a entrada de água abaixo do nível da água e bastante abaixo dela. Já agora, eu explico o esquema que tenho em mente. Comprei um aquário usado, que tem coluna seca, uma vez que estava montado com um sump. Não pretendo usá-lo, já que, bem ou mal, optei por usar um Eheim Professional III 2080, com um Rena XP2 auxiliar. Como o nível de água do aqua é o da coluna seca, para a automatização das TPA´s, vou fazer a injecção de água, que provocará um aumento de nível, escoando o excesso através daquela. Para prevenir qualquer entupimento do escoamento (ou do seu tubo) a bomba fica ligada a um controlador de nível que interrompe a corrente atingido certo ponto. O problema que me parece que existe é que, se a injecção de água foi feita a um nível superior, vai ser sobretudo a água nova que vai ser expelida através da coluna seca. Para ultrapassar este problema pensei em injectar a água através de uma flauta direcccionada para baixo, colocada no lado oposto da saída e sensivelmente a meio do aqua, de modo a misturar o mais possível a água nova com a existente e minorar a perda. Um grande abraço. P. Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Windrider Publicado: Abril 24, 2007 Autor Publicado: Abril 24, 2007 Quem não tem cão, caça com gato. Vou usar uma transição intermédia de PVC macho/fémea de 3/4 para 1/2 e depois a peça da Eheim de 1/2 para 16/20. De qualquer modo, obrigado pela vossa ajuda. Abraço PBL Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Recommended Posts