Recommended Posts

Publicado

Boas,

montei recentemente um aqua (pode ser visto em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59864)

e estou a fertilizar com macros DIY e com micros e ferro da HA.

Os valores são:

NO3: 5ppm

PO4: 0,5ppm

K como comecei a notar algumas carencias na HCC (folhas velhas a ficar amarelas) estou a fertilizar com cerca de 40ppm por cada 1,5ppm de PO4 adicionados

As rotinas diárias de fertilização são:

PO4 - 1 a 1,5ppm

K - 40ppm (porque notei algumas carencias)

Micro+ da HA- 0,2 a 0,4 ml

Fe da HA- 0,2ppm por dia

A minha dúvida é:

-estão a aparecer-me algumas algas filamentosas nas folhas das plantas

-estão a aparecer filamentosas pretas (?)

O que pode estar a falhar?

Agradeço qualquer ajuda...

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Olá.

40 ppm de K por dia é um abuso... aliás, pode não criar algas, mas vai competir com o Cálcio e Magnésio.

Mete 10 ppm de K para cada 1 de PO4 e chega.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
Olá.

40 ppm de K por dia é um abuso... aliás, pode não criar algas, mas vai competir com o Cálcio e Magnésio.

Mete 10 ppm de K para cada 1 de PO4 e chega.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá Luis,

eu até agora tinha estado a fertilizar com 20 ppm por cada 1ppm de PO4, mas começaram a aparecer-me carências de potássio na HCC, pelo menos eu interpreto os seguintes sintomas como sendo carências de potássio:

-algumas folhas velhas a começarem a ficar amarelas

-aparecimento de buracos orlados de castanho (ainda muito pequenos) nas folhas que estão amarelas

Se reduzir para 10ppm não será que os sintomas se vão agravar?

Obrigado pela resposta

Abraço

Editado por Murkas

Publicado:

Olá!

E qual o PH e KH da tua água?

Julgo que também pode acontecer o contrário, se o Cálcio e o Magnésio forem elevados, competem com o Potássio.

Não é mestre Luis?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Olá!

E qual o PH e KH da tua água?

Julgo que também pode acontecer o contrário, se o Cálcio e o Magnésio forem elevados, competem com o Potássio.

Não é mestre Luis?

Boas zeneo,

pH de momento está a rondar os 6\6,2 e o Kh ronda os 9º, por isso deduzo que o Ca não esteja muito elevado, quanto ao Mg ele está presente no fertilizante de micros (Micro+ da HA) e estou a fertilizar com a dose recomendada por isso também deduzo que não esteja demasiado elevado...

Abraço

Publicado:

Olá outra vez

Queria perguntar pelo GH e não PH e KH

Espero não estar a dizer nenhuma baboseira, mas o GH é que dá as concentrações de cálcio e Magnésio.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Olá.

Sim Zé... o contrário também pode acontecer.

Folhas amarelas pode também ser carência de Azoto.

Muitas vezes é complicado ajuízar qual nutriente é que se encontra em falta.

Faz uma TPA generosa e fertiliza como se não tivesses nutrientes na água (daí a TPA generosa).

Comigo costuma resultar, e não me queixo com os resultados.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá!

Olá outra vez

Queria perguntar pelo GH e não PH e KH

Espero não estar a dizer nenhuma baboseira, mas o GH é que dá as concentrações de cálcio e Magnésio.

o gH anda por volta dos 9º\10º também...

Olá.

Sim Zé... o contrário também pode acontecer.

Folhas amarelas pode também ser carência de Azoto.

Muitas vezes é complicado ajuízar qual nutriente é que se encontra em falta.

Faz uma TPA generosa e fertiliza como se não tivesses nutrientes na água (daí a TPA generosa).

Comigo costuma resultar, e não me queixo com os resultados.

Cumprimentos

Luís Fortunato

de azoto não acredito que seja pois os níveis de nitratos mantêm-se constantes em 5 ppm...

Provavelmente vou ter um boom de algas nos próximos tempos pois a calha que estava neste aqua deu o berro e meti lá uma em que a razão de watts por litro é qq coisa como 2W\L, vamos lá a ver se mantenho a mão nisto...

Acho que vou sguir o teu conselho -->Faz uma TPA generosa e fertiliza como se não tivesses nutrientes na água (daí a TPA generosa).

Obrigado pelas sugestões

Abraço

Publicado:

Boas,

tive a olhar melhor para as plantas e de facto poderá não ser uma carencia de potássio mas sim de Magnésio (e assim já se enquadra no que aqui foi dito)...

A rotala sp nanjenshan tambem me parece estar com as folhas novas algo engilhadas o que podera indicar carencia de calcio?

Acho que é mesmo culpa minha por ter carregado de mais na fertilização de potassio... erro = aprendisagem! lol mais um para junatr a lista dos erros!

Obrigado pela preciosa ajuda

Abraço

Publicado: (editado)
Boas! Como estão agora? Sempre era magnésio ou K?

Boas,

magnésio não é!

Quase de certeza que é K agora só me falta saber porquê (talvez por causa do PO4 que tem estado em níveis um pouco baixos de 0,1 a 0,25), mas agora tive um problema técnico e estou com uma iluminação exagerada (quase 2W\Lt) porque a calha que tinha no aqua foi-se, e como tal as algas já começaram a dar bastantes sinais de vida! Portanto só depois de resolver isto é que vou ter a certeza do que era!

Vamos lá ver como corre...

Abraço

Editado por Murkas